Wasp Network: Rede de Espiões

Baseado numa história verídica, Wasp Network fala-nos sobre um grupo de espiões cubanos a operarem na Flórida, Estados Unidos, nos anos 90, infiltrados numa rede anti-Fidel Castro.

Neste filme, acompanhamos a vida desses agentes desde o momento em que “desertaram” o país até serem capturados ou voltarem a Cuba como heróis.

Escrito e realizado pelo francês Olivier Assayas, Wasp Network baseia-se no livro do brasileiro Fernando Morais, Os Últimos Soldados da Guerra Fria e conta-nos uma história com um excelente trabalho jornalístico e veracidade histórica. Assayas faz um trabalho notável em termos de suspense e sequências de acção, mas falha muito na narração ao longo do filme.

O filme está num passo muito acelerado, estão sempre a acontecer coisas, com cenas curtas, directas e com bastante informação. Se por algum motivo nos distraímos e desviamos o olhar porque recebemos uma chamada ou queremos limpar os óculos, facilmente vai-nos passar alguma coisa ao lado e fica-nos a faltar um pedaço de informação importante para perceber o que se vai passar nos próximos dez minutos de filme. É difícil não ficar tenso ao perceber o ritmo ao qual o filme viaja.

As transições entre as cenas são algo “toscas” e sem sentido. Por vezes estamos a acompanhar uma personagem num momento de crise e tensão e cinco segundos depois parece que nada do que aconteceu foi relevante e que a vida continuou normalmente. Para além disto, há uma desordem cronológica absolutamente desnecessária e que só prejudica a narrativa. Ficou a faltar um fio condutor que ligasse a história de uma maneira fluída.

Apesar de contar com um elenco fantástico (Penélope Cruz, Wagner Moura, Ana de Armas, Gael García Bernal), o realizador Olivier Assayas falhou em despir emocionalmente as personagens, sendo sempre apenas superficial na sua abordagem. Isto dificulta-nos, como espectadores, em criar empatia com as dificuldades e vitórias das personagens.

Lá fora, Wasp Network está disponível na Netflix em quase todos os países. Por cá, estreou nas salas de cinema no dia 9 de Julho.

Capa
5
Wasp Network: Rede de Espiões
Wasp Network
Assim Assim
Realização
Estreia 9 de Julho de 2020 Duração 2h 7min
Distribuidor
  • Bom elenco
  • Não há fluidez na narrativa
  • Estruturalmente confuso
  • Falhas nas transições entre cenas
  • Falta de empatia com as personagens
André Pinto
Escrito por: André Pinto

Engenheiro químico de dia, cinéfilo e gamer à noite, geek a tempo inteiro. Desde muito novo que a minha mãe me dizia "Não percas tempo a ver séries e a jogar esses joguinhos"... Well look at me now, mom! De todas as pancas que tenho, Harry Potter e Doctor Who são, possívelmente, as maiores de todas. Quem quiser combinar uma ida ao cinema, estou por Lisboa. Allons-y!