O Halloween está aqui! E se és como eu, esta é a tua altura favorita do ano. Terror, sustos, doces e travessuras, tudo junto numa só celebração anual, e há poucas coisas melhores do que isso.
Para os fãs de videojogos, também esta altura tem um significado muito especial. Esta é época em que todos gostamos de experimentar os novos jogos de terror que estão a sair e voltar a jogar os nossos favoritos de anos anteriores. Assim, para te ajudar a organizar a tua playlist, vou apresentar uma lista de 10 jogos de terror que estarão disponíveis no Halloween para o viveres ao máximo e que estão planeados estarem prontos pós-Halloween, para nunca perderes o espírito da época durante o resto do ano.
Plataformas: Microsoft Windows, Nintendo Switch
Source of Madness é um jogo Roguelike que inicialmente pode não te parecer ser de terror, pois não utiliza os mecanismos que estamos habituados nesse género, mas que garanto não vos vai falhar em assustar.
Aqui jogas na pele de vários membros de um misterioso culto, que parece estar a tentar salvar as pessoas de uma invasão de monstros Lovecraftianos. Vais ter de aprender a utilizar os teus poderes, a observar os inimigos e a forma como estes se escondem no ambiente à tua volta, e descobrir os tesouros escondidos neste mundo mortífero. Tudo isto de forma a conseguires descobrir os segredos da origem destes monstros, de onde vêm e qual é o verdadeiro motivo por detrás do teu culto.
Um jogo que parece ser jogado dentro de um quadro Lovecraftiano vivo, Source of Madness utiliza a sua arte e design como maior alavanca para o terror. Temos designs horroríficos dos inimigos e dos seus comportamentos erráticos e completamentos contra-natura. O facto de estes se camuflarem na perfeição com o mundo à tua volta e te atacarem quanto menos estiveres à espera. Nunca vais deixar de estar tenso/a durante as tuas runs.
Para ler mais sobre o jogo, podes ler o artigo que vai sair no dia 28, aqui no site, mas desde já te garanto que se gostas de RogueLikes, artes únicas e horror, Source of Madness é o jogo perfeito para o teu Halloween.
Plataformas: Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Microsoft Windows, Nintendo Switch
Dying Light 2: Stay Human é a sequela muito desejada pelos fãs da franquia. Depois do primeiro jogo de Dying Light e de um número quase impossível de contar de DLCs, sendo o mais notável Dying Light: The Following. Este jogo estava planeado estar disponível no início de Dezembro de 2021, mas sem surpresa nenhuma, o jogo foi adiado para Fevereiro de 2022.
Mesmo assim, é um jogo que deves considerar para manter a tua vibe hallowinica durante 2022. Mantendo os mesmos mecanismos únicos que tornaram o primeiro jogo tão especial, como a verticalidade do mapa que pode ser explorado com as capacidades de parkour dos personagens principais, os tipos de zombies, as armas e a mítica frase “Good Night and Good Luck”, que te avisa que a noite está a cair e os zombie se vão tornar mais agressivos. A sequela traz em cima disso, um mapa ainda maior e mais interativo e uma história muito mais complexa, onde as tuas decisões vão afetar não só o teu personagem mas também os NPC e o mundo à tua volta.
Se conseguir entregar tudo o que está a prometer, Dying Light 2: Stay Human será claramente um dos jogos desta geração e um marco para qualquer fã de RPG, Horror e Zombies. Um jogo que qualquer fã de videojogos não ficará indiferente e te ajudará a manter o espírito de Halloween por muito tempo. Nem que seja só pela prometida longa duração da história.
Plataformas: Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Microsoft Windows
House of Ashes é a Terceira entrada na franquia de 8 volumes de The Dark Pictures Anthology. Tal como os jogos anteriores, House of Ashes é um Survival Horror interativo, onde as tuas decisões afetam os destinos de todos os personagens.
