Shenmue the Animation – Uma adaptação digna
Publicado a 04 Ago, 2022

A saga clássica da Dreamcast e criada por Yu Suzuki, Shenmue, recebeu recentemente uma versão em anime, numa co-produção entre a Crunchyroll e a Adult Swim. Para quem não se lembra, esta série arrancou em 1999, na nova consola da SEGA, colocando o jogador no centro de uma narrativa profunda, várias mecânicas de RPG bem conhecidas, um mundo aberto para explorar e ainda elementos sociais ao longo da vila, oferecendo vida única ao espaço envolvente. Todos estes conceitos, que hoje praticamente todos os jogos oferecem, eram relativamente novos na altura e por isso, este tornou-se no jogo mais caro da história naquela altura. As suas duas sequelas não são diferentes, principalmente Shenmue 2.

A série de videojogos apresenta-nos uma história algo complexa, mas principalmente longa e ainda sem fim à vista. Yu Suzuki apresentou até hoje 3 videojogos, terminando todos de forma muito aberta e disponível para receber uma sequela. Aliás, na hipotética situação da SEGA se manter na produção de consolas, seria bem possível que esta série tivesse continuado naturalmente durante pelo menos 3 sequelas. Ou seja, teríamos quatro jogos para desfrutar. Com Shenmue 3 a ser lançado mais recentemente e a não terminar a história, poderemos contar que faltará um quarto e último capítulo nesta aventura de Ryo.

Shenmue é principalmente um videojogo com um ritmo lento que leva os jogadores a deambular pela cidade em busca de conteúdos para fazer desenrolar a história. É um épico na sua forma de contar e chega até ser um pouco estranho passar uma história destas para o formato de anime. E a velocidade de um anime deste género até torna o início do primeiro episódio um pouco rápido demais para o que os fãs possam estar habituados. É assim que esta série se diferencia do videojogo, apresentando uma história mais condensada e rápida de digerir. Aliás, os 13 episódios apresenta-nos a história do primeiro e do segundo jogo, ficando apenas a faltar conteúdos que interliguem com o título mais recente da franquia.

A narrativa de Shenmue é provavelmente o mais importante e o anime ter conseguido explorar isso de forma tão interessante como o fez é um dos principais pontos a favor. Conseguiram dar a conhecer o mundo desta franquia de forma bem diferente dos videojogos e muitas vezes parece que ficou a faltar um pouco mais de conexão entre um momento e outro. Mas para o novo formato, julgo ser essencial este meio termo. Temos uma história carregada de detalhes e pormenores sólidos e transformada para o novo formato. Gostei da forma como tudo foi contado e sinto que o anime poderá ser importante para relembrar alguns dos clássicos fãs e quem sabe levar alguns utilizadores novos à franquia de videojogos.

Shenmue The Animation é uma série com um desenho moderno e bonito. Encontramos aqui uma animação que não vamos estranhar e é bem ao estilo do mais famoso na animação japonesa. Desde os personagens até aos cenários, tudo está bem conectado e funciona de forma concisa. Os elementos estão todos presentes e transporta perfeitamente a animação dos videojogos para a série. É um anime moderno em todos os seus aspetos. Desde a animação até às vozes e aos efeitos na imagem. Tudo o que poderíamos esperar de um anime de 2022.

Se há algo que nem sempre parece ter encaixado de forma positiva para mim foi a banda sonora. Em várias ocasiões, sempre que a música entrava em cena parecia não conectar de forma perfeita com a cena em questão. Apesar do bom trabalho no que toca aos efeitos sonoros, pareceu haver algum desleixo na introdução da música. Pessoalmente, esta questão desviou um pouco a minha atenção em certos momentos dos 13 episódios. Lembro-me especialmente de um momento onde a música parecia ter sido simplesmente colocada em cima das imagens sem grande contexto, removendo toda a tensão de algumas situações onde esse deveria ser o principal sentimento.

Os personagens são todos bem construídos e desenvolvidos para a série. Alguns com menos ou mais tempo de antena, mas o foco dado é o necessário para compreender e conectar com a narrativa. Além disso as interações entre personagens vão ficando cada vez mais interessantes à medida que a história se desenrola. Um problema inicial que senti foi haver pouca conexão entre tudo o que acontecia. Os saltos temporais tornavam impossível a conexão com o espectador, mas isso é algo que na segunda metade do anime torna tudo mais natural e bem construído.

Shenmue The Animation é uma série animada muito interessante. Não diria que é obrigatória, mas é uma forma resumida de conhecerem esta incrível história de Ryo Hazuki, que tanto ainda tem para contar em todos os formatos. Com a trilogia disponível nas plataformas mais habituais, aconselho seriamente a quem gostar deste anime, explorar a sua base. Vai ser uma aventura épica. Esta é uma adaptação digna da sua base e é com agrado que recomendo o seu visionamento.

Esta análise foi possível com o apoio da Crunchroll!
Shenmue the Animation
Bom
Criador:
Realizador:
Argumento:
Ano: 2022
Tipo: serie Episódios: 13
Distribuição:
Estúdio:
7.5
  • Positivo
  • Adaptação fiel à base original
  • Animação moderna com traços muito bonitos desde os personagens aos cenários
  • Desenvolvimento e envolvimento no mundo de Shenmue muito bem trabalhado
  • Narrativa dos dois jogos bem condensada para os 13 episódios, contando o essencial e deixando o publico a querer mais
  • Negativo
  • História por vezes rápida de mais para uma maior conexão com o espetador
  • Música mal posicionada em relação aos acontecimentos
Escrito por:
Eduardo Rodrigues
Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.