Tal como prometido, trago-vos hoje o terceiro e último insert que tenho na minha coleção, vendido e produzido pela malta da Folded Space. Como viram nas minhas outras duas opiniões, já deviam ter reparado que fiquei fã dos produtos deles e, para este jogo em especifico, não é exceção. Contudo, encontrei um contratempo com este insert que não tive com os outros dois, mas já lá vamos.
O objetivo principal deste tipo de produtos é a arrumação e organização de todos os componentes de jogo e melhor o setup do mesmo. Os inserts, em regra acelerem o tempo de montagem de jogo. Fields of Arle (no caso da minha edição espanhola: Campos de Arle) é um jogo enorme, cheio de pequenos tiles e animais de madeira. Já para não falar de todos os tabuleiros existentes no jogo, desde tabuleiros para jogadores, a tabuleiros para colocar carros, a tabuleiros para colocar barcos e, claro, o tabuleiro principal. Quem já conhece, sabe que é um jogo enorme, típico de Uwe Rosenberg. Para quem não está familiarizado com jogos como o Agrícola, por exemplo, este é um jogo cheio de componentes como já irão ver pelas fotografias.
Posto isto, é mais do que recomendável arranjar uma solução para organizar este jogo, principalmente quando a arte e todos os componentes que o compõem têm tanta qualidade.
Tal como os restantes inserts da Folded Space, a montagem de cada caixinha é extremamente fácil e necessitam apenas de cola branca para os montar. Agora que já é o terceiro que monto, o processo era bastante simples. No fim do dia, quando chegava do trabalho, montava tudo, o que, em regra, não demorava mais do que uma/duas horas a montar e colar e deixava secar da noite para o dia, com a ajuda de livros para fazer alguma pressão sobre as peças a colar. No dia seguinte, levantava todos os livros de cima de cada caixinha e garantia que a cola estava seca. Normalmente, com a passagem de uma noite, as peças ficavam todas prontas para irem para a caixa. Caso contrário, deixem repousar a cola mais um tempo e depois, voltem a verificar.
Neste insert, em específico, é importantíssimo verificar este último passo, uma vez que muitos dos componentes são colocados ao longo do comprimento de cada caixa, não tendo estas grande espaço de manobra em cada uma, de forma a que as peças não andem “a nadar” aquando do seu transporte.
Vamos agora para a parte “negativa” deste insert. No site da Folded Space está claramente explícito que tamanho necessita de ter a caixa de jogo para que o insert entre na perfeição, tal como foi pensado. O problema é que cada jogo pode ter diversos tamanhos de caixa, consoante a editora do mesmo. No meu caso, tenho uma cópia do Campos de Arle: Big Box, que incluí também a expansão, o que, na teoria, não tem qualquer problema porque este insert foi desenhado já com a inclusão da expansão em mente. O problema é que as dimensões da caixa que tenho não alberga o insert como ele foi pensado.
Notem, a culpa disto ter acontecido nada tem a ver com a Folded Space. Antes de comprarem, tenham em atenção se a vossa edição do jogo para o qual querem comprar um insert, é compatível com o que encontram no site.
No entanto, não houve grande problema da minha parte e daí as aspas no comentário que teci atrás. Mesmo sem o layout original, organizei cada caixinha por tamanhos, em altura, deixando tudo o máximo ao mesmo nível possível, para que tudo coubesse na caixa, mesmo com o insert. Isto porque, de facto, a organização e acessibilidade de cada material é incomparável com a que teria se utilizasse saquinhos de plástico.
Desta forma, consegui ter todos os componentes de jogo organizados dentro da caixa, tal como vêem nas fotografias.
Em suma, vou aproveitar para fazer um apanhado de todos os inserts da Folded Space que tenho. Todos os que tenho são incríveis, tanto pela utilidade, como pela organização. Nada dá mais prazer a um colecionador de jogos de tabuleiro do que ver a coleção bem organizada. Seja pelo exterior, através da visualização das estantes ou das caixas de jogos em fila, seja pelo interior de cada caixa e a forma como cada pessoa guarda os seus pertences. Só o facto de conseguirmos guardar tudo, de um jogo, numa só caixa e de forma tão arranjadinha, sem colocar em causa a integridade de cada componente, é fantástico! Se gostam de cuidar dos vossos jogos e não querem gastar muito dinheiro, a Folded Space é a vossa melhor amiga!
Redes Sociais