MEBO lança Super Box de Estoril 1942 e apresenta outras novidades

A editora MEBO Games lançou uma nova edição de um dos seus maiores sucessos comerciais, o Estoril 1942. A primeira edição deste jogo foi lançada em 2015, tendo sido enriquecida com várias expansões e cartas promocionais ao longo dos anos, bem como versões localizadas para vários mercados internacionais. Regressa agora em formato Super Box, numa edição renovada, que contempla todas as atualizações.

O jogo Estoril 1942 recorda a vila do Estoril na época da 2ª Guerra Mundial, desafiando os jogadores a criar a melhor rede de espiões. “O Estoril é uma famosa vila, perto de Lisboa, com praias lindíssimas, bom tempo, um ótimo casino e vários hotéis de luxo. Durante a 2ª Guerra Mundial, esta região atraiu aristocratas, políticos e espiões de vários países que aí se refugiaram para fugir à guerra ou simplesmente conspirar. Neste jogo, os jogadores competem para criar a melhor rede de espiões. Começam com uma rede de seis espiões e transportam-nos para locais históricos de forma a alcançarem novos personagens e, assim, ganharem pontos para cumprirem a sua missão. Quem conseguir mais pontos vence o jogo”, explica Gil d’Orey, fundador da MEBO Games. Pode ser jogado por 2 a 5 pessoas, de qualquer faixa etária, com um tempo aproximado de 60 minutos por jogador, permitindo que famílias e amigos convivam e se divirtam. Encontra-se disponível no mercado por 34,90€.

O evento de lançamento teve lugar neste passado dia 18 de Setembro e não poderia ter sido noutro lugar que não o Estoril, mais especificamente no Hotel Palácio. Foi um evento muito concorrido, em que a MEBO Games aproveitou para apresentar 7 novos jogos adicionais: Carrossel e Porto, de criação própria da MEBO, e Istanbul, Klask, O Rei de Tóquio – Expansão + Força!, EKIPAS e Clube Detetive, adaptações internacionais.
Se Estoril 1942 era a estrela do dia, foram, contudo, estas outras novidades a atrair mais jogadores para as suas mesas de demonstração. São pois novos jogos, que os visitantes estavam curiosos de conhecer. De entre as novidades, destaco as produções próprias da MEBO, ambas com presença anunciada na feira internacional Essen Spiel:

Carrossel salta à vista de imediato pelo seu visual e tabuleiro rotativo. O jogo, para 2 a 4 jogadores, é uma competição para decidir quem vende mais bilhetes e toma conta do Carrossel. Cada jogador é responsável por uma das bilheteiras, jogando em simultâneo de forma a deixar as atrações da sua secção livres e alinhadas conforme o gosto dos clientes. Entre cada jogada, surgem novos desafios que obrigam o jogador a repensar estratégias para vencer o jogo. É um jogo rápido e dinâmico, mas que exige alguma complexidade estratégica, pelo que promete agradar tanto a jogadores mais casuais como mais dedicados.

Porto é um jogo de tabuleiro para 1 a 4 jogadores, sobre a cidade do Porto, no qual cada jogador se propõe construir os edifícios históricos que caracterizam a zona Ribeirinha. Vence quem conseguir construir o maior número de edifícios. A arte do jogo capta muito bem a essência da cidade invicta e o jogo tem um ritmo rápido, completando-se em menos de 1 hora, com mecanismos de hand management e tile placement.

Ler também: “Porto – Primeiras Impressões

As adaptações internacionais que a MEBO vai inserir no mercado nacional oferecem um leque variado de jogos, apontando a vários tipos de jogadores:
Istanbul é um jogo de dados simples, onde a estratégia e um pouco de sorte são cruciais. O objetivo é descobrir quem será o grande mestre do comércio no famoso bazar, negociando mercadorias, colecionando liras e comprando rubis.
Klask é um jogo de destreza. Uma espécie de matraquilhos da era moderna, super rápido e dinâmico, que se serve do uso de ímanes e assenta na rapidez de reflexos, ressaltos e golos.
O Rei de Tóquio – Expansão + Força! vai introduzir um novo monstro Pandakai e novos poderes
para os monstros do jogo original, fazendo com que todos fiquem mais fortes e que a batalha com Monstros mutantes por Tóquio seja ainda mais épica!
EKIPAS é um party game muito acessível, em que cada jogador tem que adivinhar a resposta do seu colega de equipa às questões apresentadas. Mais do que as respostas certas, o mais engraçado neste jogo é percebermos até que ponto conhecemos o nosso colega de equipa.
Clube Detective é um jogo que vai beber inspiração a Dixit, em que o objetivo é descobrir quem é o melhor detetive e o melhor conspirador. Aqui, os detalhes fazem toda a diferença, porque é nas pequenas nuances que estão as soluções. Só os membros do Clube Detective sabem a palavra secreta.
Rui Martins
Escrito por: Rui Martins

Designer Gráfico de profissão, actor e fotógrafo a complementar, mas mesmo muito geek nos tempos livres. Nos meus tempos geek, é pelos Jogos de Tabuleiro que sou maior entusiasta, mas também me entrego aos videojogos e cinema. Viciado em viagens, dou uma escapadela sempre que posso. E se não estiver a viajar... estou a jogar.