Maligno é o novo filme de terror realizado por James Wan. O filme é protagonizado por Annabelle Wallis, como uma mulher que começa a ter visões de pessoas a serem assassinadas, apenas para perceber que os eventos estão a acontecer na vida real.
O realizador James Wan tem uma carreira invejável que conta com mais de 10 filmes. Wan basicamente já fez de tudo, desde filmes de super-heróis a filmes de ação, mas o género em que realizou mais filmes e o tornou famoso foi o terror.
Este filme homenageia de forma subtil os filmes de terror dos anos 80, realizados por Brian Da Palma, Dario Argento e David Cronenberg. Maligno é o tipo de filme de terror que tenta combinar o antigo com o novo. Por exemplo, Stranger Things passa-se na década de 1980, mas é puxado mais para o presente através do género de ficção científica. Com o ambiente retro e um enredo feito de forma mais atual, faz assim com que nos dias de hoje qualquer pessoa fique interessado por esta série de televisão. E é basicamente o que acontece neste filme, está feito como se fosse um filme de terror dos anos 80, só que a estrutura da história e os diálogos foram criados para cativar as audiências do presente.
Wan abusa no gore que era popular em filmes de terror clássicos como Texas Chainsaw Massacre e Halloween nos anos 1970, combinando com o estilo paranormal dos filmes de terror que ganharam cada vez mais atenção nos anos 2010, como noutros trabalhos do realizador, como por exemplo The Conjuring e Insidious.
A duração deste filme é de 1h45 minutos, e não achei que tenha havido um momento aborrecido, tendo assim um ritmo de progressão de história muito bom. Tem mistério, reviravoltas e revelações muito bem construídas e acima de tudo criativas. Tem até mesmo uma sequência de ação no final que foi tão fora do normal e brutal que me surpreendeu pela positiva. Nunca tinha visto nenhuma cena de ação assim (quem viu filme sabe exatamente de que cena me estou a referir).
Esta nova adição ao género de terror mostra como o James Wan teve de certa forma combinar diferentes subgéneros para criar algo novo e cativante. Como a nova tendência do género é o terror psicológico, acredito que veremos mais filmes com enredos que nos deixam na dúvida e nos deixam sem saber o que esperar.
Maligno foi uma lufada de ar fresco numa indústria cinematográfica saturada de filmes de terror banais e muitas das vezes com falta de criatividade. Consegue através do velho criar algo novo e original. É um filme de terror perfeito para se ver nesta altura do ano.
Redes Sociais