Top 10 Boardgames de 2019

O ano de 2019 trouxe-nos um leque de Jogos de Tabuleiro com bastante qualidade. Outros anos terão sido talvez mais fortes em títulos marcantes no panorama dos Jogos de Tabuleiro, mas 2019 trouxe-nos, ainda assim, muita qualidade. Alguns destes jogos estão já na minha estante e outros poderão ainda vir a estar. Este é o meu TOP 10 de Jogos de Tabuleiro lançados no ano que agora findou:

10. The King’s Dilemma

The King’s Dilemma é uma experiência interactiva narrativa com elementos Legacy. Os jogadores representam várias fações que influenciam o governo do Reino de Ankist. Em cada ronda, uma carta de dilema é revelada, com um problema que os membros do Concelho do Rei terão de avaliar e escolher como proceder. As escolhas tomadas irão determinar como a história evolui e o seu impacto no reino. Os jogadores terão de negociar entre si e votar para cada nova carta, tentando manter o reino a funcionar, ao mesmo tempo que procuram benefícios para a sua fação.

 

9. Res Arcana

Res Arcana é um engine builder game passado num universo de fantasia, em que 2 a 4 jogadores fazem o papel de diferentes magos. Os jogadores usam recursos para alimentar a sua magia e ganham pontos por conquistar lugares de poder, construir artefactos e invocar dragões e outras criaturas fantásticas. É um jogo de cartas rápido (30-40 min) e de simples aprendizagem, que oferece muito aos jogadores.

 

8. Imperial Settlers: Empires of the North

Empires of the North é um engine builder game para 1 a 4 jogadores, que decorre no universo de Imperial Settlers. Apesar de familiar aos jogadores do jogo original, tem diferenças suficientes nos mecanismos de jogo para o tornar diferente do antecessor. Em Empires of the North, os jogadores vão assumir o controlo de um de seis clãs únicos e com habilidades distintas, para recolher recursos, construir localizações, realizar várias ações e partir em expedições, em busca de pontos de vitória.

 

7. Lockup: A Roll Player Tale

Lockup é um worker placement game competitivo, para 1 a 5 jogadores, com um ambiente único e interessante. Os jogadores gerem um grupo de minions, entre gnolls, kobolds, bugbears, goblins e insectóides, prisioneiros de guerra na prisão de Kulbak. Ao longo do jogo, tentam agir fora de suspeita para os guardas, recrutando membros para a sua equipa, adquirindo recursos e construindo itens poderosos, com o objectivo de aumentar a sua reputação na prisão para ganhar a possibilidade de lutar pela liberdade.

 

6. Star Wars: Outer Rim

Neste jogo, 1 a 4 jogadores procuram tornar-se o próximo Han Solo, assumindo o papel de um personagem do submundo que tenta tornar-se no mais famoso fora da lei da galáxia. Na sua nave pessoal, vão navegar no Outer Rim, coletando bounties, traficando mercadorias ou fazendo serviços de mercenário, tentando ganhar cada vez mais fama. Pelo caminho, irão recrutar personagens lendários do universo de Star Wars para tripulantes, melhorar a sua nave e equipamentos ou comprar itens de luxo com os créditos ganhos.

Rui Martins
Escrito por: Rui Martins

Designer Gráfico de profissão, actor e fotógrafo a complementar, mas mesmo muito geek nos tempos livres. Nos meus tempos geek, é pelos Jogos de Tabuleiro que sou maior entusiasta, mas também me entrego aos videojogos e cinema. Viciado em viagens, dou uma escapadela sempre que posso. E se não estiver a viajar... estou a jogar.