The Simpsons chegam ao Fortnite e Portugal ganha um Prémio Nacional de Banda Desenhada

Destaques da semana

A semana passada ficou marcada pelas possíveis novidades relacionadas com a próxima consola Xbox, o anúncio dos jogos do PlayStation Plus do mês de novembro, a nova versão para a Nintendo Switch 2 de Animal Crossing: New Horizons, a contestação relativamente à compra da EA e, por fim, o lançamento do novo modo Battle Royale de Battlefield, intitulado Battlefield: RedSec.

Ainda na semana passada

Tal como o nosso universo, o universo geek também está em expansão, por isso é normal que, entre o início da preparação do vídeo e o seu lançamento, muita coisa possa acontecer.

The Simpsons no Fortnite 

O Omniverso do Fortnite expandiu-se mais uma vez e colecionou mais uma grande joia para a sua coleção. Depois de, no ano passado, a Disney ter comprado participações no valor de 1,5 mil milhões, temos visto cada vez mais colaborações relacionadas com os seus IPs, desde Star Wars a Avatar. Agora, a partir do dia 1 de novembro, os jogadores poderão explorar Springfield graças à nova colaboração com The Simpsons.

Durante o evento, os jogadores poderão jogar com personagens icónicas como Homer Simpson ou até mesmo o Stupid Sexy Flanders (D’oh!), e explorar locais emblemáticos da série, como Evergreen Terrace, a Central Elétrica e o Campo do Cletus, entre muitos outros.

De momento, os jogadores terão de enfrentar três bosses especiais — a Bruxa Marge, o Mau Homer e o famoso palhaço Krusty — de modo a poderem desbloquear algumas armas exclusivas.

Mas a colaboração não se fica pelo jogo: serão lançados quatro mini-episódios originais de The Simpsons, disponíveis dentro do Fortnite, nas redes sociais e também no Disney+. O primeiro episódio estreia no dia 10 de novembro, com os restantes a serem lançados semanalmente até ao dia 24.

blank

Novo Prémio Nacional de Banda Desenhada 

A banda desenhada em Portugal está finalmente a conquistar o reconhecimento que merece. O Ministério da Cultura anunciou esta semana, pela voz da ministra Margarida Balseiro Lopes, durante a sua visita ao festival AmadoraBD, a criação do Prémio Nacional da Banda Desenhada, dotado com 30 mil euros, com o objetivo de valorizar e distinguir esta forma de expressão artística.

O novo prémio estará dividido em três categorias: o Prémio Carreira, que reconhecerá o trabalho de uma vida de um autor; o Prémio Obra, que distinguirá a melhor obra publicada no ano anterior; e o Prémio Inovação, dedicado aos projetos que se destaquem pela sua inovação e originalidade.

O regulamento será divulgado nas próximas semanas, com as candidaturas a abrirem no início de 2026. Os vencedores serão anunciados a 18 de outubro, data que marca o Dia Nacional da Banda Desenhada.

blank
Picture of Francisco Santos
Francisco Santos
Apaixonado por jogos e cinema. Tento partilhar essa paixão com as outras pessoas.

PUBLICIDADE

Últimos artigos

PUBLICIDADE

Achamos que também podes gostar disto

PUBLICIDADE