3 Tigres

3 Tigres é um jogo de cartas, para 2 a 6 jogadores, onde o factor mais importante é o bluff! O tema neste jogo é apresentado como 3 tigres, que cansados de lutar entre si para decidirem quem é o melhor, inventaram um concurso de comida picante, a fim de provar quem era o felino mais forte do mundo.

É um jogo rápido, com cada partida a durar entre 15 a 20 minutos, onde temos um baralho de 100 cartas, onde temos 3 especiarias enumeradas com cartas de 1 a 10 (repetidas três vezes) e mais 10 cartas joker. Há também uma carta usada para sinalizar o fim do jogo, que possui um recurso semelhante a uma régua de um lado que mostra onde colocá-la no baralho, dependendo do número de jogadores. Existem ainda três cartas “Troféu”, no valor de 10 pontos cada, concedidas ao jogador que se livra de todas as suas cartas. E existem 6 cartas “Spice It Up” que oferecem diferentes variantes de jogo, garantindo a repetibilidade.

Cada jogador começa com 6 cartas e no seu turno, podem jogar ou comprar uma carta. Para jogar uma carta, é preciso começar uma pilha ou jogar uma carta mais alta da mesma especiaria. As pilhas só podem ser iniciadas com cartões numerados de 1 a 3. Quando uma pilha atinge o 10, um 1-3 do mesmo naipe deve ser jogado. Ao jogar uma carta, os jogadores anunciam a carta que supostamente estão a jogar, dizendo a especiaria e o número.

O grande desafio é que os jogadores podem mentir e realmente jogar qualquer carta que quiserem, pois todas as cartas são jogadas com a face para baixo. E depois que cada carta é jogada, os restantes jogadores podem desafiá-la em número ou especiaria. Existem 5 jokers para o naipe e 5 para os números, e para fins de um desafio maior, estas cartas estão sempre corretas para o recurso mostrado, mas incorretos para o outro recurso.

O vencedor do desafio recebe a pilha acumulada de cartas e o perdedor compra cartas e inicia uma nova pilha. Quando um jogador fica sem cartas, ele recebe uma carta troféu, que vale 10 pontos e retira 6 cartas novas. O jogo termina quando um jogador tem duas cartas de troféu, sendo ele o vencedor. Se todas as três cartas de troféu forem distribuídas por diferentes jogadores ou se a carta Final do Jogo for revelada, mas nenhum jogador tiver duas cartas de troféu, há uma pontuação para determinar o vencedor. Cada carta Troféu vale 10 pontos, cada carta de especiaria capturada vale 1 ponto, e as cartas deixadas na mão de um jogador valem menos um ponto.

3 Tigres é um jogo de cartas tenso e envolvente, que apresenta cartas com alta qualidade e uma arte que nos chama muito atenção. É perfeito para aqueles que adoram jogos de bluff, aquelas risadas nervosas e olhares maliciosos. Desenhado por Zoltan Gyori e ilustrado por Jimin Kim, 3 Tigres está publicado em Portugal pela Mebo Games.

Capa
7.5
3 Tigres / Spicy
Designer Artista
Jogadores 2-6 Duração 15-20 Min Idade 10+
Distribuição por Lançado em 2020
  • Leve e inovador
  • As cartas variantes garantem a repetibilidade
  • Arte das cartas
  • Pode tornar-se um jogo simples
  • Pode não agradar a quem não gosta de jogos de bluff
Cristiana Ramos
Escrito por: Cristiana Ramos

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e viagens. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães, mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir).