Os Substitutos, de Jonathan Mostow

Nova semana, novo filme… Já sabem como isto funciona certo? Hoje vamos explorar o mundo dos substitutos humanos onde todos estão seguros, ou pelo menos assim pensam. Os Substitutos, ou como é conhecido internacionalmente Surrogates, é um filme de 2009 que conta com Jonathan Mostow na cadeira de realizador, um nome mais conhecido pelo filme de 1997, Avaria no Asfalto (Breakdown) e ainda pelo terceiro capítulo de uma das maiores sagas dos anos 90 Exterminador Implacável 3 – Ascensão das Máquinas (Terminator 3: Rise of the Machines). No que toca à escrita do guião ficou a cargo de dois nomes bem conhecidos do próprio realizador, contando com Michael Ferris e John Brancato.

O elenco deste filme está carregado de grandes nomes do cinema contando com Bruce Willis, muito conhecido pelos seus papéis em filmes de ação como a saga Die Hard, ou por filmes de ficção científica como é o caso de O 5º Elemento (The Fifth Element). Temos também Radha Mitchell num dos principais papéis, conhecida por filmes como Eclipse Mortal (Pitch Black) e ainda A Maldição do Vale (Silent Hill). Contamos ainda com nomes como um quase irreconhecível Ving Rhames, Rosamund Pike, Boris Kodjoe e até James Cromwell. Um elenco de luxo sem dúvida para esta produção relativamente modesta.

Este filme é baseado numa banda desenhada com o mesmo nome e a sua produção começa em 2007, quando a Disney adquire os direitos cinematográficos, com a intenção de distribuição por parte da Touchstone Pictures, algo que se verificou correto. O projeto ficou a cargo de Max Handelman e Elizabeth Banks a partir do estúdio de produção Brownstone Productions, colocando Todd Lieberman como o principal responsável ao desenvolvimento do filme. A produção não foi a mais suave, contando com um conjunto de adiamentos, como aconteceu logo em 2008, quando os planos apontavam para fevereiro desse ano, mas passaram para 29 de abril do mesmo ano. Depois de passar por várias localizações ao longo dos EUA, terminaram as filmagens, dando lugar aos efeitos visuais apresentados por grandes nomes da indústria como é o caso da Sandbox FX, Brickyard VFX, uma das mais reputadas sendo a Industrial Light and Magic  e ainda a Moving Picture Company.

Este é um filme de ficção científica que ficou longe de superar quaisquer expectativas, é uma ideia interessante e deixou-me curioso para perceber de que forma a adaptação foi bem construída. Apesar de uma história que envolve um conjunto de questões humanas, nem sempre a resposta é bem formatada e acaba por se perder em si próprio não sabendo muito bem onde se deve encaixar. É mais uma adaptação de uma banda desenhada que apesar das suas vendas baixas, conseguiu ganhar reputação na crítica.

E vocês, o que acham do filme Os Substitutos?

Capa
Os Substitutos
Surrogates
Realização
Estreia 29 de Outubro de 2009 Duração 01H25M (85 min)
Distribuidor
Eduardo Rodrigues
Escrito por: Eduardo Rodrigues

Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.