Guardiã da Noite, o primeiro livro publicado em Portugal da autora americana Addie Thorley, é baseado em Notre-Dame de Paris, de Victor Hugo, publicado no final do século XIX. Se é verdade que este nome pode não te dizer nada, talvez o conheças pela sua “alcunha”: “O Corcunda de Notre-Dame”.
Contudo, e apesar de ser verdade que este livro tem os seus ares de Victor-Marie Hugo, tendo lido recentemente a trilogia Grisha da autora Leigh Bardugo, também tenho de admitir que senti ter sido transportada para um ambiente semelhante ao do Grishaverse.
A nossa personagem principal, Enebish, é uma guerreira do Sky King e uma guardiã da noite, capaz de controlar a escuridão. Contudo, numa noite, o seu poder tomou o controlo, obrigando-a a ferir inocentes em vez dos soldados inimigos. Apesar de não ter recordações do que aconteceu, Enebish sabe que a sua irmã, Ghoa, comandante do Exército, acabou por intervir, conseguindo parar Enebish.
Como resultado dessa noite, e graças ao apoio de Ghoa junto do rei, Enebish, a Destruidora, foi “apenas” marcada como traidora e foi condenada a viver num mosteiro, local onde a encontramos dois anos depois, no início do nosso livro.
Ghoa regressa e visita Enebish no mosteiro com uma proposta: a de que esta capture o homem que anda a roubar os mantimentos das tropas do rei e o entregue. Se Enebish o fizer, será poderá recuperar o seu título de guerreira. Contudo, quando conhece Temujin, o líder do grupo de ladrões, começa a criar uma ligação, ao mesmo tempo que percebe que os mantimentos roubados estão a ser distribuídos pelos pastores empobrecidos que não têm qualquer apoio do rei ou do exército.
Enebish fica dividida, sem saber o que fazer, ao mesmo tempo que tem de reaprender a ser uma guerreira, apesar do medo que tem de voltar a perder o controlo do seu poder…
Addie Thorley consegue dar-nos personagem cativantes e complexas e fazer-nos ficar presos à história. Ao mesmo tempo, leva-nos a refletir sobre o nosso próprio Mundo e sobre as nossas vivências; sobre a dificuldade que temos, por vezes, de saber em quem confiar e sobre as questões morais que se nos levantam quando precisamos de tomar certas decisões difíceis.
Guardiã da Noite é o primeiro livro da duologia . Portanto, vamos ver o que nos traz Guerreira dos Céus, lançado no mês passado!
Redes Sociais