Lançamento da Obra “O Terceiro Chega em Maio” do cineasta e autor António de Macedo

A Editorial Divergência anunciou o lançamento da obra O Terceiro Chega em Maio do cineasta e autor António de Macedo, na Feira do Livro do Porto 2020, a realizar-se nos Jardins do Palácio de Cristal e pelo segundo ano consecutivo a Editora marca presença na Feira do Livro do Porto. Por aqui, já lemos esta obra e podemos dizer que tem o carimbo do Café Mais Geek!

SINOPSE

O Terceiro Chega em Maio é uma obra póstuma do cineasta António de Macedo que reúne vários contos da sua autoria, por si seleccionados e organizados cronologicamente, de 1997 a 2012. Ao longo da obra, acompanhamos o desabrochar de um artista com várias vozes, apaixonado pelo fantástico, pelo horror e pelo absurdo. Os cenários são diversificados e férteis, levando o leitor tanto a temer pelos protagonistas como a apaixonar-se pelo mistério construído e desconstruído página a página. A aposta do autor nos diálogos torna a leitura leve, sem prejuízo da carga por vezes filosófica que os raciocínios transportam – bem como a maturidade do próprio António de Macedo enquanto criador.

SOBRE O AUTOR

António de Macedo. Nasceu em Lisboa em 1931. Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade Clássica e a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, onde se formou em Arquitectura em 1958. Exerceu durante alguns anos a profissão de arquitecto, que abandonou em 1964 para se dedicar à actividade de cineasta, escritor e professor. Inclui na sua extensa filmografia documentários, programas televisivos, filmes de intervenção e longas-metragens de ficção. Especializou-se ainda no estudo das religiões comparadas, esoterologia, história da filosofia, estética audiovisual e formas literárias e fílmicas de ficção especulativa. Conta no currículo com o “Prémio Consagração de Carreira 2007” da Sociedade Portuguesa de Autores, o “Prémio de Carreira Sophia 2012” da Academia Portuguesa de Cinema, o “Prémio de Carreira 2013” do Fantasporto e, pelo livro Lovesenda ou Enigma das Oito Portas de Cristal, o “Prémio Escolha do Ano” no Fórum Fantástico de 2017. Faleceu a 5 de Outubro de 2017. A Editorial Divergência nomeou em sua homenagem o Prémio Anual para manuscritos inéditos.

Fonte: Editorial Divergência
Cristiana Ramos
Escrito por: Cristiana Ramos

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e viagens. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães, mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir).