Above the Snow – Nada mais cozy que neve!

Above the Snow é um simulador de gestão nos Alpes onde o jogador administra um abrigo para alpinistas, gerindo recursos, hóspedes e trilhos. Destaca-se por ser acessível e pouco punitivo, oferecendo uma experiência tranquila e envolvente, ideal para iniciantes, apesar de alguns menus complexos.

Imaginem que iam parar aos Alpes, nos anos 60, e que têm de gerir o vosso abrigo para alpinistas. Above the Snow responde a essa questão, um simulador de gestão onde as nossas tarefas incluem, para além de gerir o próprio abrigo e os seus recursos, têm também que decorá-lo, garantir que têm camas, ter a certeza que as expectativas dos hóspedes correspondem ao vosso abrigo. Para além disso, têm também de construir trilhos pelas montanhas, de modo a que todos os vossos convidados cheguem onde querem.

Above the Snow começa com uma das personagens a ser “convidada” a gerir o antigo resort de modo a pagar uma dívida, nisto são apanhados pelo antigo gestor. Aqui é que começa a diversão, começamos então a preparar o abrigo para os primeiros hóspedes, no entanto, este abrigo ainda não tem as licenças necessárias, daí que aparece a presidente da câmara! Oh não! (pensamos nós) No entanto, ela quer que o nosso abrigo seja bem sucedido e promete ajudar-nos. Isto foi uma forma muito inteligente de progredir a estória, incentivar e criar objetivos para o desenvolvimento do abrigo.

Agora que já sabem melhor do que Above the Snow se trata, ainda não sabem como o jogar ou o que podemos fazer num abrigo no meio da montanha rodeado por nada a não ser neve e gelo. O jogo começa simples, temos apenas uma divisão comunal, e um quarto para rechear com camas, decorações, o necessário para começarmos. Temos também trilhos já previamente construídos, onde, por sorte dos deuses dos videojogos, é mesmo onde os nossos primeiros hóspedes querem ir. Mas depois destas primeiras missões/tutorial, começamos a poder gerenciar mais a sério todo o abrigo, podemos desbloquear novos quartos, novas decorações e construir trilhos tendo em atenção os desejos dos nossos novos hóspedes.

blank

Senti imenso que este foi dos únicos, se não o único, simulador de gestão que não te penaliza gravemente por erros. O que é que eu quero dizer com isto? Se já alguma vez jogaram algum jogo deste género, tal como, Cities Skylines, Anno, Europa, Surviving Mars, entre muitos outros, sabem que há um certo ponto do jogo onde parece que tudo o que fazem vos deixa mal, quer seja sem dinheiro ou sem recursos, e quanto mais tentam combater essa falta, mais se afundam. Eu sei que é após este ponto que tudo fica mais fácil, mas para alguém que não está habituado a este tipo de jogos que pode ser demasiado desafiante e fazer com que o jogador perca a motivação para continuar.

No entanto, Above the Snow consegue ser muito diferente do resto, não somos brutalmente penalizados por nada, tudo o que fazemos pode ser muito facilmente remediado, por exemplo, quero construir mais camas mas não tenho mais madeira, o que fazer a seguir? A resposta óbvia seria, mandar alguém ir buscar madeira, e apesar dessa resposta estar correta, não é a maneira mais fácil de o fazer. Above the Snow oferece um serviço de entregas onde podemos encomendar madeira por dinheiro, isto torna o jogo muito mais fácil e acessível a muita gente. Acho que vão haver pessoas a reclamar que é demasiado fácil nesse sentido, concordo, mas principalmente vejo mais vantagens em ter estas facilidades. Acho que eles olharam mais para este recursos como algo para construir, mais como uma moeda de troca e não tanto como algo extremamente necessário para sobreviver, fazendo com que o foco se mantenha numa experiência tranquila e mais na gerência e não na sobrevivência.

blank

Para além da gerência do abrigo em si, temos também de gerir percursos para vários picos, vários miradouros e vários pontos de interesse. A maneira como os desenvolvedores pensaram neste sistema foi incrível, eles meteram-nos a escolher como fazer o percurso, escolhendo tamanhos das secções, por onde estas passam tendo em conta a inclinação, se passam por floresta e dificuldade do trajeto. Em momentos dei por mim a pensar como fazer o percurso mais adequado para o grupo que ia subir ao determinado ponto, fazendo com que eles tenham todas as suas demandas cumpridas. Admito que já no final do meu tempo de jogo me foquei mais na estória e a cumprir as missões. Foi muito interessante aprender sobre a construção de caminhos específicos pensando nas peculiaridades das montanhas.

Outra coisa muito interessante que fizeram neste jogo foi uma “skill tree” onde nos é possível desbloquear upgrades consoante o nível do abrigo. Estes upgrades são desbloqueados apenas com dinheiro, o que facilita muito a evolução do jogo, pois dinheiro foi uma coisa que nunca me faltou. No entanto, achei que por vezes, tanto a navegação da “skill tree” e dos trilhos muito complexa e difícil de entender, tal como os menus sendo complexos de analisar.

Para concluir, Above the Snow está muito bem construído e bem pensado. É perfeito para quem está agora a começar neste género de jogo, pois apesar de fácil, ajuda bastante a perceber como funcionam as mecânicas de gerência. É bonito, com uma arte interessante e com um UI, apesar de complexa, bem desenhada. Genuinamente diverti-me imenso a jogá-lo, e aconteceu algo que não me acontecia à algum tempo, perdi-me totalmente durante mais de uma hora, completamente viciado em gerir o meu abrigo na neve.

Above the Snow

blank
Lançamento: 2026-04-23
Distribuição:
Estúdio:
Plataformas:
8.5
Picture of Tiago Rafael
Tiago Rafael
Ávido apaixonado pelo mundo geek. Sempre um busca da seguinte aventura, seja em jogos, filmes, séries e outros meios. Sempre pronto para falar e escrever sobre tudo!

Colaboraram neste artigo

PUBLICIDADE

Últimos artigos

PUBLICIDADE

Achamos que também podes gostar disto

PUBLICIDADE