MONSTRA regressa em 2023 com Japão em foco
Publicado a 16 Dez, 2022

O Festival de Animação de Lisboa MONSTRA anunciou o seu regresso em março de 2023 e contará com um destaque especial ao universo japonês de animação. O evento irá acontecer no Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Sociedade Nacional de Belas Artes, no Museu do Oriente, entre outros locais. Guardem já nos vossos calendários os dias de 15 a 26 de março de 2023.

Depois de uma épica edição em março deste ano, a MONSTRA anuncia o regresso em 2023, para 12 dias de uma programação arrebatadora, desta vez com o Japão enquanto país homenageado.

Expoente máximo do cinema de animação e uma referência em todo o mundo, a produção japonesa, cuja importância histórica continua a refletir-se na atualidade, integra o elenco do 22.º Festival de Animação de Lisboa, de 15 a 26 de março, com um extraordinário naipe de realizadores e artistas, entre estreias, clássicos, retrospetivas e convidados.

Uma representação nacional nunca antes vista também vai pontuar a programação e quebrar todos os recordes nas várias competições, no ano em que se comemora o centenário do cinema animado em Portugal: mais uma prova firme de que a MONSTRA continua a sublinhar a história, a celebrar o presente e a fomentar o futuro da produção portuguesa. Até 8 de janeiro, as inscrições estão abertas para a submissão de filmes a competir pelo Prémio SPA / Vasco Granja.

Outra certeza é a aposta na vibrante programação MONSTRINHA, que alcançou mais de 32 mil crianças na edição passada. Este ano, a secção destinada aos mais novos e às famílias traz, como é habitual, uma série de propostas encantadoras e sessões nas e para as escolas de todo o país.

Além do Cinema São Jorge, o fiel anfitrião da MONSTRA, o festival alarga-se aos parceiros habituais, como o Museu da Marioneta, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e a Sociedade Nacional de Belas Artes, e, pela primeira vez em 15 anos, ao Museu do Oriente. Como é habitual, aí será apresentado um conjunto de poderosas exposições e sessões especiais, sem esquecer as masterclasses e os workshops prontos para enriquecer os fãs do cinema de animação e curiosos.

Há muitas novidades e surpresas vindas de todos os cantos do globo por revelar nesta que é uma das mais antecipadas edições do maior ponto de encontro da animação na capital portuguesa.

De 15 a 26 de março de 2023, a MONSTRA à solta em Lisboa.

Okaeri! おかえり [Bem-vindos de volta!]

Escrito por:
Eduardo Rodrigues
Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.