Café Mais Geek
  • Página Inícial
  • Press
    • Anime
    • Banda Desenhada
    • Cinema
    • Jogos de Tabuleiro
    • Literatura
    • Manga
    • Séries
    • Videojogos
    • Esports
    • Eventos
    • Videos
  • Studio
  • Original
  • Play
  • Viva
    • Dia Mais Geek
    • Geeks d'Ouro
  • Sobre
    • Sobre
    • Geek Call
    • Editorial
    • Contacto
    • Parceiros
  • Passatempos
  • Home
  • Notícias
    • Novidades Literárias Da Saída De Emergência Para Junho
      Notícias
      Novidades literárias da Saída de Emergência para maio
      Notícias
      A cor da paixão em Sveva Casati Modignani
      Notícias
  • Análises
    • Children of Ruin
      Análises
      A Little Life – Um livro que te vai marcar emocionalmente
      Análises
      As Brumas de Avalon – A Senhora da Magia
      Análises
  • Artigos
    • Artigos
      • Crónicas de um Leitor Tresloucado
    • “A Máscara da Morte Vermelha” – Um clássico para os nossos tempos
      Artigos
      Leituras Balneares
      As Histórias do Lacerda
      As Novas Cartas Portuguesas (da Sacanice) 2
      Artigos
  • Eventos
    • Dia Mais Geek 2022 – O Regresso em dose dupla!
      Destaque
      Dia Mais Geek 2022
      Calendário
      Festival Contacto 2022
      Calendário
  • Videos
    • Videos
      • Macchiatos
    • Descobre a evolução do PAC-MAN WORLD Re-PAC em dois novos trailers
      videojogos
      “Andor” recebe novo trailer
      series
      The Dark Pictures Anthology: The Devil in Me apresenta-se em novo trailer
      videojogos
  • Especiais
    • Ciclo dos Horrores está de regresso
      O Pai Natal do Café Mais Geek está de regresso
      Vamos começar o Ciclo dos Horrores 2020
Análises
Um Cântico de Natal
por Andreia Cunha
Publicado a 03 Dez, 2018
Estamos em dezembro e já fazemos contagem decrescente para o Natal. Já está tudo iluminado nas ruas e em casa. E enquanto olho para as luzes cintilantes da árvore de Natal perto do fogo dançante na lareira lembro-me da tradição que mais um ano será cumprida: jantares de família. Um dos clássicos mais emblemáticos do Natal e que mostra tudo o que deve ser importante nesta época Natalícia é “Um Cântico de Natal” de Charles Dickens.
A história desenrola-se em volta de Ebenezer Scrooge, um senhor muito avarento, sempre zangado, que ressente a felicidade e assim também todo o espírito natalício. Batem as doze badaladas e é Véspera de Natal e há 7 anos que morreu o sócio de Scrooge e, assim como todos os anos, Scrooge está com aquele ar de zangado e infeliz e controlador sobre o seu empregado Bob, porque vai lhe ter de pagar o dia mesmo que ele não trabalhe. Neste dia, dois homens dizem-lhe que estão a angariar dinheiro para os pobres, aos quais Scrooge responde muito mal e cruelmente. Depois de um dia completo de trabalho, ele volta a casa e momentaneamente a maçaneta da porta transforma-se no seu sócio morto, Marley. Mas rapidamente desaparece a maçaneta fantasmagórica, mas nós sabemos o que isto significa.
À noite tudo começa a desenrolar…. O bater dos sinos torna-se num som de correntes, correntes estas que mostram todos os espectros que estão acorrentados a este mundo sem puder escapar… é nesta fase que aparece Marley que interrogado por Scrooge lhe responde com o ultimato: ou ele muda a sua maneira sovina de ser ou também ele ficará acorrentado e que nessa noite será visitado por três fantasmas: o do Passado, o do Presente e o do Futuro. Cada fantasma tem como objetivo mudar a escuridão oca do espírito cruel e egoísta do Scrooge, mostrando-lhe o que será dele, das suas riquezas e, finalmente, sua vida, se ele continuar a tratar as pessoas horrivelmente.
Nem sempre Scrooge foi assim, outrora ele gostou do Natal e apesar de ser pobre era feliz. Mas quanto mais dinheiro ganhava mais avarento ficava e mais as pessoas ao seu redor eram afastadas. Neste momento ele percebe que não perdeu a sua humanidade apenas está bem enterrada nele.
No final, depois destes três encontros. ele pede por uma segunda oportunidade porque quer restabelecer a sua humanidade. A sua segunda oportunidade é-lhe dada e na manhã de Natal, ele torna-se no melhor que pode ser com a missão de usar a sua riqueza para aquecer os corações dos mais pobres com gestos de bondade.
Assim, não se esqueçam de que nós por vezes não sabemos os que outros estão a passar ou já passaram, por isso no fundo pode haver um resto de bondade e todos merecem segundas oportunidades e cabe às pessoas aceitá-las, porque todos somos capazes de mudar os nossos maus hábitos aquando é dada essa oportunidade. E é por isto que criei a minha tradição de todos os anos no Natal de ler esta história para me lembrar que a felicidade do Natal está nas pessoas com quem o partilhamos.

Este artigo pertence ao especial

O Natal do Café 2018

Capa
Muito Bom
Romance
Autor: Charles Dickens
Editora: Relógio D'Água
Lançamento: novembro de 2016
8
Escrito por:
Andreia Cunha
Estudante na bela cidade de Coimbra e nada como um belo livro para descomprimir ao final do dia e para fugir à realidade…. Por isso sim, sou amante fervorosa de livros, séries e filmes. Adoro tudo o que seja do universo de ficção científico e fantasia e mais que isto, adoro tudo o que me faça questionar a minha realidade e o mundo.

achamos que também podes gostar disto

Saga The Witcher – O Terceiro Desejo
Sem Pecados na Culpa de Ana Macedo
A Cor do Fogo
Eclipse

Redes Sociais

Parceiros

Bubok Portugal

Chiado Books

Clube do Autor

Coolbooks

Edições Velha Lenda

Editorial Divergência

Harper Collins

Imaginauta

Leya

Porto Editora

Saída de Emergência

Café Mais Geek ® De 2017 a 2022 a tornar o mundo mais geek!
Hospedagem geek em Webtuga!
MAIS INFORMAÇÃOFECHAR
  • Sobre Nós
  • Play
  • Geek Call
  • Contacto
  • Parceiros
  • Avaliações
  • Termos e Condições