A melhor forma de descrever Iron Widow, de Xiran Jay Zhao, é anime em forma de texto. O que parece ser algo muito esquisito mas funciona, confiem em mim. Por um lado, temos os heróis que usam mechas, robôs gigantes que são controlados, para lutar contra os monstros que ameaçam extinguir a Humanidade. Por outro, temos uma protagonista que, estilo Katniss Everdeen, sobrevive quando era suposto morrer e agora tem lutar para continuar viva.
Num mundo futurista inspirado na cultura e história Chinesas, ataques de aliens são uma ameaça constante. Para os combater, soldados pilotam mechas em pares de rapaz e rapariga. O problema é que os rapazes têm o poder todo e, frequentemente, as raparigas morrem como consequência.
A irmã de Wu Zetian foi assinada pelo seu piloto. Agora Zetian quer vingança a todo o custo, quer isso signifique a sua morte ou a do sistema. Depois de uma vida inteira de opressão e abuso por ser rapariga, Zetian não fica por meias medidas. Ela é a personificação de fome de justiça e fúria feminina.
Mas quando ela não só sobrevive a uma batalha como mata o seu piloto, o caso muda de figura e ela vira uma Iron Widow. Não era suposto acontecer e ninguém no comando está contente com a situação, por isso agora Zetian tem que sobreviver não só às batalhas como à intriga e tentativas de assassinato. Ainda por cima, agora está emparelhada com o piloto mais perigoso do exército, Li Shimin, um criminoso violento.
O enredo desenvolve-se a um ritmo brutal, uma cena de acção atrás da outra. Depois de começar, não dá para parar e quase fiquei acordada para o acabar (depois fui responsável e lembrei-me que tinha de ir trabalhar no dia seguinte). Foram dois dias alucinantes e acabar este livro foi como acordar meia desorientada de um sonho.
Descrito como Pacific Rim encontra The Handmaid’s Tale, este é o meu livro favorito do ano (entre 34 até agora). Bem, sem exagerar, é capaz de ser um dos meus livros favoritos de sempre.
Já agora, se quiserem ter uma ideia do que vos espera, Xiran Jay Zhao (além de cosplayer) tem um canal no YouTube em que aborda media inspirada na cultura Chinesa e/ou Asiática. Vai desde a Mulan a Shadow and Bone, sem esquecer O Panda do Kung Fu.
Redes Sociais