Com o Halloween à porta, há uma pergunta a fazer: como estão os teus conhecimentos de alquimia? Que são precisas patas de galinha, caudas de escorpião e cogumelos, já todos sabemos. Mas saberás combinar estes ingredientes para chegar à poção certa?
Se achas que sim, Alquimistas é o jogo certo para ti!
Aqui, o teu principal objetivo é seres o autor de teorias, preferencialmente corretas. Contudo, esta não é a única forma de ganhares pontos!
Mas comecemos pelo princípio. Neste jogo, podem participar dois a quatro talentosos alquimistas ou, eventualmente, cinco. É um jogo complexo e aprender a jogá-lo requer algum tempo, atenção e paciência. É preciso, também, um smartphone ou table com a APP ou, caso contrário, este papel terá de ser desempenhado por um jogador (daí o eventual quinto alquimista).
A quantidade de tabuleiros, peões, cartas e entre outros elementos é impressionante e a arte do jogo é incrível! O ideal para quem gosta de um bom jogo temático de estratégia e para quem tem disponibilidade para “gastar” umas boas duas horas a jogar! Isto porque, apesar de terminar em 6 rondas, Alquimistas envolve bastantes passos e decisões e acaba por se tornar muito longo. Contudo, garanto que são 2 horas muito bem passadas! Para uma primeira vez ou para um novo jogador, contem com uma hora extra para a preparação de jogo e explicação das regras!
Como disse, não é fácil perceber tudo à primeira, mas fica aqui um resumo! O jogo tem 6 rondas. Cada ronda começa com a decisão da ordem por que se vai jogar. Como recompensa, quem joga no fim tem algumas vantagens.
De seguida, os jogadores usam os seus cubos para declarar as ações que querem realizar naquela ronda. Podem, por exemplo, testar poções (em estudantes ou em si próprios), vender poções, comprar artefactos ou publicar teorias. Estas ações podem fazê-los ganhar ou perder dinheiro ou pontos de reputação. No final do jogo, interessam os pontos de reputação. Afinal de contas, ninguém quer trabalhar com um alquimista com péssima reputação e, claro, as teorias publicadas.
Mas afinal, que teorias são estas? As teorias dizem-nos o valor alquímico de cada ingrediente. Para o descobrires, tens de combinar dois ingredientes e utilizar a APP para ver o resultado. Através de diferentes combinações e muitas deduções, conseguirás descobrir o valor de cada ingrediente, mas tens de ser mais rápido que os restantes jogadores. Para ser mais clara, deixem-me fazer uma analogia. No jogo são utilizadas cores e sinal positivo/negativo. Estou numa fase do jogo em que já sei que escorpião é “azul”, combinei escorpião com pata de galinha e a APP deu como resultado uma poção verde. Então, posso tentar publicar uma teoria que diga que a pata de galinha é “amarelo”.
Claro está, o valor de cada ingrediente muda aleatoriamente com cada novo jogo e, no final, a APP mostra-nos os valores de cada um para que possamos verificar as teorias e dar os merecidos pontos aos alquimistas que as publicaram. No final das seis rodadas, convertem-se e somam-se os pontos e é desvendado o vencedor!
Não me vou alongar porque não é possível explicar aqui tudo o que Alquimistas tem para oferecer. É um jogo que nos faz pensar e que nos garante bons e longos momentos de diversão. É um jogo único, adaptável conforme o número de jogadores e a utilização (ou não) da APP.
Já sabes, se ainda não tens planos para este Halloween, chama os teus Alquimistas favoritos, preparem os vossos caldeirões e descubram qual de vocês é o melhor alquimista do século XXI!
Redes Sociais