Malamander
Publicado a 26 Fev, 2024

Malamander conta a história de um monstro que existe apenas em livros, uma lenda para ser contadas as crianças de Eerie-on-Sea, para as manter longe do mar e das criaturas que lá vivem. Mas…será que o Malamander é mesmo uma lenda?

Era inverno na pequena cidade costeira de Eerie-on-Sea, que a primeira vista pode parecer normal mas os segredos vão se revelando.

Começando pelo misterioso Grand Nautilus Hotel, um hotel recheado de aventuras e mistérios. O nosso pequeno Herbert, Herbie para os amigos. Ele trabalha nos perdidos e achados do hotel, tem apenas 12 anos e era uma criança perdida assim como a Violet.

No entanto, ambos com suas próprias histórias, Herbie foi adotado pelo staff do hotel, enquanto Violet foi encontrada no quarto 404 quando ainda era um bebê, sem pais à vista. Eles haviam desaparecido de maneira misteriosa, deixando para trás apenas dois pares de sapatos à beira-mar. Este seria um dos maiores mistérios de Eerie por anos. Entretanto, um dia, Violet retorna em busca das respostas que assombraram toda a sua vida.

Numa noite, Herbie faria o seu trabalho quando de repente uma desconhecida da sua idade entra pela janela à procura de esconderijo do grande, mau, e velho marinheiro que a persegue desde a sua chegada. Herbie, confuso tenta perceber quem é esta menina, e o que ela faz ali, mas tem que ser tudo em segredo se o gerente do hotel encontra-os, o Herbie está feito!

Violet sabia o que fazia quando apareceu na janela do Herbert, pois ele sabe desvendar o que acontece a coisas desaparecidas, então… não será muito diferente de encontrar pessoas desaparecidas… certo Herbie, na sua bondade, aceita ajudar Violet a encontrar os seus pais, não sabendo que ambos vão desvendar uma história muito mais profunda.

Onde a mítica criatura do Malamander volta. Uma criatura selvagem capaz de destruir os navios que por ele passavam,  matar marinheiros e ainda lançar maldições aqueles que o tentavam roubar. Onde a realidade se mistura com o mistério e a magia, quem parece ser amigo…. Pode não o ser… e quem menos esperam um papel importante desempenhará!

Após esta breve introdução ao livro, podemos concluir que uma das características mais destacadas é a capacidade de cativar os leitores, algo que o autor realiza desde a primeira linha. Se o início da narrativa já é esplêndido, as expectativas mantêm-se elevadas ao longo da história. A obra é marcada pela criatividade e dinamismo, raramente deixando a sensação de que a história está estagnada. O autor habilmente apresenta o passado que conduz ao desenrolar da história.

Quanto aos personagens, são introduzidos de maneira suave, permitindo uma compreensão genuína dos seus propósitos na trama. O único defeito notável neste livro reside na rapidez dos acontecimentos, que não proporciona tempo suficiente para saborear o que acabamos de ler. Quando percebemos, já estamos imersos na próxima aventura. Isso faz com que a leitura do livro seja ágil, o que, por um lado, é positivo, mas, por outro, pode ser considerado um ponto de atenção.

Vale ressaltar que este livro é o primeiro da coleção Legends of Eerie-on-sea. Mesmo que optem por ler apenas este volume, ele funciona bem como uma obra independente, já que a história se conclui, e o próximo livro inicia uma nova narrativa, uma característica que aprecio bastante.

Por vezes, algumas sagas interrompem a narrativa no meio, incentivando a compra do próximo volume, e frequentemente são excessivamente longas sem razão aparente, deixando muitos espaços em branco. Pessoalmente, isso não me agrada. No entanto, Legends of Eerie-on-Sea não segue esse padrão. Se apreciam histórias envolvendo monstros míticos e mistérios repletos de aventura, recomendo vivamente experimentar este livro. E, se forem suficientemente corajosos, também podem explorar os volumes seguintes para descobrir os mistérios que ainda aguardam ser desvendados em Eerie.

Malamander
Malamander
Muito Bom
História:
Ano: 2019
Saga/Série: The Legends of Eerie-on-sea 1/5
Distribuição:
Lançamento: 2 de Maio de 2019
8.5
  • Positivo
  • Cativante
  • Lê-se com facilidade
  • Temática interessante
  • Bastante dinâmico
  • Negativo
  • Acontece tudo muito rápido
Escrito por:
Mafalda Herédia
Lisboeta preparada para novos desafios, sejam eles subir as ruas íngremes desta cidade ou viajar para mundos mais distantes da minha zona de conforto. Com isto dito, adoro videojogos casuais mas estou sempre pronta para a ação. Podemos considerar me viciada em qualquer coisa que me tire desta realidade para uma melhor seja ela, uma cidade mantida em cativeiro pela feiticeira do caos ou a vida escandalosa de um uma certa atriz com 7 ex-maridos ; )