AO Tennis 2

PlayStation 4

A BigBen Interactive continua a apostar em força nas licenças desportivas. Graças ao regresso do jogos WRC com licença oficial conseguiram finalmente o empurrão certo para conseguir entrar noutras áreas desportivas. Apesar de vários estúdios europeus estarem envolvidos nestas criações, a BigBen acabou por se estabelecer como a grande distribuidora da atualidade no que toca a algumas dos mais famosos desportos motorizados e não só. AO Tennis pretende ser “O jogo” de tennis e com este segundo capítulo chegou a vez do Café Mais Geek dar uma espreitadela.

Quero já deixar claro que sempre fui um grande aficionado por este tipo de jogos que de alguma forma representam o desporto real. Gosto de o praticar, mas muitos deles não tenho grandes competências, acreditem que já tentei vários, mas gosto imenso de assistir ao vivo e na TV, e poder controlar os melhores da área e quem sabe levar o meu jogador ao topo, ainda é mais interessante. Desde a NES que este tipo de jogos me fazem gastar imensas horas. Passei muito tempo da minha infância a jogar os simples títulos Golf, Tennis e Soccer na NES, mais tarde agarrando-me ao Nintendo World Cup que era incrível. Tenho ali guardado um cartucho das icónicas clones, onde se encontram uma dúzia de jogos desportivos. Sempre fui acompanhando a evolução de muitos destes jogos, com FIFA e o International Super Soccer na SNES, mas voltemos ao Tennis. Um dos títulos que joguei muito no meu primeiro computador foi Virtua Tennis e o tal de Roland Garros Tennis 2003. Adorava aquilo e ainda hoje ligo a minha Dreamcast para fazer umas partidas de Virtua Tennis 2.

Depois de me aventurar algumas horas em AO Tennis 2, julgo que tenho algumas palavras a dizer acerca deste jogo. Não foi muito fácil de me ambientar ao estilo de jogo. Bem diferente daquilo que esperava, contando que um estilo arcade estivesse mais presente, mas não, aqui é-nos apresentada uma ideia mais realista e os movimentos dos jogadores refletem isso mesmo, sendo necessária alguma perícia até acertar com um bom jogo. Aconselho desde já a todos a fazerem o pequeno tutorial que está presente no jogo. Não é muito tempo que perdem e vão ter o mínimo possível para saber exatamente como jogar. Os controlos são relativamente diretos e simples, não complicando muito aquilo que não precisa de ser complicado, mas oferecendo a complexidade suficiente para um desafio interessante.

Para mim o que continua a ser mais complicado de acertar é mesmo a direção da bola em relação ao tipo de técnica que utilizo. É necessário que numa pequena fração de segundos tenhamos destreza de fazer as escolhas certas para não enviar a bola para fora vezes e vezes sem conta. Este será um problema apenas para alguns e tenho a certeza que muitos de vocês vão acertar bem mais rápido do que eu, mas tem sido um problema para mim. É neste aspeto que preferia que o jogo tivesse uma ideia um pouco menos realista, não deixando de ser divertido e desafiante na forma como está atualmente.

Neste ponto tenho ainda de referir que a jogabilidade não está totalmente aprimorada, mas está incrivelmente bem trabalhada para um jogo que de orçamentos tão baixos como este. Este está longe de ser um título de altos valores orçamentais, mas ainda assim é apresentado um título desportivo com grande qualidade e muito bem trabalhado. Com um pouco mais de tempo na sua jogabilidade e podemos ter aqui uma referência para o género. Em todos os títulos que a BigBen nos tem apresentado, as melhorias a cada sequência são altamente incríveis e nota-se que há um trabalho cada vez mais aprofundado. AO Tennis não é exceção e este segundo capítulo tem muitas melhorias, mas ainda precisa de aprimorar algumas questões, como em certos momentos que senti não ter o controlo mais correto para com o jogador.

Há algo que tenho de destacar em relação a este jogo e que não esperava nada de encontrar. Vou ser sincero, não me informei muito sobre o que estava ou não presente neste título, por isso acabou por ser tudo uma surpresa, mas há algo que se destacou: o modo de edição. Incrível. As possibilidades são infinitas. Desde uma criação de personagem altamente detalhada, onde podemos personalizar o nosso jogador da forma como mais nos agradar. Temos a criação de logótipos para usarmos na nossa indumentária, desde os calções, t-shirts, bonés e até os sacos que transportamos. O destaque vai mesmo para a criação de arenas. É possível criarmos as nossas próprias arenas e ambiente ao redor da mesma. O que possibilita isto? Bem, aliado a um serviço de comunidade, permite que o jogo fique mais completo que a sua base e tudo gratuito.

O jogo tem um número limitado de jogadoras, mas no meio da comunidade vão encontrar aquele jogador que tanto querem experimentar, porque alguém decidiu fazê-lo, tal como nas arenas. Além disto, ainda o inserem no jogo de forma incrível. No modo carreira vão sendo introduzidas arenas da comunidade à medida que vamos avançando. Isto é um sistema de conexão com a comunidade que muitos jogos bem mais orçamentados deviam ter em conta. Um grande ponto a favor deste jogo.

AO Tennis 2 é uma boa experiência de ténis nas consolas atuais. Com lançamento em todas as atuais consolas, fica aqui uma bela referência aos jogos do género e que nos apresenta alguns pontos muito interessantes. É um trabalho realmente bem conseguido, apesar de alguns problemas na sua jogabilidade. A única coisa que gostaria imenso de ver este título era um modo arcade. No meio de todas as opções que vos vão fazer gastar imensas horas, apenas esse modo tornaria este o perfeito jogo de ténis da atualidade. Não é o jogo perfeito, mas é competente naquilo que faz e o seu grafismo não deixa a desejar. Mostra-se com um aspeto moderno e limpo, apenas tendo alguns problemas no que toca ao público envolvente, que quando olhado em destaque parece ter sido retirado de um videojogo de há 10 anos. Contudo, os principais intervenientes e todos os que estão na zona do campo estão bem detalhados. AO Tennis 2 está oficialmente aprovado pelo Café Mais Geek.

Esta análise foi possível com o apoio da Upload Distribution!
Capa
7
AO Tennis 2
Data de Lançamento 9 de janeiro de 2020
Editado por Distribuido por
  • Jogabilidade próxima do realismo
  • Conteúdo da comunidade muito bem inserido
  • Divertido para os fãs de jogos de tennis
  • Alguns problemas na jogabilidade ainda precisam de alguma aprimoração
  • Por vezes falta-lhe um pouco do estilo arcade para ficar ainda mais divertido
Eduardo Rodrigues
Escrito por: Eduardo Rodrigues

Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.