Root – The Marauder Expansion e extras!
Publicado a 08 Dez, 2022

Ainda mais conteúdo!

Hoje trago-vos a análise de mais conteúdo para Root, um jogo que já tive o prazer de trazer aqui para o site. Esta expansão é um pouco como aquelas que trouxe para aqui, no sentido em que adiciona mais duas fações ao jogo base, porém, não trouxe apenas isso e, acreditem, isso muda completamente o jogo, isto é, pelo menos para as pessoas que jogam com grupos mais pequenos. Este jogo é um daqueles que chama imensa gente para a mesa e, infelizmente, não estou inserido num grupo muito grande (normalmente duas a três pessoas). Root beneficia de 4+ jogadores (experientes, de preferência) e é um jogo super competitivo e cheio de regras. Portanto, é a receita perfeita para ficar fora de um primeiro encontro com jogos de tabuleiro. Precisamos mesmo de saber o que estamos a fazer. Enfim, estou a afastar-me do ponto essencial: a Marauder Expansion.

Duas novas fações!

Tal como referi, esta expansão adiciona duas novas fações com mecânicas totalmente distintas das demais: Lord of the Hundreds e a Keepers in Iron. Vamos começar pelos segundos. O objetivo principal dos Keepers é encontrar relíquias perdidas e conseguem fazer isso através de uma seleção cuidada e minuciosa das cartas que o jogador colocar à sua disposição. Um pouco como a fação dos pássaros azuis do jogo base. No entanto, ao contrário do que acontece com essa fação, aqui o jogador pode optar por fazer essas ações (ou não) sem consequências negativas para ele. Em suma, o objetivo dos Eyrie é matar e controlar, estes jogam mais nas sombras e tentam sacar tudo o que conseguem. Com os Keepers, Root tornasse um jogo de Capture the Flag: ir buscar as relíquias e levá-las para casa. Uma fação para um jogador experiente!

O Lord é uma fação de conquista. O lord tem diversos humores que alteram de turno para turno e, dependente desse humor, o jogador pode receber um bónus para esse turno, seja uma habilidade melhorada ou uma variação na forma de jogar (apenas nesse turno) e depois avançamos para a parte principal desta fação: Daylight. Embora esta fase exista em todas as fações, aqui tornasse ainda mais relevante a partir do momento em que, o jogador, irá decidir o que fazer de acordo com a carta que selecionou para o humor do Lord. Seja mover as tropas, seja atacar ou construir, o Lord é que manda. No entanto, o poder do Lord é influenciado por itens, seja pela sua criação, seja pelo roubo depois de uma batalha. Quanto mais itens o Lord tiver, mais ações pode fazer no seu turno.

Estão feitas as introduções às duas fações. No entanto, referi que não foram apenas estas fações que foram introduzidas nesta expansão!

Os Hirelings

Os Hirelings são bots especiais. Cabe aos jogadores decidir se querem jogar com eles ou não. Digo-vos já que, em jogos com menos pessoas, são essenciais pois causam imenso barulho no tabuleiro, o que torna o jogo muito mais desafiante e divertido, mas se decidirem jogar com eles, terão sempre de escolher 3 fações para vos acompanhar. Cada Hireling tem dois lados diferentes, basta virar a carta. Num dos modos, o Hireling é mais intrusivo no jogo, no outro é mais passivo. Durante o jogo, quem atingir, primeiro, 4, 8 e 12 pontos de vitória, ganha o poder de controlar um Hireling. Com esta expansão, são adicionadas 4 fações, representando as fações do jogo base e, tal como as fações originais, cada uma tem o seu poder e as suas vantagens para o jogador que os controlar. Cada uma das fações têm cartas muito bem detalhadas sobre cada um dos seus poderes durante o jogo.

Para juntar a estas quatro fações, a Leder Games desenhou mais algumas que aproveito para deixar aqui nas fotos, percam um bocadinho de tempo e conheçam as outra fações que podem encontrar. Grande parte dos Hirelings são baseados nas fações que já existem e que já tive oportunidade de mostrar noutros artigos, aqui publicados, de conteúdo relacionado com Root!

Veredito

Root é um jogo de guerra que continua a crescer e evoluir. Já tive a oportunidade de experimentar as outras expansões e esta, mais uma vez, demonstra a originalidade da equipa e o seu poder em inovar e trazer ideias frescas para a mesa. É um jogo cheio de conteúdo para descobrir, mesmo dentro de cada fação e isso é notório com estas duas fações novas, principalmente com os Keepers. Os Hirelings são uma importante adição nesta receita, uma vez que melhoram (e muito!) os jogos com dois ou três jogadores, embora, dependendo das fações em jogo, possam criar mais assimetrias. Por isso, cuidado! With great power….

Em jeito de conclusão, gostava apenas de deixar ainda mais claro que gostei das novas fações introduzidas e que irei, daqui em diante, jogar, sempre, com os Hirelings. Este últimos, principalmente para quem não gosta das expansões a solo, são fantásticos. Tabuleiros mais ocupados, mais combate, mais desafios, entre outros.. Chef’s kiss.

Aproveito para deixar ainda a nota de que também experimentei o Landmark Pack. Este pequeno pack adiciona 4 locais diferentes no mapa, cada um com o seu poder especial. Não vem incluído na expansão, mas o que adiciona é relevante o suficiente para fazer esta menção. Vou deixar-vos com as fotos. Bons jogos pessoal! 

Esta análise foi possível com o apoio da Leder Games!
Root – The Marauder Expansion
Incrível
Arte:
Jogadores: 2-6 Duração: 01H00M (60-90 min min) Idade: 10+
Lançamento: 2022
Temática:
Distribuição:
9
  • Positivo
  • Mais duas fações para adicionar ao jogo base;
  • Adiciona os Hirelings, melhorando o jogo para jogos com menos jogadores;
  • A qualidade dos componentes mantém-se fantástica.
  • Negativo
  • A complexidade do jogo.
Escrito por:
Joel Henriques
A crescer com o Pokémon desde os cinco anos, apresento-me como um amante incurável do mundo dos videojogos e jogos de tabuleiro. Tenho como objetivo principal, em cada artigo que publico, escrever de forma a transmitir uma opinião simples, mas completa, para que todo o tipo de jogadores sinta que seja como se estivesse, ele próprio, a jogar. Acima de tudo, divirtam-se!