Nintendo Switch
Triangle Strategy – O regresso ao clássico
Publicado a 17 Mai, 2022

Sei que já venho um bocadinho atrasado com a análise deste jogo, mas acreditem, ele é enorme. Isto é a primeira coisa que tenho a dizer. A segunda é que ainda bem que este jogo foi criado. É impossível não fazer menção ao título anterior desta saga, sendo um dos meus JRPGs de eleição: Octopath Traveller. Este jogo reintroduziu o aspeto antigo a um jogo moderno, sendo certo que as mecânicas que vimos nele representadas não era nada de inovador. No entanto, o jogo foi muito bem recebido, não só pelo seu aspeto como pela sua conjugação entre a dificuldade e a história do jogo. Tenho de confessar que ainda não passei o último boss opcional do jogo e já tenho mais de 70 horas no meu save file.

Mas não é o Octopath que nos traz aqui hoje. Triangle Strategy é, como disse, um jogo muito parecido em termos gráficos, sendo que aparenta um 2D e meio muito bem trabalhado. Mas desta vez, este estilo é incorporado dentro de um ambiente 3D, de forma a criar um melhor ambiente para o estilo de combate que representa. Ao contrário de Octopath, Triangle Strategy não é tanto um JRPG puro, mas sim um tatical RPG. Isto significa que o modo de combate não tem nada a ver com o primeiro título da saga.

Em Triangle Strategy, o jogador irá controlar imensas personagens, cada uma com a sua classe e habilidades distintas, para alcançarem a vitória em conjunto. O combate desenvolvesse em grelha, sendo que a posição das personagens e a forma como as mesmas atacam entre si tem influência no resultado final. Todas as personagens têm alguma coisa em comum que as relaciona, sendo que a história do jogo não irá ser aqui desenvolvida, de forma a evitar spoilers. Tal como Octopath, em Triangle Strategy a história não é nada de inovador, mas tem imensas reviravoltas interessantes que agarram o jogador até ao último momento.

Todo o ambiente criado em torno do tema, combate e personagens está muito bem desenhado e dinamizado, principalmente para quem tem a versão OLED da Nintendo Switch. Claro que, para quem joga apenas no grande ecrã, as imagens e os ambientes são ainda mais impressionantes. A música continua a ser o mesmo clássico que o título anterior. Posso dizer-vos que tive de arranjar a playlist do Octopath para o meu telemóvel e, mais tarde ou mais cedo, vai acontecer o mesmo com esta.

Veredito

Triangle Strategy é um puro jogo de estratégia em tempo real. Este jogo é muito parecido, em termos de combate, com a saga do Fire Emblem, combate em grelha, imensas personagens e imensos locais distintos de onde resultam imensas saídas diferentes para o mesmo combate, pois cada jogador pode ter uma equipa completamente diferente. A única diferença – e talvez a mais significativa – é a dificuldade destes jogos. Fire Emblem é um jogo que, pelo menos nas primeiras horas, é demasiado simples: andar para a frente e conquistar. Em Triangle Strategy é diferente. Desde o primeiro combate até ao último, o jogador tem de pensar seriamente onde vai colocar aquela personagem, se vale a pena utilizar aquele item agora, se vale a pena atacar pelas costas daquele inimigo ou não. Tudo importa neste jogo desde posicionamento ao armamento, às armas… tudo.

A história é interessante, mas como já referi, nada de inovador. Os gráficos são muito bonitos e bem desenhados, principalmente para quem tem a oportunidade de jogar isto numa boa televisão. A música e os ambientes de jogo são, igualmente, incríveis.

Em termos de conteúdo de jogo, acreditem, têm muito para explorar. A vossa equipa vai sempre sofrendo alterações, as classes podem ser alteradas, imensas armas e armaduras diferentes, variedade de cenários e bosses distintos. Incrível em termos de combate. Este estilo de combate não é, porém, para toda a gente, pois nem todos gostam de combate tático. Como referi, este jogo não é andar para a frente e conquistar. É para se jogar devagar.

Embora o Octopath Traveller seja parecido graficamente, em termos de jogabilidade não tem nada a ver, por isso, na hora da compra, vejam se o estilo de combate se assemelha a algo que vocês apreciam.

Esta análise foi possível com o apoio da Nintendo !
Triangle Strategy
Incrível
Distribuição:
Estúdio:
Plataformas:
Lançamento: 4 de Março de 2022
9
  • Positivo
  • Muito bonito graficamente, sendo que a música e os ambientes são igualmente, incríveis;
  • Jogo com um grau de dificuldade desafiante;
  • Imenso conteúdo para explorar e descobrir.
  • Negativo
  • O estilo de combate pode não agradar a toda a gente.
Escrito por:
Joel Henriques
A crescer com o Pokémon desde os cinco anos, apresento-me como um amante incurável do mundo dos videojogos e jogos de tabuleiro. Tenho como objetivo principal, em cada artigo que publico, escrever de forma a transmitir uma opinião simples, mas completa, para que todo o tipo de jogadores sinta que seja como se estivesse, ele próprio, a jogar. Acima de tudo, divirtam-se!