The Terror T1

A primeira temporada de The Terror foi lançada em março de 2018, pela AMC. A série combina um drama histórico com elementos de suspense e terror.
The Terror é um relato ficcional da expedição da Marinha Real Britânica pelo oceano Ártico em 1845 escrito por Dan Simmons em 2007. A história acompanha a jornada dos navios HMS Erubus e HMS Terror para encontrar e mapear uma passagem por cima da América do Norte. Os navios logo ficam presos após o gelo danificar uma hélice de um dos navios, e quando o capitão Sir John Franklin se recusa a abandonar os navios, estes ficam presos por meses numa espessa camada de gelo. À medida que crescem cada vez mais perigos para a expedição, os capitães e a tripulação precisam de descobrir como sobreviver às constantes ameaças da natureza e não só…
Esta emocionante e tensa série de mistérios lembra dois marcos da mídia: Alien e Lost. Como em Alien, que compartilha um produtor com esta série, Ridley Scott, The Terror transporta-nos para um lugar estranho e desconhecido: uma massa de gelo no Oceano Ártico em 1845, onde não há nada além de uma vasta extensão em todas as direções, inclusive nas profundezas sombrias da água. A cinematografia e a direção de arte são impressionantes, mas a história também consegue encontrar muitas surpresas no cenário supostamente árido, enquanto as tripulações de HMS Terror e HMS Erebes exploram o gelo e o que está por baixo.
Como em Lost, quando os personagens exploram, descobrem continuamente que algo sobre aquele lugar não está certo. Quando um membro da equipe começa a vomitar sangue, não é simplesmente porque tem escorbuto; o cirurgião do navio não consegue descobrir o que está a acontecer. Os homens têm visões de espíritos implorando que fujam. Outros desaparecem inexplicavelmente. E, é claro, à medida que os membros da expedição tentam sobreviver, que também precisam descobrir como trabalhar juntos, apesar de muitas suspeitas, ressentimentos e problemas pessoais entre eles.
A série mergulha o espectador num mundo completamente desconhecido, mas plenamente realizado, repleto de um perigo imenso e incognoscível, e coloca as personagens num duelo à morte contra forças da natureza que eles nem conseguem entender. As temperaturas do Ártico são um inimigo constante e mortal: quem toca nas cordas ou metais sem luvas, a pele é arrancada das palmas das mãos ou perdem os dedos dos pés devido ao congelamento. A vida abaixo do convés é acompanhada pelo interminável rangido e gemido do gelo pressionando contra os cascos de madeira dos navios. O resultado é uma claustrofobia esmagadora, mesmo no meio de um vazio punitivo. Durante os episódios da série, sempre parece que algo está à espreita, esperando ao virar da esquina, sentido mantido um senso de presságio por toda parte.
The Terror é composto de alguns visuais maravilhosamente assustadores que comunicam a vastidão e a frigidez da terra que a tripulação tenta explorar, enquanto luta pela sobrevivência. As enormes paisagens geladas dão lugar a um sentimento de desesperança e futilidade, à medida que o homem parece terrivelmente pequeno em comparação. A escuridão do interior dos navios é contrastada pelo brilho árido do gelo em que estão presos, pois a claustrofobia domina o ambiente.
The Terror faz milagres ao condensar as mais de 700 páginas do romance original numa série de 10 episódios. Através de uma escrita cuidadosa e evitando as armadilhas mais comuns do género – personagens fracamente esboçados, filosofias sobre a fragilidade do comportamento civilizado, nativos exóticos – The Terror oferece o que talvez seja o primeiro bom exemplo de horror de sobrevivência na televisão.A série já conta com uma segunda temporada, lançada em Agosto de 2019, também com 10 episódios.
Este artigo pertence ao especial
Capa
8
The Terror
Muito Bom
Premiere 25 de março de 2018
Temporada 1
Distribuição por
Cristiana Ramos
Escrito por: Cristiana Ramos

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e viagens. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães, mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir). Fã de Friends e Big Bang Theory.