Project Leonardo promete maior acessibilidade
Publicado a 06 Jan, 2023

A PlayStation apresentou o Project Leonardo durante a CES 2023, um novo comando que garante maior acessibilidade para os jogadores com incapacidades. Este comando totalmente personalizável permite uma maior facilidade em desfrutar sessões de jogo mais cómodas e duradouras.

Project Leonardo é apenas o nome de código do novo comando que foi criado para ajudar muitos jogadores com incapacidades e para responder a muitos desafios comuns que jogadores com capacidades motoras limitadas enfrentam, incluindo a dificuldade em segurar um comando por longos períodos, pressionar com precisão pequenos grupos de botões ou gatilhos, ou posicionar os polegares e dedos da maneira ideal num comando padrão. 

Algumas das suas principais características são:

  • Alta personalização de hardware: o Project Leonardo é uma tela para os jogadores criarem a sua própria experiência de jogo. Inclui um kit de componentes trocáveis, botões e tampas analógicas de diferentes tamanhos;
  • Alta personalização de software: na PlayStation 5, os jogadores poderão personalizar a sua experiência de jogo por meio de mapeamento de botões e perfis de comando;
  • Funciona em colaboração com outros dispositivos e acessórios de acessibilidade de terceiros: pode ser usado sozinho, com outro comando Project Leonardo, ou em conjunto com o comando DualSense. Pode ser expandido através de quatro portas AUX de 3,5 mm;

O novo comando foi desenvolvido com a contribuição de peritos em acessibilidade, membros da comunidade e criadores de videojogos. Graças a conversas com esses especialistas em acessibilidade e organizações como a AbleGamersSpecialEffect e StackUp, o Project Leonardo é então um comando altamente configurável que funciona em conjunto com muitos acessórios de acessibilidade de terceiros, que se integram com a consola para novas formas de jogo.

Project Leonardo foi o grande protagonista da PlayStation na conferência CES 2023 realizada na madrugada do dia 5 de janeiro, na qual também foram mostradas novidades para o PlayStation VR2, uma antevisão do filme Gran Turismo, e na qual também se confirmou que entre novembro de 2020 e dezembro de 2022, foram vendidas mais de 30 milhões de consolas PlayStation 5.

Fonte: PR PlayStation
Escrito por:
Eduardo Rodrigues
Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.