Este jogo pode ser jogado tanto sozinho (em que vais tomar decisões pro várias personagens do jogo) ou em modo multijogador (onde tu e os teus amigos, cada um irão controlar um personagem diferente e afetar os destinos uns dos outros). No estilo de clássico filme de terror, o objetivo do jogo é tentares ajudar o máximo de personagens a estarem vivos depois dos créditos finais. Mas nada te obriga a jogar assim. Sendo um drama interativo, se preferires deixar aquele personagem que te irrita morrer de forma horrível ou experimentar as melhores formas de torturar os teus amigos, nada te impede e o jogo vai continuar até ao fim, quaisquer que sejam as tuas decisões.
Com o primeiro jogo a acontecer num barco assombrado e o segundo a acontecer numa aldeia, este jogo acontecerá numa caverna misteriosa no Iraque, em 2013, onde os jogadores irão controlar um grupo de 5 soldados que exploram a caverna por sinais de uma fábrica de armas químicas. Com a atriz Ashley Tisdale, a cara e voz mais reconhecível deste grupo de sobreviventes, oferecendo a sua voz e cara à personagem Rachel King, House of Ashes traz muitos dos mecanismos de decisão e Quick-time events que já estamos habituados em versões anteriores. Mas também traz muitos novos mecanismos, como uma câmara que podes rodar 360 graus, uma arma (que não tinhas em jogos anteriores) e inimigos, que na verdade são criaturas reais e palpáveis.
Um franquia que todos os fãs de videojogos já associam ao Halloween e que não podes falhar para continuar a seguir esta antalogia de Sustos, Personagens Marcantes e Mortes Sangrentas.
Plataformas: Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Microsoft Windows
Ainda sem data definida de lançamento, mas com Wired Productions e LKA a confirmarem que será ainda em 2021, Martha is Dead é um thriller psicológico, jogado na primeira pessoa, que trata de monstros e medos bem reais.
Passado em Itália em 1944, durante a segunda guerra mundial, e no meio de um conflito sangrento entre Aliados e os Fascistas Italianos, o corpo morto de uma mulher é encontrado morto num rio, o seu nome Martha. Assim, na pele de Giulia, a irmã gémea de Martha, terás de lidar com o trauma da morte da tua irmã, enquanto também tentas sobreviver a guerra à tua volta e vaguear este mundo caótico, enquanto tentas não perder controlo de ti própria e da noção da realidade.
Martha is Dead promete mexer com todas as noções de realidade e imaginação, tocando em temas como guerra, superstição, saúde mental e terror. É um jogo com uma história muito pesada e com significado.
Por causa dos temas e imagens pesadas e visualmente agressivas, os próprios developers já avisaram que pessoas que estejam a atravessar momentos menos bons ou que tenham alguma patologia emocional com que estejam ainda a aprender a lidar, devem evitar este jogo. Mas, se estiveres num bom estado emocional e quiseres experimentar sentimentos de medo bem reais e que te vão fazer reconsiderar as tuas noções de realidade, Martha is Dead é um jogo que não podes falhar e que certamente não vais esquecer.
Plataformas: Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Microsoft Windows
Lançado a 12 de Outubro de 2021, Back 4 Blood é a sequela espiritual da franquia Left 4 Dead. Neste roguelike de terror jogarás em primeira pessoa, na pele de um grupo de sobreviventes. Podes jogar tanto sozinho como com multijogador online, e a tua equipa tem como objetivo sobreviver a uma invasão de zombies que está a afetar o mundo.
Pode parecer apenas mais um de muitos jogos de zombies no mercado, mas com um mecanismo Roguelike moderno que faz com que qualquer run parece um jogo completamente diferente. Com a Inteligência Artificial dos zombies a adaptar-se e a aprender cada vez que jogas, e com novos zombies a serem postos em diferentes locais dos mapas. Uma história mais imersiva que Left 4 Dead, com novos tipos de zombies, e com personagens com muito mais personalidade e história. Back 4 Blood vai-te fazer sentir como estares a experimentar algo a que já estás habituado mas com uma nova visão.
