Loki – Terminou mesmo assim?
Publicado a 19 Jul, 2021

Nenhum personagem verdadeiramente morre na Marvel e Loki é a prova disso.

Foram 6 semanas, 6 episódios e especificamente 6 personagens que vão ficar marcados na história da Marvel Studios. A companhia que nos ofereceu uma experiência arrebatadora ao longo de 10 anos, que culminou num filme que causou um impacto gigante na indústria cinematográfica, está agora a expandir as suas ramificações. Muito graças ao serviço da Disney+, temos agora conteúdo maravilhoso como é o caso desta série do Loki.

WandaVision foi uma série incrível. Como primeira desta quarta fase do Universo Cinematográfico da Marvel, foi uma autêntica lufada de ar fresco. Conseguiu inovar e oferecer algo de totalmente diferente em relação que já tínhamos visto. O Falcão e o Soldado do Inverno não só nos deu oficialmente o novo Capitão América , como nos levou numa jornada muito profunda, pessoal e carregada de significado em duas personagens que ainda têm muito a falar na sua história.

Sinto que Loki conseguiu fazer um pouco dos dois mundos. Além de nos oferecer uma história complexa e interessante, encaixa também um conjunto de marcas únicas e que a diversificam de tudo o que já vimos. Desde os personagens, até aos efeitos visuais, a sua realização e a sua escrita oferecem uma verdadeira experiência cinematográfica dividida em seis pedaços… e que seis.

Não confies num Loki!

O arranque de Loki foi tudo aquilo que imaginei assim que o personagem agarra o Tesseract durante os eventos de Vingadores: Endgame. Aquele momento colocou-me logo a imaginar as possibilidades, os multiversos, as linhas temporais, entre outros. Ainda pouco se sabia da próxima fase. O que iria acontecer a seguir era incerto, mas aquele pequeno momento que tantas repercussões poderia vir a ter, agora tem aqui tudo explicado.

Contudo há algo que me continuou a deixar intrigado. Se bem se lembram, no filme dos Vingadores é referido que tudo o que fizeram levou a que a linha temporal fosse reposta no final. Por essa razão, Loki ao levar o Tesseract seria apagado da existência. Como explicamos isto? Bem, na verdade é muito simples. Na TVA não existe a passagem do tempo, acabando por resolver este pequeno problema. Não só isso, mas Loki acaba por ter ainda repercussões na história da linha temporal dos Vingadores.

Tudo acabou por dar a volta e Loki, que morreu numa linha, está agora vivo novamente em qualquer uma das linhas temporais. Mais ou menos como Gamora “regressou” dos mortos.

As possibilidades que estas ramificações levam a todo o universo da Marvel no cinema e agora na televisão. São tantas que vão dar asas a muito tipo de teorias dos fãs. Mais uma vez, depois de 10 anos de grande aparato no cinema, com um grande encerramento, a Marvel Studios já está novamente a deixar os fãs babados por mais conteúdo.

O personagem não fica por aqui e já está confirmado para mais uma série de aparições no futuro.

Tal como referi, neste momento temos Loki novamente inserido na MCU, apesar da sua morte em Endgame. Não esquecendo que esta variante do personagem não é a mesma do que morreu. Contudo, durante a sua estadia na TVA, o personagem foi capaz de ficar a conhecer a sua história futura, tendo assim memórias, que na verdade não são memórias, de toda a sua vida até à morte.

Escrever e gerir as minhas linhas de ideias sobre Loki é tão confuso como qualquer pedaço de entretenimento que comece a mexer com linhas temporais. Principalmente quando exploramos um universo tão complexo como é a Marvel. Todos os heróis e vilões que podem surgir, todas as possibilidade de variantes que agora podem fazer parte desta história. Quase tudo é possível neste momento e o futuro será algo de extraordinário.

Loki não ficará mesmo por aqui e a sua presença em filmes como o próximo Doctor Strange já é uma garantia, tal como a segunda temporada que foi confirmada na cena pós-créditos. Aliás, não era preciso uma cena para a confirmar, porque o último momento do personagem garantem que esta história ainda tem muito para contar.

  • Positivo
  • Sem perder a essência de Loki e da Marvel, esta série é uma bela homenagem à Marvel
  • Sophia Di Martino é extremamente agradável de assistir a interpretar Loki
  • Loki
  • Loki
Escrito por:
Eduardo Rodrigues
Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.