Underworld – O Submundo, de Len Wiseman
Publicado a 06 Out, 2020

Depois de algumas semanas em pausa com esta rubrica, chegou agora a hora de regressar! Como estamos no mês de outubro e em pleno Ciclo dos Horrores, então decidi escolher alguns filmes um pouco mais direcionados para esta temática. Ao longo do mês de outubro, irei explorar alguns filmes que estão por aqui na estante que são uma visão moderna de alguns dos mais clássicos monstros do entretenimento. Como sempre, esta não é uma rubrica onde vamos ver sempre aqueles filmes excelentes, mas sim uma aventura pelos títulos que estão na estante deste geek! Só mais uma nota, pois sempre que iniciei uma saga nesta rubrica fui até ao fim durante as semanas seguintes, mas desta vez vamos passar apenas pelo primeiro filme e mais tarde voltamos às sequelas. Vamos lá!

O filme desta semana é Underworld – O Submundo, que contou com o realizador Len Wiseman que teve aqui a sua primeira grande estreia nas longa-metragens e desde aí já apresentou filmes como Die Hard 4.0 – Viver ou Morrer e também Desafio Total. Além disso, o guião é também da sua autoria, em cooperação com Kevin Grevioux, que é mais famoso pelos seus trabalhos como ator, incluindo uma presença neste mesmo filme que hoje vos escrevo. A Sony Pictures é quem está por trás deste filme através da sua subsidiária Screen Gems, que com a Lakeshore Entertainment apresentam este arranque de uma saga que já nos mostrou vários filmes, livros, videojogos e até um anime. É um filme de 2003 que mantém a sua história ativa até hoje, com Wiseman a querer apresentar ainda mais filmes.

Kate Beckinsale é a principal personagem deste filme e junta-se a Scott SpeedmanMichael SheenShane Brolly e até Bill Nighy, que é um dos principais líderes dos vampiros. Entre estes nomes estão personagens que representam os Vampiros e os Lobisomens, que por aqui se intitulam de Lycans. Estas duas raças vivem entre os humanos, numa luta infinita como qualquer boa história destes monstros e tal como o realizador referiu durante a pré-produção, esta é suposto ser uma história “Romeu e Julieta no mundo de vampiros e lobisomens” e assim o é. Com um ambiente muito semelhante ao que se costuma encontrar em várias graphic novels, este filme demonstra muito bem a nova era de fantasia que no arrancou no início dos anos 2000.

Underworld – O Submundo não foi bem recebido pela crítica na altura, mas criou uma legião de fãs e esses continuam a adorar cada uma das aventuras de Selene. Foi uma jogada arriscada por parte do estúdio que com um orçamento extremamente baixo acabou por conseguir ser um surpreendente sucesso de bilheteira. Contudo, não ficou fora de problemas com a Sony Pictures a terminar em tribunal visto que a história do filme se assemelhava em muito a dois jogos bem famosos Vampire: The Masquerade e Werewolf: The Apocalypse. Apesar deste assunto ter criado alguns problemas durante a produção, acabou-se por chegar a um acordo confidencial, onde possivelmente estão envolvidos alguns milhões de dólares.

Antes de terminar, apenas referir que esta edição nacional do DVD que tenho por aqui não apresenta nenhum extra, sendo uma versão bem simples típica da antiga distribuidora LNK Filmes. Este é mais uma aventura num mês carregado de momentos de Halloween e irei continuar a minha aventura por filmes monstruosos. O que acham vocês de Underworld – O Submundo? Gostaram deste filme?

Até para a semana!

Este artigo pertence ao especial

Underworld - O Submundo
Capa
Realizador:
Duração: 02H01M (121 min)
Distribuição: ,
Lançamento: 15 de Janeiro de 2020
Escrito por:
Eduardo Rodrigues
Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.