Akatsuki no Yona

Se estão fartos de mangas em que os homens salvam sempre as donzelas e as mulheres não têm qualquer força, têm que dar uma vista de olhos a Akatsuki no Yona! 

Tenho que admitir que primeiro vi o anime, lançado em 7 de Outubro de 2014 e produzido pela Pierrot e, uma vez que adorei cada episódio, decidi começar a ler esta manga (que ainda não está terminada).

Da autoria de Mizuho Kusanagi, Akatsuki no Yona fala sobre a história de redenção uma princesa, Yona, com longos cabelos da cor do sol poente e do fogo (uma cor rara no seu reino), que era extremamente protegida pelo seu pai. Infelizmente, a sua vida é completamente virada do avesso no seu décimo sexto aniversário, quando o seu pai é brutalmente assassinado e ela é obrigada a fugir do palácio com a ajuda do seu guarda e amigo Yak. Yona começa a encontrar a sua força e determinação e, juntamente com Yak, começam a sua aventura na busca para encontrar os lendários dragões que lhes permitirão recuperar o seu reino.

Yona começa como a típica personagem feminina principal de muitas mangas, muito frágil e mimada, mas a sua evolução é sem dúvida o que me fez agarrar e adorar cada página. Isto e a sua relação com os dragões e principalmente com Yak – que passa de uma relação cómica (sempre às turras) para uma relação mais amorosa. Eu via-me a torcer por eles ao longo das suas aventuras e perigos. A relação entre Yak e os 4 dragões, Gija, Sinha, Jaeha e Zeno, proporcionam momentos de comédia e distracção, principalmente nos capítulos dramáticos. Para além da história te agarrar a cada capítulo, a ilustração está maravilhosa e mágico.

Agora perguntam: E o mau da fita? Sem dar grandes spoilers, vais te ver a duvidar quem é realmente “mau” e quem está de facto a apoiar a nossa heroína e os seus amigos. Mais não digo porque não quero estragar o suspense da história que, de facto, merece ser lida e vivida. Não é para menos que está classificado em 165° lugar entre todas as mangas já lançadas no maior site de mangas – o Manga Rock. Sem dúvida está no meu top 10. 

Capa
Criado por
Data de Lançamento 5 de agosto de 2009 Volume 28+
Cristina Gomes
Escrito por: Cristina Gomes

Serrana americana nascida nos anos 90, doida por mangas, manhuas, webtoons e tudo o que seja desse género... Cosplayer artesã de coisas em cabedal e adepta de noites de cinema ou sessões de "binge watching" de séries no sofá (desde que tenha pipocas).