Bakugan: Champions of Vestroia – Monstros gigantes num RPG para todos

Nintendo Switch

Ontem, dia 29 de setembro, tivemos oportunidade de ver um pouco mais sobre o novo título da gigante franquia Bakugan. Este novo jogo, com o título Bakugan: Champions of Vestroia, chega à Nintendo Switch entre dia 4 e dia 6 de novembro a vários países da Europa. Esta aventura em formato RPG de ação que promete agradar aos fãs e a todos aqueles que pretendem descobrir um pouco mais do universo Bakugan. Ao contrário de outras sagas que conseguiram alcançar todos os recantos do nosso país, esta foi uma que nunca vi ganhar muita força, pelo menos aqui com a malta mais nova da região de Coimbra. Uma das dúvidas é mesmo se o jogo consegue ser cativante o suficiente para quem não tem qualquer conhecimento desta história e de todo o seu lore.

Bakugan: Champions of Vestroia coloca o jogador na pele do principal personagem da sua animação e tal como referido pelos criadores esta será uma história desenvolvida pelo jogador da forma que este achar melhor. Se são fãs do anime original, então será a oportunidade perfeita para serem o protagonista da vossa aventura. Com uma história que se divide em dois plots, onde podemos explorar um mundo carregado de segredos para descobrir, colecionando os melhores Bakugans e batalhando com estes para ser o Campeão de Vestroia. Enquanto isso uma história com vilões e uma trama mais negra tenciona destruir este mundo fictício e cabe ao jogador resolver esta situação.

São 81 Bakugans que poderão colecionar e a ideia poderá ser colecionar todos, mas na vossa equipa de combate apenas podem estar 3. Com a possibilidade de alterar esta equipa a qualquer momento é necessário ter um conjunto de atenções para formar a melhor equipa. São cinco facões de monstros, onde cada uma é mais forte contra outras duas, mas fraca contra as restantes. Não bastando ter esta questão em atenção ainda haverá um conjunto de capacidades, ou skills, que terão de desbloquear ao longo da vossa aventura para se tornarem ainda mais fortes.

A equipa que está a desenvolver este jogo é a WayForward, bem conhecida dos fãs da Nintendo, garantindo uma experiência única nesta aventura e acabando assim como exclusivo da Nintendo Switch. Fica prometido um jogo rápido de se iniciar, sem ser preciso conhecimentos prévios do universo, mas que levarão o jogador a um nível de profundidade bem surpreendente. São imensos itens colecionáveis para se descobrir que em conjunto com as capacidades levam a que possamos personalizar totalmente o nosso personagem e ao mesmo tempo evoluir os nossos Bakugans.

Em batalhas que misturam turnos com tempo real, os nossos monstros batalham-se entre si enquanto surgem vários discos de energia ao redor da batalha, de forma aleatória, que ajudaram a fazer os ataques mais poderosos do vosso Bakugan. O jogador controlará o personagem, enquanto no centro do ecrã os dois monstros gigantes combatem, com efeitos e modelos altamente fieis com a animação. Esta questão deve-se principalmente ao facto dos modelos utilizados neste jogo serem os mesmos da animação Bakugan: Armored Alliance. É assim referido que este jogo é uma extensão do universo Bakugan e a ideia é que esta história pertença a todo o universo tal como as animações, tendo uma produção relativamente partilhada com a animação para televisão.

Estão também confirmadas batalhas online onde poderão competir para ser os melhores. Apesar da ausência de uma leaderboard, o jogo apresenta um sistema de ranks, onde evoluem a partir do número de vitórias que conseguirem ao longo da vossa jornada interativa contra outros jogadores ao redor do globo. Numa das questões que rondam todos os videojogos atualmente, foi também confirmado que não haverá nenhum tipo de micro transações no jogo online ou offline, sendo que necessitam do serviço online da Nintendo para poder experienciar este modo.

Bakugan: Champions of Vestroia chega à Nintendo Switch entre os próximos dias 4 e dia 6 de novembro à Europa, ficando a questão em qual destes três dias chega realmente a Portugal. Em todo o caso, para os fãs da saga, fiquem atentos. Para todos aqueles que não conhecem este universo, esta será uma excelente forma de entrar e começar a aventurar no mundo das batalhas Bakugan. Posso garantir-vos que de alguém que não conhece este universo, estou extremamente curioso para experimentar esta aventura e perceber o porquê da febre dos Bakugans. Antes de fechar este artigo deixar ainda a nota que haverá uma edição limitada com a figura de um dos Bakugans mais famosos desta série.

Capa
Bakugan: Champions of Vestroia
Data de Lançamento 4-6 de novembro de 2020
Editado por Distribuido por
Lançado em
Eduardo Rodrigues
Escrito por: Eduardo Rodrigues

Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.