A melhor jogada de marketing que a 2K games fez foi por o NBA 2K20 a 5€. Eu já não jogava NBA 2K há bastante tempo, até já tinha perdido algum interesse no basquetebol, mas quando vejo um jogo como o NBA 2K20 com 91% de desconto, tenho simplesmente que aproveitar. E com essa compra vieram bastantes meses de jogo e deslumbramento com o que NBA 2K se tornou. Voltei-me a apaixonar pelo basquete e hoje posso até dizer que sou fã.
Foi com muito entusiasmo e gratidão que recebi o NBA 2K21 para jogar. Já tinha feito um “Primeiras Impressões” à demo (que podem ler em baixo), e por isso estava muito curioso para saber se o produto final correspondia de alguma maneira ao que senti na versão de demonstração.
Sem mais demoras, vamos mergulhar no NBA 2K21.
https://www.cafemaisgeek.com/videojogos/nba-2k21-primeiras-impressoes/
NBA 2K21 é o seu próprio jogo e não uma cópia do anterior. Apesar de ter um menu mais clean, uma das principais mudanças do NBA 2K20 para o NBA 2K21 foi a alteração da barra do lançamento. É bastante diferente da que estamos habituados nos últimos anos e, inicialmente, fez-me um pouco de confusão, mas rapidamente habituei-me, porque percebi que fazia muito mais sentido.
Esta nova barra de lançamento dá-nos uma melhor percepção da dificuldade do lançamento que vamos fazer. Dependendo da skill do jogador, se está marcado, se está longe, se está em desequilíbrio… a barra amarela (onde temos de acertar) torna-se mais pequena e até muda de posição, assim como o ponteiro de velocidade. Ao ter estas dinâmicas na barra de lançamento, o jogo torna-se mais interessante ser jogado, porque precisamos de conhecer os jogadores e as situações de jogo para saber se vale a pena tentar encestar.
MyCAREER
O modo MyCAREER sempre foi o meu favorito em jogos de desporto. Foi o modo de jogo que mais joguei no NBA 2K20 e por isso queria que fosse a primeira coisa a experimentar no NBA 2K21.
A construção da build do nosso MyPLAYER está exactamente igual ao jogo do ano passado, tirando algumas personalizações estéticas. Isto não é um aspecto necessariamente negativo porque esta é uma parte do jogo que merece algum estudo, experiência, tentativa e erro até encontrarmos a build perfeita para o estilo que queremos jogar. O facto dessa construção ser igual de um jogo para o outro, facilita a transição e permite poupar tempo aos que já têm algum conhecimento na matéria.
Depois de construir e personalizar o MyPLAYER, estava muito curioso para conhecer a história deste ano. Conta com algumas caras que já conhecemos de outros jogos como Lance Reddick (Sylens de Horizon Zero Dawn) e Jesse Williams (Markus de Detroit: Become Human) numa história bem mais longa que a do ano passado.
Depois de completar a história e jogar uns joguinhos, fui explorar o novo Neighborhood. O tema deste ano é a praia e conta com algumas (pequenas) novidades no espaço que dá para circular e aceder.
O MyCAREER continua a apresentar-se o mais completo e desafiante de todos. Com a sua variedade de modos de jogos e personalizáveis, continua a ser o destaque da franquia NBA 2K.
Quem comprar a Mamba Forever Edition tem incluído os seguintes itens:
MyTEAM
Outra boa surpresa neste jogo é o modo MyTEAM. Para quem está familiarizado com FIFA, este modo de jogo é o equivalente ao Ultimate Team e, a meu ver, está ao seu nível. Dou por mim, neste NBA 2K21, a jogar tanto ou mais MyTEAM como MyCAREER.
Após criar a minha equipa, os Miami Café Mais Geek, fui inundado com uma avalanche de bónus por causa da Mamba Forever Edition. Destes bónus fazem parte:
Mal sabia eu que todos estes bónus iriam dar-me um avanço injusto contra todos os adversários low-tier que eu apanhava. Depois de resgatar todos os bónus fiquei com o seguinte roster de jogadores (sem gastar um único tostão):
A partir daqui foi sempre a melhorar o roster, mas, infelizmente, por muito boa que seja a equipa, se o jogador que está a controlá-la é mau, não há milagres.
MyTEAM tem vários modos de jogo online e offline em 3v3 ou 5v5. A sua variedade de conteúdo e recompensas torna este modo muito dinâmico e viciante, em que quase apetece ir lá todos os dias nem que seja para resgatar a recompensa diária e fazer um joguinho rápido.
Este modo de jogo recompensa quem joga muito e faz grind para redimir os melhores jogadores no final da lista de recompensas.
MyGM
Outro modo de jogo que quero realçar no NBA 2K21 é um modo que costumo gostar muito de jogar nos jogos de desporto: modo treinador. Nunca tinha experimentado este modo num NBA 2K por isso fiquei agradavelmente surpreendido com o que encontrei.
Achei muito interessante o que significa “ser treinador” neste modo de jogo. Não é apenas dar indicações tácticas, negociar contractos e fazer um jogo ou outro. Em NBA 2K21 o treinador age de maneira profissional e pessoal com os jogadores e staff (treinadores, personal trainers, olheiros, etc.), de modo a aumentar a moral e confiança da equipa.
Encontramos nos em diferentes locais como na limusine, no restaurante, fora do centro de treinos, no gabinete, etc. A certo ponto, dei por mim a discutir sobre a compra de Bitcoin com o LeBron James, a perguntar ao Alex Caruso quantas vezes é que ele aspira a casa, perguntar ao Anthony Davis a última vez que foi ao dentista… Coisas banais, conversas de circunstância que cumprem um propósito maior para a gestão da equipa. Mas também se tem conversas sobre minutos de jogo, investimento nos fãs e outras coisas que fazem o clube crescer.
No modo MyGM somos responsáveis pelo clube todo e não apenas pela equipa. Temos de gerir finanças, jogadores, staff e redes sociais. Isto torna este modo de jogo bastante completo, mas também bastante difícil de gerir tudo ao mesmo tempo.
Compensa a Mamba Forever Edition?
Já tive oportunidade de referir alguns dos bónus que esta versão premium traz, mas vou deixar aqui a lista completa:
A diferença entre a versão “normal” e a Mamba Forever Edition é de 30€. Se vocês são aquele tipo de jogadores que investem dinheiro para comprar VC’s e, consequentemente, comprar bónus, a Mamba Forever Edition compensa MUITO. Pelos VC’s que dá, pelos pontos de habilidade no MyCAREER e por todos os bónus que oferecer no MyTEAM.
Sem dúvida, quem comprar a Mamba Forever Edition começa muito à frente dos outros que comprem o jogo ao mesmo tempo que vocês.
Próxima geração
Coisas boas podemos esperar do NBA 2K21 na próxima geração de consolas. Acima de tudo gráficos e tempo de carregamento como nunca vimos antes. Estou muito ansioso para me poder deleitar com a magnificência visual que será jogar este jogo numa PlayStation 5 ou Xbox Series X.
Conclusões
Em modo geral, o NBA 2K21 está muito semelhante ao anterior, mas tem uma personalidade única com as mudanças na barra de lançamento e um Neighborhood de cara lavada. Poderá ser caso para dizer a velha máxima “Equipa vencedora, não mexe”.
Esta análise foi possível com o apoio da Capital Games!
Redes Sociais