Um jogo que te tenta levar a jogar em equipa, com alguns personagens, troféus e artigos de personalização das personagens a apenas poderem ser desbloqueadas em modo multijogador. Back 4 Blood vai-te fazer perder neste mundo infestado por zombies e que te vai fazer voltar a apaixonar pelo género de zombie shooter, que muitos de nós já começavam a ficar cansados.
Por isso se estás disposto/a a dar uma nova hipótese ao género, Back 4 Blood certamente não irá desapontar e vai não só, ajudar a entrar no espirito de Halloween mas a mantê-lo durante o resto dos meses chatos do ano, onde arrancar uma cabeça de um zombie com um taco de baseball não é algo comum.
Plataformas: Plataformas: Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Microsoft Windows, Nintendo Switch
Fatal Frame/Proejct Zero: Maiden of the Black Water foi inicialmetne lançado em 2014 para a Wii U, servindo como a quinta entrada da franquia Fatal Frame e foi remastered este ano, estando disponível para o público desde hoje, 27 de outubro, para a nova geração de consolas e Microsoft Windows.
Em Maiden of the Black Water, vais jogar na pele de 3 personagens diferentes, enquanto estas exploram a montanha de Hikami, uma montanha famosa pelos suicídios e acontecimentos espirituais. Yuri Kozukata, que tem a habilidade de trazer pessoas do mundo das sombras; Ren Hojo, um autor e amigo de Yuri que vai para a montanha para fazer investigação para o próprio livro; e Miu Hinasaki, a filha de protagonista dos jogos de Fatal Frame anteriores (também chamada Miu Hinasaki).
Ao explorares a montanha, vais descobrir os seus segredos e ligação com o mundo das sombras.Aa única ferramenta que vais ter para te ajudar é uma câmara, chamada “Camera Obscura”, que é usada em primeira pessoa (ao contrário do resto do jogo que é em terceira pessoa) e que te ajuda a afastar e repelir os espíritos que te tentam atacar.
A história principal de Maiden of the Black Water foca-se em Miu e os seus amigos a explorarem as visões que esta tem da sua mãe na montanha e a tentar perceber a sua ligação à mesma. Neste jogo, todas as tuas decisões, especialmente na forma como usas a Câmara afetam o final, e podes ter 2 finais diferentes.
Um jogo de horror clássico japonês desenvolvido Nintendo, trazido para as novas consolas e PC que te vai deixar tão assustado/a como fascinado/a com os mistérios da montanha Hikami e que não vais conseguir largar mesmo após a época de Halloween.
Plataformas: Microsoft Windows (Única Confirmada)
A terceira entrada da franquia Outlast (ignorando o DLC: Whistleblower) não será um jogo para te ajudar no Halloween deste ano, mas será algo que podes jogar em 2022, ainda sem data específica de estreia tendo sido adiada por causa da pandemia.
The Outlast Trials, ao contrário dos anteriores jogos, passa-se no passado, durante a guerra Fria, e vai poder ser jogado tanto sozinho como em modo de multijogador. Neste jogo, vais viver o horror de várias experiências feitas durante a Guerra Fria, supostamente pela mesma empresa que é responsável pelas experiência em Outlast e Outlast 2, na pele de vários cobaias humanas.
Ainda não sabemos muitos detalhes sobre o jogo, mas pelo que já se viu em teasers e imagens, consigo confirmar que vai ter os mesmos níveis de imersão, terror e sentimentos de exposição ao perigo que as entradas anteriores, enquanto tentamos sobreviver vários testes, ao mesmo tempo que somos perseguidos por uma quantidade indefinida de inimigos que nos querem matar.
Acrescentando a tudo isso e ao novo modo Multijogador, é expectável que The Outlast Trials também esteja disponível em VR, que é algo que fãs, como eu, já pedíamos há muito tempo.
Um jogo onde certamente não vai faltar sustos e que só os jogadores de maior coragem vão escolher enfrentar.
