My Dress-up Darling – Um anime de romance completamente diferente
Publicado a 12 Jun, 2022

My Dress-up Darling é um dos anime que mais esperei na temporada de Inverno e, quando saiu, mostrou que é possível ter um anime de romance completamente diferente de todos os outros. 

O mangá escrito e ilustrado por Shinichi Fukuda e publicado na Young Gangan da Square Enix, já conta com 9 volumes. Foi adaptado para anime pela CloverWorks e esteve no ar entre Janeiro e Março de 2022.  Tem 12 episódios, cada um com uma média de 24 minutos cada. 

A história segue Wakana Gojou, um jovem da secundária com uma grande paixão por bonecas Hina, bonecas tradicionais do Japão.

Esta paixão foi adquirida ao ver o avô a fazer as bonecas, desde de pequeno, na sua loja de bonecas. Gojou deseja assim seguir os passos do avô e tomar conta do negócio de família e por isso foca-se a tempo inteiro em melhorar o seu trabalho para ser tão bom quanto o seu avô. Isto acaba por dificultar a sua vida escolar quando se trata de fazer amizades. Gojou acaba por ser bastante solitário e tímido. 

Marin Kitagawa, uma das raparigas mais populares da escola, é bastante extrovertida e sem medo de dizer o que pensa ou o que gosta. É quando Marin conhece Gojou, e ambos descobrem os hobbies um do outro, que se cria uma amizade. Marin confessa a Gojou que quer fazer cosplay mas não é boa a costura, e Gojou aceita usar os seus talentos de costura para ajudar Marin a cumprir o seu sonho de cosplay. 

O mangá é bastante popular, e por isso o anime foi bastante esperado. No entanto, devido ao facto da existência de elementos Ecchi, as críticas tomaram posições bastante variadas. Pessoalmente, não acho que seja um problema. Apesar de haver situações com um tom mais sexy, são sempre referências ou pequenas situações que não incomodam a atmosfera da história.  Nunca é demasiado que canse ou cause desconforto. 

Marin nunca é sexualizada ao nível do Ecchi, nunca há momentos onde pensamos que já não estamos a ver um anime. Marin é extremamente querida e fofa, apenas muito extrovertida. Há um equilíbrio perfeito entre o lado sexy e o lado fofo da personagem. 

Isto, juntando ao facto que os dois protagonistas se complementam perfeitamente em termos e personalidade, é como uma brisa de ar fresco no género de romance. Há um elemento novo que foi perfeitamente utilizado aqui. 

Segue nos passos de Horimiya na categoria de romance, animes que inovam de modos diferentes mas que trazem novidades a um gênero que pode rapidamente se tornar repetitivo. 

Preciso também mencionar que a história é escrita por uma mulher! Shinichi Fukuda foca nesta área onde o ecchi e o romance tradicional se misturam sem cansar ou ser exagerado. Há um espelho de dois aspetos da natureza feminina. Kudos para a mangaka.

Outro aspecto espetacular da história é o foco no mundo do cosplay! De facto, é através do cosplay ou da vontade de fazer cosplay de Marin que o par se conhece. É uma parte importante da história.

Há uma visão interessante desta comunidade, do trabalho, tempo e esforço monetário que é posto em cada projeto de cosplay. O sentimento de cada cosplayer por detrás das suas escolhas de personagens e todo o seu trabalho. É uma boa escolha para quem quiser perceber melhor este mundo.

É um anime que recomendo a quem goste de romance e queira algo novo. Recomendo também quem não gosta de romance mas queira experimentar. É um anime particular e único que conquista. 

Há, no entanto, a possibilidade de outros animes de romance mais tradicionais se tornarem genéricos após a exibição de My Dress-up Darling e de outros animes já mencionados aqui no site. A barra está no topo neste momento!

My Dress-Up Darling
Sono Bisuku Dōru wa Koi wo Suru
Muito Bom
Criador:
Realizador:
Ano: 2022
Tipo: serie Episódios: 13
Distribuição:
Estúdio:
8.5
Escrito por:
Beatriz Cavalheiro
Uma geek escondida por debaixo de uma capa de historiadora - aquela que estuda enquanto vê streams de Twitch. Amante de tudo o que seja geek, tem o seu foco especial nos videojogos, mangas e anime. Joga Dungeons and Dragons e vê as séries sempre atrasada devido a sua honesta distração. Podem encontrar-me a fazer sonecas ou a cantarolar. Expert no lore de Gorillaz.