Worten Game City – O último dia…

Depois de um domingo bem passado, estes são os pontos altos da Worten Game City, a primeira cidade de videojogos de Portugal.
Ao entrar na Cordoaria Nacional, em Lisboa, deparámo-nos com um Batman gigante, que qual guardião de tudo o que é mais geek, nos dá as boas vindas. Cá fora, no espaço construído no exterior com atividades ao sol, existia toda uma panóplia por onde escolher: um pequeno percurso de Fortnite com armas Nerf, o Foot Lab onde os adictos do futebol podiam testar a sua habilidade com a bola, em troca de prémios. E a caravana do Toy Story que oferecia a oportunidade de ganhar bilhetes para a estreia do filme. Nós, no Café Mais Geek, provámos que somos bons connoisseurs e conseguimos identificar todas as personagens em 25 segundos! Bravo!
Também era neste espaço que se podiam encontrar diversas food trucks, com manjares para todos os gostos, como também o palco onde vários artistas animaram os mais esfomeados. Para além de uma fantástica parede de escalada, que promovia o novo filme Homem Aranha, longe de casa, que está mesmo quase a chegar aos cinemas
Entrando, finalmente, no pavilhão principal, e fugindo ao calor, deparamo-nos com um mundo sem fim de delícias geeks. Começando pela Worten Game Ring Temple, onde, num ambiente confortável, apenas iluminado por luzes neon, os aficionados de jogos multiplayers online, encontraram o seu cantinho. Deixando o “templo” para trás: o espaço Lego com centenas de peças à disposição dos pequenotes. No espaço de Arcadas podiamos encontrar verdadeiras gemas (e oh! tão nostálgicas) como Street Fighter, Outrun, Metal Slug ou King Of Fighters. Espalhados aqui e acolá, uma variedade de jogos, sempre com os comandos ocupados: League Of Legends (LOL), Counter Strike (CS:GO), Fortnite, Sonic Racing, Super Smash Bros, Gran Turismo e Days Gone, o qual ainda estivemos a experimentar uma boa meia hora. Há algo de muito especial em deixar-nos mergulhar num mundo pós apocalíptico, invadido de zombies, enquanto nos sentamos confortavelmente num sofá e nos isolamos do barulho ensurdecedor das multidões à nossa volta.
Fazendo a vigésima finta do dia às promotoras da Axe, que nos impingiam amostras sem piedade (a sério, quantos mais mini desodorizantes podem caber na minha mochila?!), fomos assistir aos corajosos que subiam ao palco Garage Band. Também conseguimos apanhar a final do concurso cosplay, cujo vencedor foi Raul Batista com o seu cosplay super realista do paladino “Uther the Lightbringer” (Warcraft). Parabéns! Também foi aqui, no mesmo palco do pátio interior, que decorreram vários campeonatos de Just Dance.

Os nossos olhos arregalaram-se com o letreiro que indicava “Laser Tag”, escondido, num canto. Infelizmente, a fila era ridiculamente longa e foi mesmo impossível experimentar. Fica para a próxima. A desilusão não durou muito tempo já que mesmo ali ao pé fomos recebidos pela zona de jogos de tabuleiro, onde nos pusemos à conversa com o Miguel, representante da Devir. Foi com entusiasmo que nos mostrou verdadeiros jogos de estratégia, incluindo a edição “Game of Thrones” do jogo Catan. Chegámos até a trocar umas boas gargalhadas à volta de uma mesa, enquanto jogávamos divertidos jogos de cartas, em conjunto. Obrigada pela paciência e os bons momentos, Miguel!

E a Dark Room, onde estavam os jogos de VR? O fantástico jogo submersivo de Arkave VR (shooter multiplayer), jogado a três, foi uma experiência surreal, e de longe, o preferido do dia: Beat Saber, onde os mais descoordenados encontraram o seu ultimate challenge.
Demos então por terminado o dia, mas sem esquecer, claro, a foto obrigatória no trono mais disputado de sempre (pelo menos, na história fictícia): uma espetacular réplica de Game of Thrones. Foi uma tarde longa mas as horas voaram, no que foi uma excelente primeira edição da Worten Game City em Lisboa. Próximo ano, contem connosco, de certeza absoluta!
Catarina Loureiro
Escrito por: Catarina Loureiro

Greetings, fellow humans and beasts! Aqui estou eu, live from Cascais, recente "retornada", depois de ter passado quase meia vida "lá fora". Escritora, cinéfila e artista. Potterhead! Viciada em Spiderman e Adventure Time. Já plantei dezenas de árvores e tenho um filho, só me falta escrever um livro! Adoro criar cosplays para o meu pequenote e levá-lo a eventos geek. Excelsior! ;)