O Segredo: Atreve-te a Sonhar

O Segredo: Atreve-te a Sonhar é a adaptação cinematográfica do livro de auto-ajuda O Segredo, escrito por Rhonda Byrne. Este livro defende uma premissa muito simples: pensar positivamente atrai coisas positivas.

Publicado em 2006, O Segredo foi traduzido para cerca de 50 línguas diferentes, vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo, permaneceu 190 semanas na lista de livros mais vendidos do The New York Times, sendo o livro mais vendido de sempre em Portugal, com meio milhão de exemplares.

Foi considerado um dos maiores best sellers da década passada e hoje conseguimos ver a sua adaptação (muito ao estilo de Nicholas Sparks) nos cinemas.

O Segredo: Atreve-te a Sonhar é um filme bonito, relaxante e que transmite uma mensagem positiva. Mas na tentativa de expor esta mensagem positiva de auto-ajuda, acaba por cair em vários clichés que tornam o filme vão e sem conteúdo narrativo.

O filme está cheio de frases feitas sobre “pensamentos positivos” e sobre o “poder de desejar algo”. O diálogo entre as personagens não parece natural no meio de um argumento escrito de maneira tão forçada. Ainda que por muito bons que os actores principais sejam (Katie Holmes e Josh Lucas) é difícil dar a volta a um guião escrito de uma maneira tão lifeless (“sem vida”).

A mensagem que o filme procura transmitir não foi bem conseguida, pelo menos não numa perspectiva cinematográfica. Enquanto algumas séries e filmes nos tentam ensinar uma “moral da história”, ou pelo menos, nos por a reflectir sobre um tema, usando as provações que as personagens enfrentam e escolhas que têm de tomar, este filme entrega-nos tudo de bandeja para não precisarmos de pensar.

Tudo em O Segredo: Atreve-te a Sonhar grita “medíocre”. Acredito que se tornará rapidamente num daqueles filmes clássicos de Domingo à tarde que uma pessoa vê no sofá enquanto está ao telemóvel, mas que não presta muita atenção porque a história não agarra muito o espectador.

O Segredo: Atreve-te a Sonhar estreou dia 20 de Agosto nas salas de cinemas nacionais.

Capa
5.5
O Segredo: Atreve-te a Sonhar
The Secret: Dare to Dream
Assim Assim
Realização
Estreia 20 de Agosto de 2020 Duração 01H47M (107 min)
Distribuidor
  • Mensagem positiva
  • Medíocre
  • Sem conteúdo narrativo
  • Sem vida
André Pinto
Escrito por: André Pinto

Engenheiro químico de dia, cinéfilo e gamer à noite, geek a tempo inteiro. Desde muito novo que a minha mãe me dizia "Não percas tempo a ver séries e a jogar esses joguinhos"... Well look at me now, mom! De todas as pancas que tenho, Harry Potter e Doctor Who são, possívelmente, as maiores de todas. Quem quiser combinar uma ida ao cinema, estou por Lisboa. Allons-y!