Harrow County Vol.4: Laços De Família
Publicado a 29 Out, 2020

O Ciclo dos Horrores continua e agora que está a chegar perto do final, aproveito para escrever sobre o quarto volume de Harrow County. Ainda não tenho por aqui os quatro volumes seguintes, mas em breve vou tratar de resolver este problema. Enquanto isso não chega, já podem ler no site a opinião dos quatro primeiros volumes, que equivalem exatamente a metade desta história. Entretanto em Portugal, a G Floy Studio, já lançou os oito volumes existentes, concluindo assim esta estranha história.

Harrow County Vol.3: A Encantadora de Serpentes

Se leram o artigo há uns dias sobre o terceiro volume, podem ter notado que houve algumas diferenças entre os dois primeiros livros e o terceiro, principalmente quanto à arte que nos é apresenta. Harrow County é uma história de terror e isso tem vindo a ser demonstrado de diversas maneiras, mas principalmente neste volume conseguiu dar um lado muito mais assustador. Não falo assustador no que toca às imagens, mas sim a todo o sentimento envolvido nestas páginas. O quarto livro demonstra uma evolução na história que nos vai fazer refletir sobre cada acontecimento. É uma forma realmente arrepiante de começar a desvendar algumas das questões que podem ter vindo a ser colocadas ao longo dos primeiros livros.

Além disso, a história apresenta uma continuidade que deixa tudo em aberto para os próximos quatro volumes, mas que deixa portas fechadas e resolvidas suficientemente importantes para sentirmos aqui um meio final. É interessante ver como Cullen Bunn representou um lado familiar que se rege por tantas regras, mas que ao mesmo tempo, demonstra aterrorizantes formas de cumprir as mesmas. Podemos observar este assunto de forma muito profunda e perceber como, por vezes, vamos contra certos ideais para fazer levar as nossas vontades avante. Mais que isso, a protagonista volta a ter espaço para se demonstrar como realmente importante para esta história e cada vez mais se destaca como uma peça importante para desvendar todos os mistérios de Harrow County.

Tyler Crook mantém o estilo já conhecido dos restantes livros e o traço pouco certo que torna esta arte muito característica. A cor aqui é forte e os escuros deixam de ter espaço para dar lugar a cenas vibrantes e tons muito claros, mas sempre com aspectos que nos lembram que esta é uma história assustadora. Tem vários pormenores muito interessantes e destaca-se especialmente em relação aos três primeiros livros. A forma como o contraste entre os momentos mais arrepiantes e os momentos mais solenes se cruzam está realmente muito bem trabalhada. É um livro de grande qualidade no que toca à sua arte e ao contrário do terceiro volume, onde cada capítulo parecia ter um tom diferente, aqui tudo se encaixa na perfeição, começando com uma luz diferente que vai desvanecendo à medida que vamos descobrindo mais verdades e que no final se transforma novamente no tom inicial.

O quarto volume de Harrow County, com o subtítulo Laços de Família, é um excelente livro em todos os aspectos. Até agora, é o meu volume favorito e estes cinco capítulos que o compõe demonstram muito bem a potencialidade desta história. É arrepiante de formas muito diferentes, onde a arte que cobre as páginas nos vai deixar perplexos, mas a história que envolve cada quadro desta arte é um trabalho de nos deixar no mínimo pensativos. É arrepiante sim… As imagens gráficas de grande qualidade são apenas uma parte deste estranho mundo de Harrow County, pois a história vai subtilmente interiorizando ao leitor questões que são totalmente arrepiantes. Se não leram nenhum destes livros, este é o momento.

Este artigo pertence ao especial

Harrow County Vol.4: Laços De Família
Harrow County Vol.4: Family Tree
Capa
Incrível
História:
Arte:
Lançamento: junho 2018
4/8
Distribuição:
9.5
  • Positivo
  • Um meio caminho que não só fecha algumas dúvidas, como apresenta um caminho interessante para o resto da história
  • Arte mais colorida que nunca, fazendo um contraste muito interessante entre os momentos mais arrepiantes e toda a estrutura da história
  • Uma história que transmite muito com questões arrepiantes que vão além das imagens gráficas
Escrito por:
Eduardo Rodrigues
Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.