Quando este menino saiu eu fiquei louco, com a cabeça à roda. A promessa de podermos ser um herói ou um vilão mediante as nossas ações achei algo absolutamente fantástico. Um tipo na capa, careca, com um casaco que mais parece um corta-vento do estilo oleado, achei excelente. A primeira vez que o vi na mão de alguém foi do Ed, uma edição de colecionador na Fnac de Coimbra que ele tinha, e eu apaixonado!
A ideia do jogo em termos de evolução de ações boas ou más do nosso avatar, ou seja lá o que for, já não é novo. Um jogo brutal também para a sua altura, o Black & White, já o usava. Black & White nunca o passei até ao fim, será o futuro quando o “zerar”!
Cole é a nossa personagem, um tipo descansado que faz entregas de bike quando de repente tudo explode, é pior que o filme Armageddon com o seu meteorito.
Numa cratera enorme e tudo o que o rodeia em chamas, ele vê-se estropiado e a correr desalmadamente para longe de sabe-se lá o quê!
Após um tempo, Cole apercebe-se com o seu amigo Zeke que tem poderes sobre-humanos. Como uma bateria ambulante (palavras do amigo Zeke), ele carrega-se de eletricidade em carros, cabos, pessoas, lâmpadas, baterias, tudo o que possam imaginar para usar os seus poderes para o bem ou para o mal. E aqui, mediante o caminho escolhido e as ações tidas pelo jogador em certas escolhas essenciais que se põem ao longo da história, novos poderes e evoluções são desbloqueadas!
É aqui que Cole se evidencia, entre simples raios que lhe saem das mãos, campos de força, granadas elétricas, uma espécie de tiro de bazuca elétrica, ou fortes tempestades são o seu arsenal. Para o caso de dúvidas, podemos bem andar ao murro ou ao pontapé que também é engraçado!
O ambiente em que Cole e amigos estão inseridos não é nada fácil. Metro City está isolada do resto do seu país e do mundo. Pelo que aconteceu está isolada para conter uma epidemia, e numa cidade onde tudo escasseia, outros poderes surgem. Os marginalizados da sociedade, como os gatunos e indigentes são chamados para o ladro negro da força, formam gangues mortíferos que depressa açambarcam os escassos bens que existem na cidade, como os racionamentos que vêm por avião do exterior. Estes são os principais inimigos de Cole ou para ajudar os mais desfavorecidos, ou no seu caminho para o topo da cadeia alimentar do poder!
Vista da terceira pessoa, a jogabilidade é excelente. Controlos reativos e rápidos, para uma brutalidade dos inimigos que se quer quando queremos ser o maior herói, ou vilão. Temos acesso a um mapa no cantinho para podermos seguir os nossos objetivos, e uma barra que nos permite verificar qual o nosso nível de energia para o combate. Com a coleção de bocado de eletricidade e da experiência por missões ou pela derrota de inimigos, evoluímos os nossos poderes e a capacidade elétrica do nosso corpinho! Quanto a missões, estas são como um típico jogo de RPG/Aventura, missões principais ou secundárias. Importantes são as missões secundárias pois permitem libertar partes da cidade destes gangues mortíferos e malcheirosos, apesar de as missões serem um bocado repetitivas.
Graficamente o jogo é muito pouco ortodoxo. As cutscenes parecem saídas de uma banda desenhada, e na medida que o jogo se desenrola parece-me um misto de BD com o realismo permitido pela PlayStation3. Não é fácil explicar por palavras mas, as roupas mais estendidas com um recorte imperfeito na medida que os corpos das personagens se movem parecem cartunescos. O próprio ambiente poeirento e apocalíptico digno da quarentena e da explosão fazem lembrar o mesmo, a forma como Cole trepa prédios, o ambiente da luta ou a movimentação enquanto dispara os seus raios idem. Eu enquanto jogava só me lembrava do Comix Zone, apesar de este ser em 2D, eu achei muitas semelhanças nas diferenças.
Meus amigos, muito ainda tinha para dizer sobre este jogo mas estou a atingir o limite de texto. Este é um dos meninos que me fez nascer o interesse por esta geração e por esta consola, apesar de não ser o único. E já que utilizei esta palavra, o seu estilo único, a dificuldade e o seu plano imersivo fazem dele um must have para esta plataforma! Joguem muito e divirtam-se!
Um abraço a todos!
Redes Sociais