Jack Ryan está de regresso para mais uma missão na Prime Vídeo. A série interpretada por John Krasinski chega à terceira temporada e continua a expandir o personagem e os seus aliados. Mais uma vez, estamos perante um novo problema que o personagem de Tom Clancy terá de resolver e como sempre esse problema pode despoletar um autêntico desastre à escala global. Estamos perante um Jack Ryan mais ativo e próximo de um soldado do que os fãs do escritor conhecem.
Na primeira temporada ainda tivemos oportunidade de ver aquele lado de operacional de secretária que estava fora do seu ambiente, mas rapidamente percebemos que o caminho passava pela ação e a segunda temporada leva o espetador por um ambiente mais ativo do protagonista. Se assistiram e gostaram das duas primeiras temporadas, então posso já adiantar que podem continuar a assistir, porque a nova jornada do personagem segue o mesmo caminho.
De regresso estão também alguns dos personagens mais importantes da temporada anterior, mas igualmente vão poder conhecer algumas caras novas. Cada uma com a sua importância na narrativa, mas tudo ainda mais centrado no protagonista. Aliás, este é o ponto central de toda a trama, colocando ainda mais incidência nas suas capacidades militares e estratégicas. Krasinski volta a estar muito bem no papel que lhe é aqui apresentado.
Não esperava nada de muito diferente, mas é suficiente para criar momentos interessantes e carregados com um mistério saudável que vai fazer o espetador interrogar todos os detalhes. Wendell Pierce regressa num papel um pouco mais apagado durante grande parte da temporada, mas com o seu destaque e importância no plano geral da temporada. Quem também volta para ajudar Ryan na sua jornada é o ator Michael Kelly.
Se na primeira temporada o médio oriente foi tema principal, na segunda tivemos a Venezuela como destaque. Nesta terceira temos a Rússia e os seus perigosos jogos contra o mundo. Um pouco a par dos acontecimentos reais, a série leva o espectador por uma viagem com muita intriga, momentos de desconfiança e coloca o grupo principal numa situação complexa. Mais uma vez com a necessidade de utilizar a inteligência de Ryan, que estava uns passos mais à frente que o resto do mundo, para se conseguir safar.
Criada dentro dos moldes já estabelecidos na série, confiamos a assistir a um conjunto de episódios com muita ação, explosões e cada vez mais investimento nos efeitos especiais. Percebe-se claramente que a Prime Vídeo está a apostar nesta série, apresentando momentos mais impactantes no que toca à imagem. Planos e cenários cada vez mais elaborados e maiores. Com efeitos práticos e especiais cada vez mais espetaculares. Esta é uma daquelas séries que será um regalo para os olhos de muitas pessoas.
Não sabia muito bem o que esperar quando comecei a assistir pela primeira vez, mas a chegada da terceira temporada levou-me finalmente a pegar em tudo o que estava para trás. São dez episódios por temporada, com cerca de 50 minutos por episódio, mas com um ritmo ótimo. A série nunca se torna demasiado aborrecida nem a ação toma conta do momento. É uma série que toma o seu ritmo para contar a história e onde cada temporada nos coloca perante um desafio novo.
A missão muda, alguns personagens mudam, mas a essência mantém-se e isso acaba por ser mesmo o mais importante. A série tem feito crescer a ação e tudo o que a envolve. Apesar de sempre existir uma ameaça global, parece que a cada temporada fica ainda mais perigoso e nesta terceira a ameaça é uma das maiores que poderia existir, com questões nucleares. Isso deixa-me em conflito para a continuidade desta série, porque onde estaremos na quarta temporada? Começa a ser demasiado para apenas um operacional e pode tornar-se demasiado fora do normal.
O tom de realismo desta série é o que me desperta interesse e a questão que levantei anteriormente pode ser um problema sério para o investimento da minha parte. De qualquer forma, a terceira temporada deixou-me curioso por mais e com certeza irei esperar por mais uma aventura de Jack Ryan, já que nada fica encerrado por aqui. É uma série para quem gosta do género, mas que provavelmente vai irritar alguns fãs mais acérrimos das histórias dos livros.
Depois de tantos atores incríveis a interpretar este personagem ao longo da história, Krasinski destaca-se nesta jornada mais moderna das aventuras de Jack Ryan. Não sei o que virá depois disto, mas depois desta terceira temporada espero realmente tudo. Término apenas dizendo que recomendo a darem uma oportunidade, porque quem sabe pode estar aqui a vossa próxima série.
Esta análise foi possível com o apoio da Amazon Prime Video!
Redes Sociais