A-Train é uma série de videojogos de simulação e estratégia, originalmente desenvolvidos e publicados no Japão pela desenvolvedora de jogos japonesa Artdink. O primeiro jogo da série foi publicado em 1985 e, com A-Train All Aboard! Tourism, já conta com 21 jogos em várias plataformas.
Quando recebi A-Train All Aboard! Tourism para analisar fiquei entusiasmado porque normalmente gosto deste tipo de jogos de simulação e estratégia. Tenho boas memórias a jogar SimCity, Cities: Skylines e até Farming Simulator, por isso assumi que este jogo me iria dar uma experiência semelhante. Mas verdade é que, para mim, jogar A-Train All Aboard! Tourism foi uma experiência algo dolorosa, do início ao fim.
O tutorial do jogo é bastante extenso, cheio de informações e texto, o que o tornou bastante aborrecido e confuso, especialmente porque maior parte eram coisas fáceis de se perceber sozinho. E apesar de um tutorial bastante longo, senti que fiquei sem perceber alguns pontos chave de como jogar, o que me fez andar um pouco perdido logo desde o início num jogo que em si já é bastante complexo (mais complexo que qualquer outro que joguei deste registo). Resumindo de uma maneira simples: a curva de aprendizagem de A-Train All Aboard! Tourism é muito íngreme.
Apesar de o grafismo do jogo ter uma vibe japonesa muito interessante, os gráficos em si de A-Train All Aboard! Tourism são algo terríveis. Não se justifica um jogo de 2021 para a Nintendo Switch ter uns gráficos ao nível de um jogo para a Nintendo DS. Para além dos gráficos, o jogo tem muito ou quase nenhuma integração com a Nintendo Switch (para um exclusivo da consola) e é pouco user friendly.
Apesar da minha experiência ao jogar A-Train All Aboard! Tourism ter sido uma desilusão, compreendo que não é um jogo para todos. Talvez os fãs da série A-Train já estejam habituados a este estilo de jogo mais complexo e que requer um verdadeiro gestor. Por exemplo, a minha namorada, que jogou comigo, ficou agarrada ao jogo porque ficou interessada na gestão minuciosa de todos os processos jogáveis e recursos extensos (como orçamentos e horários). Porque ela é ótima a planear e muito perfeccionista, este jogo serviu-lhe como uma luva e acredito que possa passar muitas horas a jogá-lo.
Esta análise foi possível com o apoio da Nintendo!
Redes Sociais