Baseado no romance homónimo de 2014, escrito por John Bonville sob o pseudónimo de Benjamin Black, Marlowe: O Caso da Loira Misteriosa marca a décima primeira interpretação no cinema da personagem criada por Raymond Chandler. A última vez que vimos as aventuras de Philip Marlowe, foi no filme de 1978, O Sono Derradeiro (The Big Sleep), protagonizado por Robert Mitchum.
Marlowe: O Caso da Loira Misteriosa é passado no final da década de 1930, com a 2ª Guerra Mundial a emergir. Philip Marlowe, protagonizado por Liam Neeson, naquele que assinala o seu 100º filme, é um detetive privado contratado por Clare Cavendish (Diane Kruger), uma herdeira que procura desesperadamente o seu amante, que terá desaparecido há cerca de alguns dias. De acordo com as informações recolhidas, Marlowe descobre que Nico Peterson (François Arnaud), o amante de Clare, trabalhava como prop master na Pacific Film Studios e, que terá sido atropelado depois de ter caído, embriagado, à porta de um dos mais exclusivos clubes de Los Angeles.
Em Marlowe: O Caso da Loira Misteriosa, o ambiente, os personagens e a própria história são um call-back à era noir da história do cinema. O filme de detective The Maltese Falcon de 1941, protagonizado por Humphrey Bogart e Mary Astor, é considerado por muitos, o primeiro filme noir da história do cinema americano.
Neste filme, os cenários, o guarda-roupa e o ambiente transmitem-nos uma atmosfera da época dos filmes noir muito interessante, que nos faz recordar os famosos filmes de detetives, e nos deixa empolgados e com vontade de seguir a personagem de Liam Neeson por todo o lado, enquanto procura desvendar mistério da morte do amante da sua cliente. No entanto, o argumento torna-se aborrecido e demasiado previsível a certa altura, transformando naquele que seria um filme ao nível dos clássicos, num filme com pouca intensidade e que não utiliza todo o seu potencial.
Seis anos depois, Jessica Lange faz o seu regresso ao grande ecrã, reunindo-se com Liam Neeson, depois de os dois terem entrado em Rob Roy em 1995. A atriz americana, que já venceu um Oscar em duas ocasiões (melhor atriz secundária em 1983 com Tootsie e, melhor atriz principal em 1995 com Blue Sky), tendo sido nomeada outras tantas vezes, regressa com toda a sua elegância e profissionalismo, algo que já me tem vindo a habituar desde a sua participação em quatro temporadas de American Horror Story, a série de antologia criada por Ryan Murphy.
Lange protagoniza Dorothy Quincannon, uma rica e antiga estrela de cinema que tem como amante e consultor financeiro, um dono de um estúdio de cinema e, futuro embaixador dos Estados Unidos em Inglaterra. A par com Liam Neeson e Diane Kruger, a prestação de Jessica Lange foi um dos highlights do filme e, sem duvida trouxeram outra autoridade ao filme.
Marlowe: O Caso da Loira Misteriosa é um filme interessante e cativante, com muitos mistérios por desvendar, mas que começa a ficar maçador, confuso e previsível quando nos aproximamos do 3º ato, e existem demasiadas personagens a relacionarem-se entre si. Ao contrário dos seus filmes anteriores, Liam Neeson, o protagonista deste filme, não tem um papel tão bi-dimensional como nos seus filmes de ação anteriores, e torna-se um personagem interessante e misterioso, que nos deixa com vontade de o conhecer melhor.
Esta análise foi possível com o apoio da NOS Audiovisuais!
Redes Sociais