WEAK – Hoje falamos de Manga nacional

A Editora Bubok entrou no mercado nacional já em 2018 e vem a apostar em produções bem nacionais. Depois do livro Supernova – A Explosão de Kingu, da autora Sofia Neto, é agora a vez do lançamento de um manga totalmente nacional. Uma ideia que tem sido cada vez mais real graças ao trabalho de editoras como a Bubok. Este novo manga, com o título Weak é uma antologia formada por várias histórias em formato manga, escritas e ilustradas pela artista portuguesa Kachisou.

Para além de ser composto por A Tua Força e Amigos, coletânea de mangas que a levou a arrecadar o primeiro lugar no Concurso da Bubok Portugal – Universo Manga, incluirá também a história Fear. A obra será publicada em dois formatos: normal e Deluxe. A versão Deluxe será em capa mole com badanas e preenchida por outras narrativas criadas especialmente para esta edição física. Nesta edição, poderão encontrar o exclusivo manga Senta!, múltiplos 4-koma, storyboards, notas do processo criativo e uma entrevista à autora.

Kachisou é uma mangaka portuguesa, já reconhecida lá fora, mas que vê o seu primeiro manga totalmente em português a ser lançado. Vencedora de inúmeras edições da competição mundial de manga, Silence Manga Audition, da editora japonesa Coamix, é-lhe intrínseca a estrutura e arte da banda desenhada japonesa.

Assim, em Weak podem contar com um coletânea de one-shots, sendo elas 3 histórias diferentes onde a superação de obstáculos e as emoções são os principais temas. O tema Fear, que foi disponibilizado online em 2019, rendeu à autora mais de 13 mil visualizações.

Tua Força

Joseph sonha em ser pugilista como o seu ídolo, Elroy Abrahama. Contudo, a sua estatura pequena e a sua tenra idade fazem com que seja bastante difícil aguentar os treinos do Treinador Karlus. Afinal é impossível ser lutador de boxe e ser assim tão “fraco”… não é? Na história Tua Força Joseph irá aprender uma lição preciosa que irá mudar a sua vida, tal como um dia mudou a vida do seu grande ídolo…

Amigos

Sozinha e sem ninguém sem brincar, Taiga deambula pelas ruas até encontrar Rotty, um robô, no meio da estrada. Milagrosamente o robô conseguiu acordar mas não se lembrava de nada. Juntos partem em busca da casa de Rotty, pelo caminho Taiga vai aprender uma grande lição…

Fear

Do que tu tens medo? Do escuro? De monstros? Mas… O que são “monstros”? Vem descobrir o que são estes monstros e do que se alimentam numa terna história sobre MEDOS!

Eduardo Rodrigues
Escrito por: Eduardo Rodrigues

Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.