Star Wars: Episódio IX – A Ascensão de Skywalker
Publicado a 23 Dez, 2019

Após 4 anos a nova trilogia, de uma das mais famosas sagas de ficção científica do cinema, chegou ao fim. Em 2015, J.J. Abrams pega neste gigante universo e transforma-o para os moldes atuais. Introduz personagens novas, apresenta um enredo diferente e leva-nos para uma nova história, mas com muitas ligações aos filmes clássicos. Depois em 2017 a história e realização passa para o cargo de Rian Johnson, conhecido até então pelo filme Looper e que ganhou agora o estatuto de pior realizador no universo Star Wars. Infelizmente, Rian Johnson estava bem longe de entender as personagens introduzidas por Abrams e transformou a sequela do grande regresso de Star Wars numa narrativa confusa, apresentando decisões sem muito nexo e onde se perde a tentar produzir a sua própria versão de um filme desta saga.

Com isto dito, começo por dizer que neste nono episódio podemos fazer uma divisão em duas partes. Até ao momento em que descobrimos tudo sobre Rey é sem qualquer dúvida o Episódio VIII que Abrams teria idealizado, de forma bem resumida. Enquanto o restante filme é realmente o final que se esperaria ver em todo o Episódio IX. Infelizmente, devido aos problemas de guião causados no filme anterior, este novo episódio perde pontos por passar todo o tempo a tentar resolver tudo. Se o fez bem? Sim, julgo que J.J. Abrams conseguiu muito bem dar a volta à situação e criar uma peça que recupera dos estragos e caminha novamente na direção certa, mas ao chegar ao final ficamos com aquela sensação de: e agora para que serviu mesmo o Episódio VIII? E a conclusão é: para rigorosamente nada.

Tenho realmente sensação que se a Disney tivesse mantido o realizador ao longo dos três filmes teríamos aqui uma grande trilogia com ideias e construção de personagens perto do nível da trilogia original, mesmo notando-se alguma reciclagem de ideias. Compreendo inteiramente a frustração de todos os fãs que não conseguem realmente apreciar este terceiro capítulo da nova trilogia. Fica difícil quando Abrams procura durante todo o tempo do filme não só resolver os problemas de enredo, mas mesmo agradar ao máximo os fãs mais acérrimos. Este filme está carregado de momentos que vão fazer qualquer fã se arrepiar. São momentos de fãs para fãs e mais que um final de saga, é mesmo uma homenagem à saga. Por muito bom e até épico que isso seja, acaba por retirar algum do valor a esta trilogia como um só e porque? Episódio VIII!

A grande realidade é essa mesmo e por muito que me esteja a repetir acho que é o maior fator que falha neste nono episódio. Não ter uma base bem construída, porque tivemos um filme no meio cheio de nada, acaba por quase destruir a experiência deste último capítulo. Não deixo, no entanto, de ter gostado deste último filme. Julgo que J.J. Abrams acabou com um trabalho bem ingrato, mas no final conseguiu dar a volta à situação de forma positiva. Pegar num comboio totalmente desgovernado e ainda conseguir de certa forma voltar a colocar as carruagens todas nos carris foi sem dúvida uma luta interessante e acaba por se criar uma bela viagem por este universo fora.

No final das contas ficamos com as ideias no sítio e com um belo final nesta trilogia e principalmente com momentos épicos de nostalgia. Ouvir certas vozes, ver certos personagens de volta. Todo o conjunto é um pequeno pedido de desculpas a todos os fãs e serve perfeitamente para nos deixar felizes com este final. Nós por aqui gostámos do que vimos e esperamos que de alguma forma a Disney tenha aprendido a lição a lidar com os fãs de Star Wars.

Star Wars: Episódio IX – A Ascensão de Skywalker é o final digno desta saga e como muitos outros finais de sagas bem enraizadas na cultura, faz um esforço imenso para agradar a todos o público. Funcionou bem e o filme apresentado continua a ter um nível de produção elevadíssimo, apresentando um nível de efeitos especiais ao nível dos melhores. A realização típica J.J. Abrams vai agradar todos os que adoram o trabalho deste realizador. A história faz o seu trabalho e mesmo com todos os problemas para resolver, consegue seguir um bom caminho do princípio ao fim. Se tiverem a capacidade de esquecer o filme anterior temos a certeza que vão ter uma grande experiência cinematográfica.

Star Wars: Episódio IX - A Ascensão de Skywalker
Capa
Muito Bom
Duração: 02H35M (155 min)
Distribuição:
Lançamento: 19 de Dezembro de 2019
8.5
  • Positivo
  • Completamente feito para os fãs
  • Resolve vários problemas de guião do Episódio VIII
  • Uma verdadeira homenagem à saga
  • Efeitos especiais de grande qualidade
  • Negativo
  • Narrativa claramente afetada pelo Episódio VIII
  • Muito difícil de desfrutar totalmente graças aos problemas criados no filme anterior
Escrito por:
Eduardo Rodrigues
Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.