Este ano, os Caretos parecem ter ganho um impulso extra no mundo do entretenimento. Está a ser desenvolvido um videojogo, o qual já escrevemos um pouco no site e a MEBO Games lançou este jogo apelidado de Caretos. Para quem não sabe, este nome é dado a um personagem com grande força no Carnaval de Trás-os-Montes e Alto Douro, com principal destaque para Podence, onde esta cultura continua a ser muito importante. Estes personagens têm principalmente uma história muito interessante, indo muito longe na história.
Estimasse que esta tradição tem já raízes célticas, ou seja, falamos de algo anterior aos romanos. Os povos Celtas que habitaram a nossa região foram muito provavelmente aqueles que levaram estes personagens ao longo da história e que hoje se tornou um ponto cultural muito importante do norte de Portugal. O jogo transporta-nos para esta cultura num cenário fictício, mas que facilmente demonstra vários pormenores interessantes dos Caretos.
Vamos deixar já claro: Este não é um jogo sobre o Carnaval de Podence ou de qualquer outro local da região. Este é um jogo sobre o lado mais sobrenatural dos Caretos. Aqui temos várias personagens dignas de uma experiência de fantasia, com bruxas, lobisomens ou até mesmo a Maria Gancha, uma das mais assustadoras criaturas do folclore português. Neste jogo, assumimos o papel destes monstros, mais precisamente dois por jogador e o grande objetivo é assustar e capturar os aldeões que estão espalhados pela região. Este local fictício, baseado no norte interior de Portugal, conta com vários locais onde os aldeões se reúnem e os monstros estão à espreita a todo o momento.
Se já se perguntam onde entram os Caretos neste universo, bem eles estão também presentes no tabuleiro de jogo e podem ser igualmente controlados pelos jogadores de forma a assustar os aldeões e a facilitar a vida dos monstros. Estes homens, vestidos com os fatos coloridos de verde, vermelho e amarelo, chocalhando a todo o momento são um fator muito importante para o desenrolar do jogo, pois os seus movimentos vão levar a situações muito interessantes entre os jogadores. Apesar do nome alusivo a estes diabretes, Caretos é um jogo que explora o mundo sobrenatural mais famoso das histórias e da cultura popular de Portugal. Quantos de vocês não ouviram histórias do bicho-papão ou de que não se pode ficar perdido numa encruzilhada durante a noite. Sabem o que acontece? Se sabem, é porque vivenciaram estas histórias através dos vossos pais ou avós.
Esta é uma cultura que infelizmente se está a perder, com as pessoas cada vez mais a fugirem para as cidades e deixarem os locais mais rurais, onde estas histórias têm muito mais força. De qualquer forma, esta temática do jogo, apesar de não ser de grande importância para o desenvolvimento do jogo em si, acaba por ser de grande importância, para assim guardar um pedaço de história para o futuro. Os livros fazem-no e sempre o fizeram na história, e hoje temos outros meios que igualmente o podem fazer. Os jogos de tabuleiro são um meio desses meio, sendo muito importante devido às suas capacidades lúdicas que podem ser utilizadas em contextos muito distintos.
Caretos é um jogo divertido e que funciona muito bem nas suas mecânicas. Na primeira sessão, onde exploramos este jogo não nos sentimos de forma alguma perdidos e apesar de não conhecermos a estratégia mais correta a utilizar, tornou-se rapidamente perceptível que algumas ideias podem ser mais interessantes de utilizar que outras. É um jogo com um livro de regras muito direto e fácil de entender. Ideias simples, mas que se apoiam num conjunto de estratégias que podem tornar esta aventura em certa forma complexa. É um jogo que será relativamente fácil de entender para os mais novos, já que a sua idade definida é a partir dos 8 anos e parece-me que está totalmente de acordo com o jogo.
A primeira jornada nesse universo ficcional vai ser um pouco mais longa que o tempo estipulado, mas é algo que já tem por hábito ser normal em jogos de tabuleiro, graças ao entendimento das regras e aprendizagem ao longo do jogo. Parece-me ser um jogo que tem tudo para oferecer uma boa dose de entretenimento para os vossos serões, aliado à temática muito interessante. Mesmo que esta não seja o fator decisivo para o jogo em si, sem dúvida que torna tudo mais apelativo e acreditem que ao mesmo tempo vão acabar por aprender um pouco mais sobre a nossa cultura. Já temos vários vídeos de regras no Youtube que nos explicam como o jogar, mas não se esqueçam de explorar o livro de regras e ficar a conhecer um pouco mais sobre estes monstros do folclore português. Quem sabe não serão surpreendidos.
Código: JogoCaretosMEBOCaféMaisGeek
Redes Sociais