Num ano em que estúdios como a Disney fazem 100 anos, é impressionante a forma como os filmes de animação mais entusiasmantes parecem nascer fora desse berço. Nimona, resgatado pela Netflix depois de ter sido abandonado pela Blue Sky Studios, uma antiga subsidiária da 20th Century Studios, e mais tarde pela The Walt Disney Company, brilha como um dos filmes mais ternurentos, divertidos, e deslumbrantes do género no passado último ano. Uma aventura de fantasia, inspirada na webcomic homónima de ND Stevenson, sob a realização de Nick Bruno e Troy Quane, a partir de um argumento escrito por Robert L. Baird e Lloyd Taylor, destaca-se pela atuação de Chloë Grace Moretz e Riz Ahmed, que lideram as vozes dos nossos protagonistas Nimona e Ballister Blackheart, respetivamente.
A sinopse é simples. Numa altura em que os cavaleiros o assim são por herança, um corajoso aspirante a cavaleiro plebeu vê-se injustamente acusado de um crime, sendo a sua única esperança para comprovar a sua inocência Nimona, uma adolescente metamorfa com um talento para destruição que pode assumir tantas formas variadas quanto as que consegue imaginar. Ele quer limpar o seu nome. Ela quer causar um pouco de caos. A dupla está estabelecida, o contraste é delicioso, o resultado divertidíssimo. Ela é divertida e elétrica: uma anti heroína irreverente.
O mundo de Nimona é espetacular na sua mistura de fantasia medieval e futurista, no qual cavaleiros defendem o reino com espadas de alta tecnologia que também funcionam como armas a laser. O pano de fundo é tão marcante e distinto quanto o estilo de animação do filme. Enquanto os temas – monstros incompreendidos, medo da diferença e do desconhecido, discriminação social – são familiares, há também uma mensagem de tolerância e aceitação subjacente que diferencia o filme, quer seja na homossexualidade do nosso herói, como na aceitação da própria identidade de Nimona, que diz sentir-se mais na sua própria pele ao transitar de corpo em corpo.
Para além de ser uma aventura cativante e envolvente, Nimona é um filme que carrega consigo uma mensagem significativa, em busca de instigar a reflexão do público sobre o mundo contemporâneo e os desafios que nos cercam, de maneira delicada, porém cheia de empatia.
Redes Sociais