O Caso de Alexandre Monteiro
Publicado a 26 Fev, 2024

Já sonhaste em ser um detetive privado? Procuras o desafio de desvendar um mistério, que nem as autoridades conseguiram resolver, apenas com o teu instinto e a tua perspicácia? Então este jogo é o correto para ti!

O Caso de Alexandre Monteiro, desenvolvido por Filipe Moura, da One Crime Story, é um jogo de tabuleiro diferente ao que podes estar habituado. Este jogo coloca os jogadores no papel de investigadores privados na cidade de Vale Seco, onde um homicídio ocorreu. As autoridades não conseguem resolver o caso, tendo passado todas as pistas e informação que têm para as mãos dos jogadores. Como uma típica história de detetives, tens que descobrir a verdade por detrás da morte de Alexandre Monteiro, desvendando o onde, o quando, o como, e o porquê.

O jogo da One Crime Story está destinado a grupos de 1 a 5 jogadores, ainda que mais possam jogar, com idades acima dos 14 anos. Ainda que a embalagem indique que o jogo possa durar entre 3 a 4 horas, na verdade pode durar o tempo que os jogadores quiserem. Não há uma corrida contra o tempo, não há pontuação – por isso, no papel de investigadores, o caso pode prolongar-se. Contudo, existe apenas uma resposta correta.

Se não acertares, não te preocupes: podes voltar a tentar. A verdadeira vitória está em desvendar o mistério – e todos os grandes detetives, por vezes, seguem caminhos sem saída.

O jogo brilha na sua apresentação, com todos os seus adereços e na liberdade que dá aos jogadores de investigarem o caso à sua maneira. Desde pastas de fotografias, ficheiros de suspeitos e pessoas de interesse, registos financeiros e transcrições de interrogatórios, o jogo tem tudo para te fazer sentir um verdadeiro detetive privado. Mas nem tudo existe dentro da embalagem. Como um verdadeiro detetive privado, deves pensar fora de caixa e usar outros meios para desvendar o crime, revelar novas pistas. Para saber mais, tens que investigar tu.

A maior fraqueza do jogo, que surge da sua natureza única, é a falta de rejogabilidade. Assim que resolveres o caso – acabou. O jogo está terminado. Contudo, algo que o próprio criador partilhou, foi como todo um novo estilo de jogo surgiu por causa dessa limitação. Tu podes não conseguir voltar a jogar O Caso de Alexandre Monteiro, mas podes passar o jogo para as mãos de outras pessoas, e ver como elas abordam e resolvem o caso de formas diferentes. Esta é uma faceta apenas possível com um jogo deste tipo.

O jogo requer acesso à internet, primeiramente para interagir com um bot imersivo para ajudar os jogadores caso fiquem presos na sua resolução, mas também para submeter as suas respostas. Ainda que a plataforma para a submissão das respostas não seja a mais intuitiva, permite que os jogadores descubram se a sua resposta é a correta.

No final de contas, O Caso de Alexandre Monteiro é uma excelente experiência para ter entre amigos, ou como team-building em ambiente empresarial.

Interessado? Então desafia-te, e aos teus amigos! Desvenda o mistério que assombra Vale Seco.

O Caso de Alexandre Monteiro
Muito Bom
Criador:
Jogadores: 1-5 Duração: 04H00M (240 min) Idade: 12+
Ano: 2023
Temática:
Distribuição:
Lançamento: 28 de Fevereiro de 2023
8
  • Positivo
  • Adereços imersivos e de boa qualidade
  • Multiplas formas de alcançar a resposta
  • Narrativa bem construida
  • Requer criatividade e pensamento "fora da caixa"
  • Utiliza um bot interativo e imersino
  • Negativo
  • Plataforma online para submissão de resposta pouco intuitiva
  • Instruções pouco claras para o download e utilização do bot
  • Conteúdo online interessante, mas que deixa algo a desejar
Escrito por:
João Araújo
Sou um escritor com uma paixão por storytelling, que adora tudo o que é fantasia e ficção-científica! Adoro TTRPGs e sou GM há mais de 6 anos. Acredito que uma boa história consegue mudar o mundo, e quero ouvir a tua.