Pandemic Rapid Response: o próximo jogo da série sai este mês e joga-se em tempo real

O próximo jogo da série Pandemic foi revelado com o título de Rapid Response. Para quem já jogou algum jogo Pandemic antes, alguns dos temas serão extremamente familiares: o mundo está ameaçado por uma série de desastres naturais e 2 a 4 jogadores desempenham o papel de membros especialistas de uma equipa de resposta a crises, com diferentes papéis e habilidades especiais, cooperando para salvar a humanidade em tempo útil.
O objectivo dos jogadores é salvar as cidades à beira da destruição antes que o tempo acabe, sendo que todo o jogo se desenrola em tempo real. Pandemic Rapid Response utiliza mecânicas de lançamento e alocação de dados, com os jogadores a alternarem turnos durante uma ronda de 2 minutos.  O jogo passa-se num cenário que representa o avião de resposta a crise. Os jogadores, em cada ronda, terão de trabalhar dentro do avião, de forma a gerar os recursos adequados a dar resposta às diferentes necessidades de cada cidade, de entre vacinas, comida, energia, primeiros socorros e água. Após os 2 minutos se esgotarem, os jogadores são forçados a descartar um token de tempo e a comprar uma carta de cidade nova, adicionando uma nova localização desesperada por ajuda. Uma vez criado o pacote de recursos adequado para uma cidade, os jogadores levam o avião a sobrevoá-la, de forma a fazer a entrega.
Se todas as cidades forem ajudadas, os jogadores ganham. Se os tokens de tempo acabarem, os jogadores perdem.
Pandemic Rapid Response é fácil de aprender a jogar, mas difícil de vencer. Com a ampulheta sempre a contar à nossa frente, o jogo promete momentos de verdadeira tensão, com os lançamentos de dados e escolha de acções a terem de ser feitos o mais rapidamente possível, não deixando espaço a ponderar tranquilamente qual a melhor estratégia a seguir. Um jogo de Pandemic Rapid Response demora aproximadamente 20 minutos e essa parece-me a duração ideal. Expor os jogadores a esta intensidade durante mais tempo arriscar-se-ia a ameaçar a sanidade dos mesmos. Assim, parece-me um excelente jogo para colocar na mesa e garantir uma experiência rápida e intensa, que mantém os jogadores sempre envolvidos e focados.
O lançamento internacional de Pandemic Rapid Response será a 23 de Junho. Os jogos Pandemic são distribuídos em Portugal pela Devir e será de esperar uma versão em português deste título, adaptada por esta editora.
Rui Martins
Escrito por: Rui Martins

Designer Gráfico de profissão, actor e fotógrafo a complementar, mas mesmo muito geek nos tempos livres. Nos meus tempos geek, é pelos Jogos de Tabuleiro que sou maior entusiasta, mas também me entrego aos videojogos e cinema. Viciado em viagens, dou uma escapadela sempre que posso. E se não estiver a viajar... estou a jogar.