Root – The Underworld Expansion: Outras criaturas misteriosas juntam-se ao combate!
Publicado a 13 Jan, 2022

Para comemorar a passagem do ano, nada como escrever, um pouco, sobre uma expansão de um jogo que tive o privilégio de conhecer o ano passado: Root. Root é um jogo de guerra entre animais coloridos, sendo que a arte do jogo é extraordinariamente comparável à estratégia do jogo, ou seja, são as duas igualmente boas. Assim, faz todo o sentido continuar a explorar esta saga. The Underworld Expansion é uma expansão para o jogo base, que vem adicionar mais conteúdo novo, nomeadamente dois mapas novos (lagoa e montanha) e duas fações novas (três se contarmos com outra variante do Vagabundo).

Explora os novos mapas

Em primeiro lugar, constatar o óbvio: a arte do jogo continua lindíssima. Ambos os tabuleiros estão muito bem desenhados e estudados para um jogo extremamente tático e estratégico, capaz de pôr à prova até o jogador mais experiente.

O lago, por um lado e tal como o nome indica, consiste num mapa onde a caraterística principal é o enorme lago que existe no meio do tabuleiro, tendo as aldeias espalhadas em seu redor. No início de cada jogo, ao montar o tabuleiro, os jogadores terão de baralhar os locais e colocar as doze designações de animais nas aldeias, de forma a indicar a nação de cada uma. Este mapa tem ainda outra particularidade que é a utilização de um Ferry. Assim, o jogador que quiser mover-se na jangada, pode fazê-lo se este estiver atracado na aldeia de onde este se quer mover. Pode navegar para qualquer aldeia junto à margem do rio.

A montanha, por outro lado, introduz uma nova opção de jogo: os caminhos fechados. Estes caminhos estão inutilizáveis no início de jogo, mas podem ficar disponíveis assim que o jogador que os quiser abrir pague uma carta. Ao fazê-lo, o jogador em questão ganha um ponto de vitória. Ainda, como requisito para a retirada das pedras do caminho, o jogador que entender remover este obstáculo, deve ter um dos seus animais na aldeia onde o caminho fechado se situa. Caso contrário, não pode remover.

Descobre as novas fações

The Underworld Expansion acrecenta duas fações novas: os Underground Duchy e os Corvid Conspiracy.

Os Underground Duchy são pequenas toupeiras que trabalham para dominar e expandir o seu terreno. No início, esta fação é um pouco lenta tendo apenas algumas opções em termos de ações para realizar. No entanto, à medida que o jogo vai progredindo, as toupeiras vão ganhando cada vez mais terreno e mais força, formando uma ótima fação para o late game.

Estas toupeiras utilizam uma mecânica parecida com os Eyrie do jogo base, no sentido em que também elas jogam com cartas de “governantes”. Todavia, ao contrário do que acontece com as cartas dos Eyrie, estas cartas possibilitam o jogador a realizar mais uma ação descrita na carta, podendo ser jogadas até quatro cartas nos níveis mais avançados. Além disso, os Underground Duchy têm um local – o Burrow – que apenas a eles pertence, onde podem recrutar mais militares e/ou ter acesso a outras habilidades como, por exemplo, facilitar a mobilidade entre aldeias.

Depois, temos os fantásticos Corvid Conspiracy. Estes corvos são misteriosos e mentirosos por natureza e gostam imenso de jogar nas sombras, plantando bombas, roubar outros jogadores, entre outros. A principal característica desta fação é a utilização de pequenos tokens parecidos às estruturas de outras fações, chamadas Plot Tokens. Estes tokens são colocados nas várias aldeias pelo mapa podendo resultar em 1 de 4 coisas descritas no tabuleiro dos Corvid Conspiracy: Bomb; Snare; Extortion; Raid.

Durante a fase Birdsong, estes corvos podem utilizar estes tokens, virando o token ao contrário para revelar o seu efeito. Ao fazerem isso, ganham um ponto e o efeito desejado. Se, no entanto, não quiserem ativar o efeito do token, este permanece virado para baixo, dando assim oportunidade a outro jogador para remover esse token, se este assim quiser. Quando um adversário dos Corvid Conspiracy estiver na fase Evening, este pode descartar uma carta da mão que estiver em concordância com a fação da aldeia para tentar adivinhar o tipo de token que está virado para baixo. Se adivinhar, ganha um ponto de vitória e o token é retirado. Se não, o token permanece virado para baixo e é obrigado a dar a carta que descartou ao jogador que controlar estes malditos corvos.

Os Corvid Conspiracy são ainda dotados de outras características importantes como, por exemplo, ignorarem as regras sobre os movimentos das fações.

Veredito

Pessoalmente, gosto imenso de adicionar e completar coleções de jogos – seja de tabuleiro ou de videojogos – que sei que são boas dentro do género que representam. O que quero dizer com isto? Root é um dos principais jogos de combate que existem nos dias de hoje e, claro, cada uma das expansões vai adicionando cada vez mais conteúdo a um jogo, já por si, fantástico. Esta nova expansão, The Underworld Expansion, traz um elemento novo essencial em todas as expansões: mapas novos. Os mapas são qualquer coisa. Novas mecânicas, novos desafios e novos locais para explorar. Já para não falar na arte do tabuleiro que é, simplesmente, extraordinária.

As fações são, também elas, muito interessantes, ajudando a enriquecer, cada vez mais, a experiência de jogo, seja qual for o número de jogadores que estiverem a jogar. Na minha opinião, gosto mais das toupeiras porque, de momento, considerando que ainda estamos na era da Covid-19, não tenho possibilidade de jogar com muita gente, mas pode ser que, com o regresso da normalidade, isso mude!

Root é, de momento, o único jogo de guerra da minha coleção e merece o seu lugar. É fantástico. Recomendo bastante.

Esta análise foi possível com o apoio da Leder Games!
Root – The Underworld Expansion
Incrível
Arte:
Jogadores: 2-6 Duração: 01H00M (60-90 min min)
Lançamento: 2020
Temática: ,
Distribuição:
9.5
  • Positivo
  • Mais duas fações para testar com estilos de jogo completamente diferentes;
  • Mais dois mapas com caracteristicas únicas.
  • Negativo
  • Apenas uma delas dá para jogar com dois jogadores (toupeiras).
Escrito por:
Joel Henriques
A crescer com o Pokémon desde os cinco anos, apresento-me como um amante incurável do mundo dos videojogos e jogos de tabuleiro. Tenho como objetivo principal, em cada artigo que publico, escrever de forma a transmitir uma opinião simples, mas completa, para que todo o tipo de jogadores sinta que seja como se estivesse, ele próprio, a jogar. Acima de tudo, divirtam-se!