O sol ainda anda por aí, mas já todos pensamos no mesmo: tardes de chuva e frio, enrolados numa manta e a beber uma chávena de cappuccino, enquanto lemos um livro que nos faz esquecer momentaneamente da realidade. Por isso, decidimos ajudar-vos a escolher o melhor livro para esta estação mais acolhedora.
Como o próprio nome indica, este livro grita Outono. Tem tudo: nostalgia, amizades aleatórias, crítica política, reflexão sobre filosofia e arte. Perfeito para aquelas tardes com um sol baixinho com as primeiras folhas de outono a cair ? Mais não dizemos: este é daqueles que quanto menos souberem, melhor!
Um livro perfeito para quem não conhece a obra deste autor. Este retrata uma amizade entre um rapaz e Sumire, a sua colega de faculdade. Ele é completamente apaixonado por ela mas Sumire fica obcecada por uma mulher que conheceu num casamento, Miu. No entanto, Sumire desaparece e ninguém sabe porquê. Não é um típico thriller ou policial, mas é daqueles que se lê como um. Com um toque do realismo mágico a que o autor nos tem habituado, este é um livro que não vai querer perder nesta estação!
Macabro e arrepiante, este é um thriller literário que o vai prender ao sofá. Janina, uma senhora de 60 anos, excêntrica, obcecada com astrologia e protetora dos animais, vive em paz na sua cabana no meio de uma floresta gelada quando os caçadores da região começam a morrer, uns seguidos aos outros, de formas que nunca ninguém viu. Quem será a seguir?
:Três amigos crescem juntos em Hailsham, um colégio para meninos especiais algures no meio de Inglaterra. Mas porque são especiais? Nunca ninguém lhes explicou. Mais tarde, Kathy, em adulta, começa a aperceber-se do passado perturbador dela, de Ruth e de Tommy. Um drama com uns pozinhos de ficção científica que não vai querer perder!
Para uns, o outono é a melhor estação do mundo. Para outros, significa que o Inverno está à porta e, com o Inverno, as noites escuras, os dias curtos e uma depressão sazonal que custa a passar. Nesta não ficção, Katherine May aborda ao longo de 6 meses como é que lidou com a sua depressão sazonal e o que aprendeu (e que continua a aprender). Não é um livro de auto-ajuda, mas um livro onde cada um de nós se identifica e que pode ajudar qualquer um a estar menos sozinho.
No outono é quando a magia aparece e, com ela, segue-se a mitologia. Todos nós já ouvimos falar dos gregos e dos romanos… então e os nórdicos? Loki, Thor, Odin… parecem super-heróis apenas mas estes baseiam-se nos deuses nórdicos. Sabiam que Loki não é irmão de Thor? Pois é, neste livro curtinho mas muito informativo e divertido, podemos aprender as origens destes deuses que pouco conhecemos mas que têm uma história tão interessante como as outras mitologias que conhecemos!
E o que é o outono sem pensar nos estudos, nos dramas da faculdade, nos exames e trabalho? E que tal adicionar a vibe de “dark academia”? Neste livro seguimos um grupo de alunos excêntricos, pretensiosos, que seguem afincadamente os ideais de um professor de Estudos Clássicos, ideais estes diferentes da ética moral da sociedade. Um deles acaba por morrer… Quem o fez? Porquê? Para fãs da série “Como defender um assassino”, este é o livro perfeito para entrar no mundo da universidade e de todos os segredos que esta guarda.
Café é o que não pode faltar nesta estação e, com ele, esta coleção de quatro estórias. Cada estória passa-se no mesmo local: um agradável café, não diferente de todos os outros, à exceção de uma peculiaridade: pode-se viajar para o passado! Cada estória segue um conjunto de personagens diferentes que faz esta viagem para visitar entes queridos, para remediar as coisas consigo mesmos… têm é de ter atenção: terão de o fazer antes que o café arrefeça!
Neste livro que vos vai fazer sorrir várias vezes, seguimos Linus, um funcionário do departamento de proteção de crianças mágicas, que tem em mãos uma tarefa importante: visitar o famoso orfanato da ilha de Marsyas, para garantir que as crianças vivem de acordo com os regulamentos e estão em segurança. Quando lá chega, não sabe que segredos o orfanato e a ilha possuem. Terá de tomar uma decisão dentro de dias: fecha o orfanato de acordo com as regras ou protege-as com todas as suas forças? Um livro que vos vai derreter por dentro e vos vai trazer os últimos raios de sol do verão.
Para último, um clássico (tem de ser!): Duna. Um clássico de ficção científica, perfeito para quem adora “Star Wars” e para quem ainda não viu o filme da HBO (que aconselhamos veemente – ver opinião aqui). Neste universo, somos transportados para Arrakis, um planeta desértico que esconde uma das maiores preciosidades do mundo: a Especiaria. Esta não poderá escapar às várias famílias do poder, que farão de tudo para a obter…
Redes Sociais