Under the Pendulum Sun, de Jeannette Ng, é uma obra prima do romance gótico e uma fantástica obra de estreia da autora. Se aprecias histórias sombrias, estilo gótico e fantasia de moralidades cinzentas com profundidade filosófica, este livro é para ti!
Nesta história assombrosa, Laon Helstone, um missionário Cristão viaja para Arcadia – a terra natal dos fae, com a missão de trazer a fé Cristã para este continente escondido. Mas, quando ele desaparece, Catherine Helstone navega para esta terra misteriosa, em busca do seu irmão.
Catherine encontra uma terra infinitamente diferente da sua – completamente alienista. Costumes e culturas desconhecidas são o mínimo das diferenças entre o mundo da humanidade e Arcadia. Catherine conhece criaturas distintas do ser humano, como changelings e goblins, e ainda criaturas que fogem à descrição. Descobre que viagens são medidas em sonhos e revelações pessoais, em vez de quilómetros, e que o sol desta estranha terra é um candeeiro pendular (daí o nome), e lua um peixe luminoso.
Alcançando a mansão do seu irmão, Gethesmane, Catherine descobre ser, efetivamente, uma prisoneira. É apenas através do diário do primeiro missionário Cristão, o prévio dono esta mansão, que ela começa a compreender Arcadia e o seus estranhos habitantes. O único conforto de Catherine, enquanto procura por respostas, é a presença de um Mister Benjamin, um goblin jardineiro ao serviço do seu irmão, e o primeiro fae convertido por Laon.
Enquanto que Catherine questiona a teologia da sua fé, na face de uma terra tão estranha, novidades do seu irmão chegam-lhe aos ouvidos. Laon está a regressar a Gethesmane, mas a rainha dos fae e a sua corte de loucura seguem-no de perto!
Originalmente de Hong Kong, Jeannette Ng reside em Durham, no Reino Unido. Uma Master of Arts (MA) em Estudos Medievais e da Renascença, o seu percurso académico levou-a a desenvolver um grande interesse pela época medieval e teologia missionária – os quais ela usou para construir a sua primeira obra.
Jeannette ganhou, com Under the Pendulum Sun, o Sydney J Bounds Award para Best Newcomer nos British Fantasy Awards em 2018. Para a mesma obra, em 2019, Jeannette ganhou o John W. Campell Award para Melhor Novo Escritor, mas, devido ao seu discurso de aceitação – onde ela referiu o homônimo como um “f—— fascist”, gerando grande debate nas comunidades de ficção ciêntifica e fantasia, o prémio foi renomeado para Astounding Award for Best New Writer.
Repleta de mistério, segredos, e verdades progressivamente sombrias, Under the Penduluim Sun explora a natureza do ser humano perante um mundo extremamente familiar mas infinitamente diferente do que conhecemos. Centrando-se na fé Cristã das personagens, a historia explore como é que um mundo tão alienista afeta a sua crença e fé, focando-se na natureza do pecado da fé Cristã, e a sua teologia perante um mundo ausente da mão de Deus.
Uma obra com um estilo verdadeiramente vitoriano, a história de Jeannette Ng evolui de forma sombria e arrepiante, num crescendo perturbador mas impossível de ignorar. A personagem principal, Catherine, explora um mundo fascinante e incrivelmente bem construído e, através das suas questões e descobertas, a história torna-se deliciosamente previsível. Um leitor atento consegue desvendar o mistério por detrás de Gethesmane e Arcadia, antes das personagens, e observar a inevitável descoberta e tragédia perante elas.
Redes Sociais