PlayStation 5
Valorant Chega às Consolas
Publicado a 15 Jul, 2024

Uma Experiência Obrigatória para os Fãs de FPS

Uma adaptação e porte direto do PC para as consolas de última geração que vale a pena experimentar. Desde 14 de junho, quando recebemos o código da Riot para jogar o Beta fechado de Valorant nas consolas, ficámos completamente encantados com o jogo.

Podemos afirmar que a Riot realmente pensou em tudo, especialmente no modelo de “boas-vindas” para novos jogadores que desejam ingressar, pela primeira vez, no shooter de sucesso mundial. Com um tutorial obrigatório, somos introduzidos às mecânicas naturais do jogo de PC adaptado para as consolas. Houve um trabalho aprofundado na criação de uma pequena história para ensinar os conceitos básicos do jogo, desde mirar, disparar, comprar armas em diferentes rondas, pedir habilidades, usar o curso de tiro para encontrar a melhor sensibilidade de mira, comprar as habilidades específicas de cada agente de Valorant, plantar a spike (bomba), desarmar a spike, aprender alguns conceitos sobre posicionamento no mapa e compreender as bases das diferentes operações – tanto defender quanto atacar nos diferentes mapas do jogo. E, por fim, mas não menos importante, aprender que este é um jogo que deve ser jogado com respeito aos outros, já que o principal objetivo é nos divertir.

Como aspeto a melhorar do tutorial, achamos que seria importante dar algumas noções aos jogadores de calls ou pings de posicionamento de inimigos. Nas consolas, nem sempre todos os jogadores requerem de um microfone ou estão aptos a falar no jogo, de modo a ajudar/cooperar com a equipa. Neste sentido, se fossem somente expostas algumas luzes referentes às calls em pedir à equipa para “recuar”, “avançar” ou “defender a posição” seria um contributo interessante. Importa reforçar que o caminho para a vitória neste jogo é o trabalho em equipa, sendo a comunicação um pilar fundamental.

Uma das introduções efetuadas ao jogo, que consideramos interessantes e pertinentes, foi a introdução da mecânica de “mira focada” que diminui a sensibilidade da mira no comando e efetua um pequeno zoom para permitir ter uma visibilidade melhor do ecrã. A divisão das habilidades dos diferentes agentes, nos diferentes botões do comando, foi planeada de maneria a garantir uma resposta rápida a qualquer situação de jogo. Ao jogar contra outros jogadores, apercebemo-nos disso.

Terminando o tutorial, podemos optar assim por melhorar as nossas skills contra bots no jogo, ou lançarmo-nos diretamente nos diferentes modos de jogo com outros jogadores. Recomendamos, vivamente, a que os novos jogadores experimentem jogar algumas rondas com bots, experimentando, ao longo do decurso dos jogos, diversas personagens. Será também importante compreender o papel que cada agente possuí no jogo, desde os Duelists, os Initiators, os Controllers e os Sentinels. O acesso aos 24 agentes disponíveis no jogo é feito, no beta, com o decurso do mesmo, obrigando-nos a experimentar cada um de maneira a encontrar o nosso favorito ou a role que mais nos favorece.

A Riot reservou ainda alguns benefícios para todos os jogadores que completarem os diferentes modos do tutorial, desde sprays ou banners colecionáveis para guardar para a posteridade. Nada como dar “flex” para outros jogadores com um banner ou título a dizer que experimentamos o jogo no modo Beta. Brincadeiras à parte, agradecemos estes brindes da desenvolvedora, sendo sempre bem-vindos.

Como modos de jogo disponíveis no beta das consolas, temos: unrated, switfplay, team deathmatch e deathmatch modes.

A importância da experiência deste beta para as consolas, segundo afirmações da equipa de desenvolvimento da Riot, é receber o maior feedback dos jogadores de modo a tornar a experiência de Valorant a melhor possível para os jogadores. Deste modo, todas as opiniões serão validadas e a equipa irá refletir sobre as criticas de todos os jogadores de modo a não entregar somente um “porte direto do PC para as consolas”. Frisamos que o Valorant para consolas, não permitirá aos jogadores de consola competir ou jogar contra jogadores de PC, de modo a tornar a experiência de jogo mais justa e adequada para todos.

Ainda é possível pedir códigos para jogar o Beta fechado de Valorant nas consolas, aos interessados. Basta pesquisarem na página oficial da Rio Games, submeter o email pessoal, aguardar o envio da Key e selecionar a consola em que se pretende jogar (Xbox Series S/X ou Playstation 5). É possível partilhar a key que recebemos com outros 5 amigos.

Esta análise foi possível com o apoio da Riot!
Nível de Interesse?
Grande
Distribuição:
Estúdio:
4
  • Positivo
  • Gameplay
  • Controlos
  • Ajudas
  • Tutorial
  • Negativo
  • Comunicação entre jogadores
Escrito por:
Francisco Costa
Um apaixonado pela cultura Geek que adora tecer comentários e criticas às mais novas formas de arte! Sou uma pessoa um pouco reservada, mas sempre pronto para debater, por largas horas (ou em escassos minutos) qualquer assunto!. Tenho como hobbies favoritos o desenho e a fotografia de rua.