Plataformas: Microsfot Windows, PlayStation 5, Xbox Series X/S
The Callisto Protocol é um jogo de terror psicológico em terceira pessoa, que vai ser lançado em 2022. Desenvolvido por Striking Distance Studios, fundado por Glen Schofield que trabalhou em Dead Space.
Neste jogo, que se passa no mesmo universo que PUBG, mas centenas de anos no futuro, vais controlar um prisioneiro que está a tentar sobreviver uma invasão de aliens horrendos, que estão a tentar consumir toda a vida na prisão intergaláctica.
Ainda pouco se sabe sobre o jogo mas, parece ter os mesmos mecanismos e vibe que Dead Space. Com os developers a não esconderem a influência e paixão que têm pela franquia, promete muitos jump scares , inimigos agressivos e sanguinários, que vão continuar a perseguir-te nos teus pesadelos mesmos depois de desligares o jogo.
Plataformas: Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One
Once Upon a Time in Roswell é um jogo de terror psicológico em primeira pessoa, no qual vais encarnar um investigador que está a tentar desvendar os misteriosos desaparecimentos de famílias inteiras em Roswell, Novo Mexico, especificamente na família Peterson.
Enquanto exploras estes desaparecimentos nos ambientes ricos e sempre em mudança (afetados pelas tuas decisões) que variam desde Roswell até Paris, vais perceber que o mistério é muito mais complexo e obscuro do que pensavas, especialmente quando começas a encontrar seres de outro planeta.
Quer gostes de mistérios que te vão fazer questionar a tua própria existência e propósito ou prefiras jogos de terror mais clássico, onde tens de sobreviver a inimigos assustadores que têm como único objetivo perseguir-te até à morte, Once Upon a Time in Roswell tem tudo o que possas desejar para um bom susto.
É pena ainda não termos data de lançamento. Pode ser um dos últimos jogos a sair exclusivamente para a antiga geração de consolas, mas o plano é que saia no final do ano de 2021 e assim pode muito bem ser uma hipótese para continuares o espírito de Halloween durante a época natalícia.
Plataformas: Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Microsoft Windows
Vampire the Masquerade Bloodlines 2 é um daqueles jogos que está preso num Inferno de desenvolvimento que nos deixa constantemente a questionar se o jogo vai mesmo ser acabado ou não.
Com problemas de desenvolvimento desde o início e uma mudança de estúdio a meio deste ano que quase por completo, ainda não está garantido que o jogo vai mesmo ser finalizado. Mas, como é um jogo que eu espero mesmo que possamos jogar, e como a Paradox Intecrive nos garantiu que está a fazer tudo para conseguir entregar-nos a melhor versão do mesmo possível. decidi pô-lo nesta lista.
Um dos jogos mais esperados pelos fãs de RPG e de terror, a sequela do primeiro Vampire the Masquerade: Bloodline promete ser um dos RPG mais marcantes da década. Com uma história complexa e profunda, com o mundo à tua volta a ser afetado pelas tuas decisões, com vários finais disponíveis e com um sistema de personalização e de habilidades mais completo que nunca.
Mas é claro, tudo isto apenas são promessas que ainda estamos para ver se se vão concretizar ou não. O que é certo é que vamos poder jogar com um vampiro, no meio de uma guerra de clãs em São Francisco e vamos poder explorar uma cidade viva ao estilo de GTAV e Cyberpunk e isso já é suficiente para me deixar com esperança.
Se tudo correr como planeado, Vampire the Masquerade Bloodlines 2 vai estar disponível para jogar em 2022. Talvez sirva de lançamento do Halloween para o próximo ano e ajudar-nos a queimar os últimos cartuchos da celebração durante todo o ano que os fãs de Halloween fazem com vários filmes, séries, livros e jogos de terror até o novo Halloween chegar.
Estes são só alguns exemplos de jogos de Terror que podemos jogar este Halloween e que irão sair muito brevemente. Mas e tu? O que vais jogar no Halloween e que porque que estreias estás mais ansioso/a?
Redes Sociais