Peça a Peça — a construir amor LEGO há 90 anos
Publicado a 08 Jun, 2022

O Grupo LEGO comemora este ano o seu 90º aniversário!

Há noventa anos, um carpinteiro dinamarquês criou uma linha de pequenos brinquedos de madeira na sua oficina de Billund, na Dinamarca. A sua primeira coleção era composta por uns modestos 36 artigos, em que se incluíam carros, aviões e ioiôs, todos concebidos com muito rigor, para que as crianças da região pudessem aprender sobre o mundo.

115x112_B.tif

O que Ole Kirk Kristiansen não tinha como saber, em 1932, era que o Grupo LEGO se tornaria uma das maiores empresas de brinquedos do mundo e todos os anos inspiraria milhões de crianças a brincar.

Vinte e seis anos depois de Ole ter feito o seu primeiro brinquedo de madeira, o filho Godtfred patenteou a peça LEGO que conhecemos hoje, com o sistema de tubos encaixáveis que permite um sem-fim de possibilidades de construção criativas. Desde então, a peça LEGO tem estado ocupada. No princípio, de algumas peças simples de cores primárias, a modesta peça esteve já na base de mais de 18 000 produtos LEGO, recebeu o brilho de Hollywood em O Filme LEGO, ajudou as crianças a aprender sobre robótica e programação com LEGO MINDSTORMS e inspirou horas de aventuras digitais lúdicas com mais de 180 videojogos LEGO.

Ao longo do tempo, a paixão de Ole por brinquedos divertidos e de alta qualidade tem conseguido perdurar como o legado que nos confiou. Na verdade, o nome LEGO vem de duas palavras dinamarquesas, LEg GOdt, que significam «Brincar Bem». E agora, novos estudos LEGO Play Well mostram que a brincadeira não é apenas divertida, mas também parte integrante do desenvolvimento infantil, da felicidade geral e do bem-estar familiar.

Escrito por:
Cristiana Ramos
Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e viagens. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães, mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir).