A precisar de novas leituras? Espreita aqui as novidades da Porto Editora!

No dia 4 de junho a Porto Editora faz chegar às livrarias o mais recente livro de Gordon Ramsay, Comida Fit.

À experiência de chef distinguido com 16 estrelas Michelin pelos seus restaurantes espalhados por todo o mundo, Ramsay alia a sua faceta de entusiasta de desporto (que começa na juventude e se prolonga, na atualidade, com provas Iron Man e Ultramaratonas) e partilha as receitas a que recorre quando está em casa ou em preparação para provas.

Dividido em três grandes secções – Saudável, Leve e Fit – Gordon Ramsay apresenta sugestões para pequenos-almoços, almoços, jantares e snacks, explicando também como podem ser combinadas receitas das diferentes secções para ajudar a cumprir os objetivos pessoais de cada um, seja o controlo de peso ou a recuperação muscular após um treino longo.

Concebido para inspirar os leitores a explorar uma vida mais saudável através da alimentação e do exercício físico, o carismático chef mostra que não é preciso sacrificar sabor nem ficar com fome para comer de forma correta, dando ao corpo aquilo de que ele necessita.

No próximo dia 4 de junho, a Porto Editora publica O Comboio das Crianças, fenómeno bestseller da autora italiana Viola Ardone. Baseado em factos verídicos e numa das grandes histórias esquecidas no rasto de destruição deixado pela Segunda Grande Guerra, este romance histórico transporta os leitores às ruas de Nápoles, em 1946.

Amerigo tem sete anos e é um dos milhares de passageiros dos comboios que atravessam a península italiana. Mas estes comboios não fazem rotas comuns: são parte das iniciativas de adoção de crianças desfavorecidas de Nápoles por famílias de classe média-alta do norte de Itália. Longe da mãe – refém de enganos e de escolhas condicionadas pela guerra e pela influência da Camorra – este menino irá descobrir uma nova vida e um novo mundo, que o irá marcar para sempre.

Ao acompanhar esta singular voz, de espanto pueril e de uma astúcia característica dos sobreviventes, os leitores observam a reconstrução de um país e também a luta individual por um destino e por um sonho, mesmo quando isso significa sacrifícios dos quais nunca se recupera. Uma história inesquecível de doçura, dor e escolhas que definem um rumo.

O Comboio das Crianças vendeu, até à data, mais de 145 mil exemplares em Itália e os direitos para publicação foram já adquiridos por editoras de 28 países.

Poesia Completa é o mais fiel do títulos, no sentido em que abarca todos os livros de poesia publicados por Maria Alberta Menéres, desde 1952 a 1996. A edição deste livro estava prevista para assinalar o primeiro aniversário da morte da autora, a 15 de abril passado, mas devido às circunstâncias que, entretanto, afetaram o mercado editorial, só agora chega às mãos dos leitores. O livro estará disponível nas livrarias a 4 de junho.

Publicam-se, assim, pela primeira vez num único volume, não só os seus livros de poemas Intervalo, Cântico de Barro, A Palavra Impercetível, Água-Memória, O Robot Sensível, A Pegada do Yeti, Os Mosquitos de Suburna e O Jogo dos Silêncios, como ainda textos e poemas dispersos. Abarcando mais de 280 poemas, dos quais dois absolutamente inéditos, este livro revela ainda um poema visual, um ensaio sobre poesia e um conto fantástico escrito em 1967, aqui incluído dada a sua natureza poética.

As características mais marcantes de toda a imagística da poesia da Maria Alberta Menéres são «talvez o espanto e o insólito, mas também a liberdade e a solidão sempre presentes no subsolo do seu caminho poético», explica-se no posfácio da obra assinado por E. M. de Melo e Castro. «Em todos estes títulos está escondida uma quase contradição na qual a sua autora ambiguamente projecta o seu estar na poesia e o espanto que ver o mundo e ver-se nele a si própria lhe provoca», lê-se mais adiante.

A Porto Editora faz chegar às livrarias E viveram felizes para sempre… em palácios separados, de Virginia López e Inês Balinha Carlos, um livro que, de forma carinhosa e apelando ao imaginário dos contos de fadas, retrata o impacto do divórcio na vida das crianças e como este pode ser gerido da melhor forma.

O mundo de Violeta ruiu quando percebeu que a sua mãe, Branca de Neve, se ia divorciar do Príncipe. Mas como é que tal podia acontecer no seu conto de fadas? O que era feito do final feliz e da promessa de E viveram felizes para sempre?

Partindo do imaginário infantil e apresentando as práticas recomendadas pela investigação científica sobre este tema, a obra de Virginia López e Inês Balinha Carlos é um recurso essencial para todos os casais que passam por tempos mais complicados e que desejam que os seus filhos não sejam atingidos por essa enorme mudança no modo de vida da família.

No final do livro, Inês Balinha Carlos, psicóloga, apresenta sugestões para os pais sobre a forma como devem comunicar às crianças que se vão separar e a que aspetos deverão estar atentos para garantirem o seu bem-estar e a sua felicidade nesta nova realidade. Porque, mesmo em palácios separados, cada um dos protagonistas tem direito a um final repleto de felicidade.

Apresentação do Rosto foi publicado pela Editora Ulisseia em Maio de 1968, nunca tendo sido reeditado pelo autor. Vários fragmentos foram integrados, com maior ou menor trabalho de reescrita, em obras posteriores: Os Passos em Volta (a partir da 3.ª edição, de 1970), Vocação Animal (1971), Retrato em Movimento (versões incluídas nas edições de 1973 e 1981 de Poesia Toda), Photomaton & Vox (1979) e Do Mundo (1994).

A presente edição, feita por iniciativa de Olga Lima, viúva de Herberto Helder, segue o texto da publicação original, corrigindo diversos lapsos e erros tipográficos assinalados pelo autor num exemplar de trabalho; não foram tomadas em conta as restantes anotações, cortes e sinais que constam desse exemplar, por não estabelecerem claramente uma nova organização do livro, indicando apenas hipóteses de alteração textual ou as referidas deslocações de fragmentos para outras obras do autor.

Esta edição da Porto Editora foi revista por Luis Manuel Gaspar e estará disponível nas livrarias a partir de 4 de junho.

Fonte: Press Release
Cristiana Ramos
Escrito por: Cristiana Ramos

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e viagens. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães, mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir). Fã de Friends e Big Bang Theory.