A 20ª edição do DocLisboa começou dia 6 de Outubro e estendeu-se até dia 16 do mesmo mês. Nestes dias, foi possível visualizar “filmes exigentes quanto às suas repercussões conceptuais e formais; filmes que testam as possibilidades artísticas e políticas do cinema e recusam categorizações; filmes que se relacionam com e espelham a complexidade do mundo” (DocLisboa 22). Distribuído por três localizações já muito conhecidas pelo público apaixonado por cinema (Cinema São Jorge, Culturgest e Cinemateca), este evento incluiu todo o tipo de obras cinematográficas: longas-metragens, curtas-metragens, filmes premiados e filmes em competição, tanto nacional como internacional.
O Café Mais Geek esteve presente em algumas das exibições disponíveis e podemos dizer que o ambiente foi fantástico! Com salas cheias, debates e Q&A’s com os próprios realizadores, é difícil não ficar a sentir-se integrado neste mundo! As competições também foram experiências interessantes, dando espaço ao público para votar no seu filme preferido. Confessamos que foi difícil escolher entre todos!
Foi difícil escolher um favorito mas foi este o escolhido:
Título do filme: Aurora’s Sunrise
Realização: Inna Sahakyan
Este é um filme sobre algo que poucas pessoas conhecem em Portugal: o Holocausto Arménio, um precedente da 2ª Guerra Mundial. Aqui seguimos a vida de Aurora, uma sobrevivente natural da Arménia, através de três formatos cinematográficos: entrevista à própria Aurora, uma animação (formato principal) com narração e pedaços de um filme realizado nos anos 20 sobre o sucedido.
Confesso que nada sabia sobre este evento. Ver este filme deixou-me chocada, deixou-me revoltada e, muito sinceramente, deixou-me enjoada com algumas (muitas) das cenas que vi. Não é um filme que aconselhe aos de estômago leve (como o meu), mas recomendo muito a quem consiga visualizar obras que incluam todo o tipo de gatilhos.
Pouco vou falar deste filme porque é preciso ver para entender. Mas é algo que muito provavelmente não iria ver (ou perceber que existia) senão fosse o DocLisboa, daí a importância deste tipo de eventos.
Redes Sociais