No início deste mês chegou um novo jogo da Square Enix às consolas de nova e anterior geração, assim como ao PC e Stadia. Outriders é a nova experiência da companhia no universo dos mundos online, com uma aventura cooperativa que vos levará a explorar um mundo novo com os vossos amigos. Depois de algumas apostas um pouco dúbias pela Square Enix, parece que conseguiu acertar numa fórmula suficientemente interessante para prender os jogadores. O mundo de Outriders tem dado que falar e parece estar para ficar durante algum tempo, conseguindo uma prestação muito boa junto dos fãs. Agora deixem-me falar um pouco da minha experiência com esta aventura. Deixar apenas a nota que explorámos este jogo na Xbox Series X!
Este jogo apresenta-se como um focado na cooperação com dois amigos e tudo nele é feito para isso. Apesar de ser possível nos aventurarmos a solo, a ideia é mesmo juntar três pessoas e divertir-nos neste mundo virtual. Procura elementos de vários jogos online e explora algumas vertentes interessantes desses jogos, não esquecendo uma narrativa suficientemente interessante para um jogo deste género. Não é propriamente a mais profunda ou complexa, mas é uma história de ficção científica boa para passar um bom bocado. Faz lembrar alguns jogos e filmes com seres e ideias de outros mundos. Relembra-me muito rapidamente de filmes como Alien ou Avatar e videojogos como Gears of War, por exemplo.
Uma narrativa direta, simples e capaz de entreter, dando um fio a todo este jogo. Possibilidade de nos aventurarmos sozinhos, mas com muito mais interesse em jogo com amigos. Jogo muito divertido para nos manter ocupados por umas valentes horas. Outriders é uma surpresa boa no meio de todos os mais recentes lançamentos da Square Enix. Uma evolução interessante na exploração de alguns elementos tipicamente de jogos online. Todos esses elementos, desde os mais simples, aos mais complexos, foram bem implementados.
Outro ponto que tenho de referir nesta lado mais positivo do jogo é os elementos RPG que nos são apresentados. Nada de muito diferente daquilo que já conhecemos, criando aqui uma familiaridade positiva para a exploração da nossa personagem. Apesar de tudo, começa com uma personalização bem básica do aspeto do personagem, algo que atualmente não é assim tão habitual em jogos deste tipo.
Outriders tem um problema muito específico e complicado de se compreender. O jogo precisa de estar constantemente ligado aos servidores. Isto é um problema enorme por vários motivos, sendo que um deles é a impossibilidade de jogar, mesmo que sozinho, quando não estamos online. Outro problema é os servidores não estarem adequados para uma experiência nas condições ideais. Estamos a falar de vários problemas ao longo das primeiras semanas. Para nós foi simplesmente impossível jogar no primeiro dia em que recebemos este jogo, por ser antes do lançamento oficial e ainda existirem demasiados problemas com os servidores.
Isto que se tem alongado ao longo do tempo e parece estar complicado de resolver. Não há uma consistência nos servidores e a qualquer momento podemos saltar fora do jogo sem grande aviso prévio. Com um jogo que nos obriga a estar constantemente online, acabamos com a experiência totalmente arruinada de um momento para o outro.
Na Xbox Series X vais ter uma experiência bem próxima daquilo que podemos encontrar no PC. Compreendo perfeitamente que o PC tem as suas vantagens em vários pontos de performance e qualidade de imagem, mas os jogadores de consola podem ficar descansados, porque a nova geração parece estar a aguentar-se muito bem. Apesar deste estilo de jogos precisar sempre de uma base forte nos componentes da máquina, devido à exigência geralmente inerente, não tive quaisquer problemas a roda a minha aventura, com uma experiência fluida e com muita qualidade.
Ambientes muito interessantes e um mundo cheio de bons espaços para se usufruir. Podíamos aqui ter um jogo muito mais complexo e interessante, mas temos o suficiente para nos entreter durante um grande conjunto de horas. Outriders é uma surpresa agradável no meio dos lançamentos mais recentes. Numa altura em que a indústria ainda se está a recompor desta pandemia e que grandes lançamentos parecem estar todos demasiado espaçados, temos aqui um jogo que podem contar para uma boa experiência.
Aproveito ainda para relembrar que este jogo está disponível no Game Pass para os utilizadores da Xbox e que podem adquirir em formato físico ou digital através das lojas. Não podia terminar sem referir também que a People Can Fly, que desenvolveu este jogo já tem um bom historial de shooters na sua biblioteca o que pode ser um bom sinal para muitos jogadores. Falo por exemplo da série Painkiller e da Bulletstorm, tendo ainda trabalhado no porte para Windows do primeiro Gears of War. Conseguimos ver perfeitamente a experiência do estúdio a evoluir para este Outriders. Infelizmente, alguns dos problemas inerentes aos servidores e à sua dependência no online, baixam totalmente a minha avaliação.
Outriders é um jogo interessante que não se destaca especialmente em nenhuma área, mas que tenho a certeza que vai oferecer um grande conjunto de horas de diversão para muitos jogadores, quer no PC, quer nas consolas. Não esquecendo que o crossplay é uma realidade.
Esta análise foi possível com o apoio da Ecoplay!
Redes Sociais